A obra da responsabilidade do Governo Regional dos Açores é financiada pelo PRR ( Plano de Recuperação e Resiliência) e terá um prazo de execução previsto de 333 dias.
A empreitada foi adjudicada à empresa Tecnovia Açores, com um valor previsto de perto de 2 milhões de euros.
A circular vai unir as estradas regionais nºs 3 a 4 e pretende, segundo a governante, diminuir os constrangimentos de trânsito no centro urbano da vila e contribuindo para a melhoria da segurança e qualidade de vida dos seus habitantes. facilitar o trânsito na vila de Santa Cruz.
A variante a Santa Cruz visa ainda melhorar o acesso ao Centro de Saúde da Ilha Graciosa, contemplando ainda uma ampliação do seu parque de estacionamento.
Com cerca de 650 metros de extensão e incluindo uma interseção giratória na ligação à ER 4-2ª, esta obra integra trabalhos de terraplenagens, drenagens, pavimentação, onde se incluem passeios e ciclovia, muros de vedação, sinalização rodoviária, iluminação pública e integração paisagística.
Berta Cabral garantiu que em 2024 vão continuar vão prosseguir os investimentos do Governo Regional na Graciosa, com inúmeras obras na ilha. Destacando que o objetivo é sempre servir melhor as populações.
Berta Cabral recordou outras obras estruturantes para a ilha Graciosa, como a ampliação da aerogare do aeroporto de Santa Cruz, que está em curso e decorre “a velocidade de cruzeiro”, e o lançamento do concurso em 2024 para a empreitada da gare marítima do porto da Praia.