O Dia Mundial do Vigilante da Natureza, foi marcado com a realização de um Encontro Regional de Vigilantes da Natureza, na Ilha de Santa Maria.
No início dos trabalhos, Alonso Miguel realçou que “os Vigilantes da Natureza dos Açores desempenham um papel fundamental na monitorização e preservação do nosso património natural e são a primeira linha de defesa da qualidade ambiental das nossas ilhas, que é um dos principais ativos da Região”, salientando, ainda, “a importância da sua atuação na vertente de educação e sensibilização ambiental da comunidade, que é um aspeto absolutamente fundamental para uma mudança de atitude e para a adoção de hábitos e comportamentos ambientalmente sustentáveis”.
O governante assumiu que, por estas razões, “o Governo Regional tem-se empenhado na melhoria das condições de trabalho destes profissionais, por exemplo, com a aquisição de equipamentos e viaturas, mas, sobretudo, com o reforço do próprio corpo de vigilantes da natureza na Região, com o objetivo de aumentar a sua capacidade de atuação”.
Nesta altura decorrem os procedimentos para a contratação de mais 12 efetivos para reforço do Corpo de Vigilantes da Natureza.
O Encontro Regional decorreu durante 3 dias, contemplando diversas iniciativas, tais como demonstrações de voos de drone, recentemente adquiridos para cada um dos 9 Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas de Ilha, num investimento de cerca de 62 mil euros.
Estes equipamentos pretendem garantir um aumento da eficiência na realização de ações de fiscalização e vigilância, principalmente em locais de difícil acesso, possibilitando ainda, com tecnologia de precisão, a recolha de imagens e vídeos de alta qualidade, capazes de gerar modelos tridimensionais e ortomosaicos, permitindo, desta forma, acompanhar as alterações que possam ocorrer no nosso território natural.
Decorreu ainda uma formação de primeiros socorros em aves selvagens, com componente teórica e prática, “munindo assim os nossos Vigilantes da Natureza de conhecimento para atuar, numa primeira abordagem, em situações de contacto com animais feridos”.
Neste Encontro Regional, que se realizou entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, pela primeira vez na Ilha de Santa Maria, participaram 38 Vigilantes da Natureza, de todas as ilhas, bem como os Diretores dos Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas e dos Parques Naturais de Ilha.


quinta-feira, agosto 03, 2023
Rádio Graciosa
