Traduzir

Rádio Graciosa


19 dezembro 2005

Plano e Orçamento para 2006 causa divergências.

Os vereadores do Partido Socialista, José Manuel Gregório de Ávila e Manuel Avelar Cunha Santos, justificam a não aprovação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2006, por entenderem que os documentos em apreciação são irrealistas e não constituem investimento reprodutivo, com seria expectável.
O esforço financeiro está voltado essencialmente para funções sociais com 76,5%, enquanto para as funções económicas apenas está reservado 15%, sendo o turismo um caso gritante, que embora muito discutido e sempre apresentado como área prioritária, este plano apenas lhe reserva 2,7% do total do investimento.
Estes deputados constatam assim, que o Pavilhão Municipal, apresentado com obra emblemática para 2006, compromete todo o plano de investimento, já que a rubrica de Desporto, Recreio e Lazer absorve só por si 41% do total do plano. Também relativamente a remunerações certas e permanentes verifica-se uma incongruência, já que há aumento de 58% relativamente ao previsto para 2005, enquanto os encargos com a segurança social o valor previsto é de -7,8% relativamente ao ano anterior.
Além disso também fica claro o desaparecimento de alguns investimentos, repetentes nestes documentos, como é o caso da piscina das Courelas e, por outro lado, a dotação insuficiente para a concretização da ampliação da Escola do 1º ciclo de Guadalupe, da requalificação da Casa Etnográfica de Guadalupe e a construção do Campo de Futebol de S. Mateus. Também não se percebe a dotação de verbas para a eliminação de pré-fabricados, quando tem sido afirmado pela Câmara que já estão resolvidos todos
os casos ainda existentes.
7 Milhões 268 mil e 543 euros representa o total do Orçamento para o ano de 2006 para a Graciosa, tal como nos confirmou José Aguiar, quanto ao maior gasto será à volta de 5 milhões para as verbas de investimento, para o desenvolvimento e criação de postos de trabalho.
As escolas serão muito beneficiadas deste orçamento, serão equipados os furos do pontal e reforçado o abastecimento de água na zona norte da Ilha. O projecto Barra de Santa Catarina, a construção do Pavilhão Municipal, a manutenção dos campos de futebol, a construção do campo da Praia, constam neste Plano. O projecto da Zona Industrial da Graciosa a reabilitação das estradas municipais, o projecto da reabilitação da beira Mar da Vitória, o Parque de Campismo, não esquecendo as colectividades e festas tradicionais da Ilha, serão também contemplados neste plano para 2006.
A Câmara pretende reforçar os protocolos com as junta de freguesia, para que se reforce a ajuda e encontrar as respostas para o beneficio da população Graciosense.

Twitter Facebook Favorites More