Traduzir

Rádio Graciosa


11 julho 2024

Conselho de Ilha elege saúde, transportes, educação, estradas, agricultura e pescas como áreas prioritárias de investimento para a Graciosa

O Conselho de Ilha da Graciosa reuniu ao final da tarde de Quarta-feira, nos Paços de Concelho.

Na ordem de trabalhos, do encontro extraordinário, destacou-se a preparação do memorando para a próxima visita estatutária do Governo Regional à Graciosa.

Numa reunião de cerca de 3 horas, os conselheiros debateram várias necessidades da ilha e elegeram as prioridades de investimento.

Assim, pedem atenção à habitação social, mostram preocupação com o estado de degradação do hotel e do sucesso da sua alienação, processo do qual querem saber o ponto de situação.

Na educação, é prioritária a fixação de professores, obras de manutenção na escola secundária cuja remodelação ocorreu há 20 anos, mais operacionais e técnicos superiores, bem como criação de mais estacionamento.

Na saúde, volta a ser pedido um reforço do quadro médico, manter as deslocações de especialistas e a contratação de técnicos e operacionais.

Na agricultura, as principais preocupações são água, caminhos agrícolas, transportes e exportação, perímetros agrários e pragas.

Nas pescas, necessidade urgente de obras nos pontões, novas gruas, melhorar exportação de pescado, novo entreposto frigorífico, casa de manutenções e apoios à frota são as principais carências.

No ordenamento, volta a ser pedida a conclusão da obra na falésia da Ventosa e proteção das zonas de Degredo, Santa Catarina e também agora no Carapacho em frente à Igreja, zona onde ocorreu uma derrocada recentemente.

Limpeza de grotas e soluções para os problemas de escoamento de águas, ponto situação da Marina da Barra e qual será o seu modelo de exploração e manutenção são outras questões colocadas ao governo.

A reabilitação das estradas regionais Santa Cruz/São Mateus e Guadalupe/Santa Cruz, funcionamento das Termas do Carapacho, requalificação do Parque de Campismo do Carapacho e proteção das piscinas de mar, voltam a transitar de memorandos anteriores.

A recuperação da cobertura do Picadeiro, uma nova campanha de entrega de termoacumuladores, melhorar horários da Sata, com alternativas ao fim dos encaminhamentos, situação do projeto da nova Gare Marítima e o reforço da linha Branca da Atlanticoline, com ligação a Angra, são outras reivindicações.

O Conselho de Ilha da Graciosa pede ainda um toque semanal dos barcos de contentores, novos equipamentos para o Porto Comercial, estímulo à formação profissional nas áreas de hotelaria, restauração e construção civil, manutenção de trilhos pedestres e melhor sinalização, bem como a ampliação e iluminação da pista do aeroporto e criação de um estacionamento definitivo.

Ricardo Areia, Presidente do Conselho de Ilha, espera que o Governo analise os mais de 60 pontos que compõe o memorando e que dê “respostas efetivas”.

Alguns pontos transitam de memorandos anteriores, enquanto há assuntos cuja resolução já teve inicio, mas há dúvidas sobre esses processos que os conselheiros esperam ver esclarecidas.

A visita estatutária do Governo Regional à Graciosa está prevista decorrer de 22 a 24 de Julho.

Twitter Facebook Favorites More