Traduzir

Rádio Graciosa


29 novembro 2005

Actividade física é essencial à saúde.

O exercício físico é essencial para a promoção da saúde e é fundamental tornar a actividade física aliciante, para que a sua prática seja regular, e não apenas periódica ou sazonal.
A afirmação é do secretário regional dos Assuntos Sociais, Domingos Cunha, que salientou que, nos dias de hoje, “os acidentes e as suas consequências são uma, senão a principal, causa de limitação, incapacidade ou morte nas crianças e jovens, gerando um grande número de situações de deficiência e perda de funcionalidade, com todos os impactos psicossociais e custos económicos a eles associados”.
O mesmo se aplica aos adultos em idade activa, camada etária onde os acidentes de viação e laborais “acarretam consequências e elevados custos às vítimas, famílias e à própria sociedade”, tal como nos idosos, em que os acidentes e outros tipos de patologias, “em regra, associadas à idade avançada, são uma causa importante de incapacidade, dependência e mesmo mortalidade”. Segundo fez questão de frisar, “os utentes/doentes são sempre a nossa única preocupação” e é “por eles e para eles que existe o Serviço Regional de Saúde”. Nesta perspectiva, “um sistema de saúde mais eficiente exige unidades de saúde públicas e privadas a competir entre si”.

Twitter Facebook Favorites More