O governante destacou ainda experimentação em leguminosas, a certificação da meloa e investimento na viticultura em 2024.
O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural revelou que a proposta do Plano de Investimentos para 2024 do Governo Regional, prevê um aumento de 13% no investimento em caminhos rurais, agrícolas e florestais nas nove ilhas da Região.
Relembrou que, até 2027, serão efetuados investimentos de 20 milhões de euros na recuperação de caminhos agrícolas por toda a Região, tal como foi anunciado no final de agosto pelo Presidente do Governo, após uma reunião com a Federação Agrícola dos Açores.
António
Ventura disse que o objetivo global para a agricultura, é que a
região possa ser cada vez mais autossuficiente em termos alimentares.
João Mendonça, Presidente da Associação de Agricultores da Ilha Graciosa, afirma que os agricultores graciosenses esperam que se faça mais na ilha.
Dão nota muito positiva ao fim dos rateios, mas alertam que outras áreas ficaram para trás como é o caso das infraestruturas agrícolas, em que “quase nada foi feito”.
Quanto à classificação da Meloa da Graciosa como IGP, a Associação de Agricultores alerta que é importante neste processo o apoio técnico à Adega e Cooperativa Agrícola.
Quanto à vinha, o VITIS está desadequado à realidade da Graciosa, o que leva a associação de agricultores a pedir um programa regional, que potencie a limpeza das vinhas e o aumento da área de produção na Graciosa.
O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural esteve na Graciosa para a dar a conhecer as ações e investimentos previstos no Plano e Orçamento para 2024.