O Executivo da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu, esta Quinta-feira, nos Paços de Concelho.
No período antes da ordem do dia, o vereador do PS, José Avila, perguntou sobre a situação da sobre de estrada no Caminho do Jardim, tendo o Presidente da Câmara informado que decorrer a preparação do caderno de encargos, para posterior consulta prévia.
O vereador João Natal perguntou a razão da exploração das touradas de corda serem sempre concessionadas às mesmas instituições, uma vez que se trata das festas do concelho. O Presidente António Reis disse que tradicionalmente as comissões de festa atribuem às instituições da freguesia, que serve de sede ao concelho.
O mesmo vereador deu os parabéns pela iluminação que está a ser montada no centro da vila e perguntou se todos os vendedores com licença sazonal no recinto das festas são obrigados a comercializar a mesma marca de cerveja. António Reis agradeceu os elogios à decoração e explicou que o uso de bebidas é restringido ao patrocinador oficial das festas. A mesma regra aplica-se aos vendedores ambulantes.
João Natal voltou a reforçar a boa iniciativa de 2022 em juntar do Largo Francisco Paula as barracas de comes e bebes, perguntando se a procissão passará este ano por aquela rua, como é tradição bianual, tendo o presidente da Câmara confirmado a situação e que o troço será higienizado no Domingo para a grande procissão.
Ainda no período antes da ordem do dia, o Vereador João Natal sugeriu que se criasse mais 2 ou 3 lugares de estacionamento na Rua Victor Cordon, tendo o Presidente da Câmara garantido que o pedido será transmitido á Comissão de Transito.
Já José Ávila pediu informação sobre o Campo Sintético de Santa Cruz, tendo António Reis informado que o processo está em andamento, aguardando a execução da declaração de usufruto já aprovada em reunião de câmara.
O mesmo vereador solicitou o resumo de execução do PO 2020, alertou para falta de algumas atas no site do Município e quis saber sobre os subsídios de penosidade e insalubridade dos funcionários municipais, tendo recebido informação que devido a troca de afetação de serviços de alguns trabalhadores está a ser reformulado e seguirá para aprovação dos sindicatos.
José Ávila quis ainda saber e as Poça das Salemas e dos Cavalos são sujeitas a análises de água, tendo o Presidente da Câmara referido que se não estão a ser realizadas análises, estas poderão vir a ser solicitadas.
A vereadora Lara Sousa sugeriu que se retirasse, para manutenção, as bicicletas elétricas durante o decorrer das festas, o que foi aceite por unanimidade.
O Vice-presidente do Município informou que a faixa de estrada que aguarda intervenção na Rua de Nossa Senhora da Ajuda, não ficará resolvida conforme inicialmente previsto, mantendo contacto próximo com a equipa técnica para que a situação fique resolvida o mais rapidamente possível.
Informou também que decorreu reunião com o chefe da PSP, no sentido de ser desviado desse troço todo o trânsito pesado, tendo mostrado disponibilidade para resolver a situação no decorrer da Feira Taurina. Sobre este assunto, o vereador João Natal alertou para a necessidade de reforçar a sinalética na zona afetada, por razões de segurança.


sexta-feira, agosto 04, 2023
Rádio Graciosa
