Entre 10 de outubro e 17 de novembro, prossegue na sala de exposições temporárias do Museu, “Por Entre Calçadas dos Açores”, é uma exposição pensada para o público estudantil valoriza, por um lado, as belas formas geométricas representadas em todas as calçadas dos Açores, e incentiva, por outro lado, ao estudo da matemática aplicada, nomeadamente das simetrias. A visita à exposição é complementada por um conjunto de atividades paralelas desenvolvidas na Oficina do Serviço Educativo.
A 12 de Novembro às 16 horas, o átrio do Museu da Graciosa volta a receber “Chá com História”. O tema da segunda sessão é Dr. Cunha de Oliveira – “Uma vida repartida entre a Fé e a Razão” com orador convidado: Dr. Manuel Jorge Lobão.
A partir de alguns objetos e documentos pessoais recentemente doados ao Museu da Graciosa por familiares de Artur Cunha de Oliveira, será evocado o seu rico e multifacetado percurso de vida.
O evento terá a participação de alunos do Ensino Artístico da EBS Graciosa.
De Novembro de 2023 a Junho de 2024 decorrerá a exposição temporária “Vem Ver Como Era”, uma nova atividade do serviço educativo.
Trata-se da recriação do ambiente de uma sala de estar burguesa de meados do século XIX através de peças decorativas do acervo do Museu da Graciosa e de trajes de época.
A exposição contempla dois ambientes distintos, à semelhança do que acontecia nas casas abastadas de oitocentos – um ambiente reservado aos senhores e um ambiente reservado às senhoras, com elementos alusivos a essa demarcação.
A exposição serve o propósito pedagógico de contextualizar historicamente algumas obras literárias de leitura obrigatória na disciplina de Português, nomeadamente Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett e Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco. As peças que integram a exposição serão substituídas consoante o período literário das obras a abordar ao longo do ano letivo.
Outra nova atividade do serviço educativo é o “Museólogo por Um Dia”, que pretende envolver cada vez mais a comunidade local nas atividades quotidianas do Museu da Graciosa, esta atividade tem como destinatários todos os alunos dos vários CATL´s da ilha Graciosa, os utentes dos Centros de Dia das Santas Casas da Misericórdia de Santa Cruz e Praia, os alunos do CAO e os alunos da Universidade Sénior “Ser Feliz sem Idade”. Todos terão oportunidade de observar e participar no processo de conservação e manutenção das peças do acervo do Museu da Graciosa, com o intuito de sensibilizar todos os participantes para a necessidade de conservar as marcas identitárias graciosenses.
Um Concerto Comentado a 19 de Novembro para celebrar o dia de Santa Cecília faz parte também da agenda cultural de Novembro.