A Grater – Associação de Desenvolvimento Regional promoveu a sessão de trabalho “Construção participada da Estratégia de Desenvolvimento Local”.
O encontro que decorreu ao final da tarde de Quarta-feira, na Biblioteca Municipal serviu de debate das linhas de intervenção da Estratégia da GRATER no âmbito do PEPAC Açores.
Fátima Amorim, Vice Presidente da GRATER, disse que estão a preparar a nova estratégia LEADER, ou seja o próximo quadro comunitário está em preparação por isso, decorrem sessões de auscultação para saber as áreas onde há necessidade de investimento para o desenvolvimento das comunidades.
Atores locais são chamados a pronunciar-se sobre os eixos a implementar no novo período de programação comunitária, em que o orçamento para a Grater diminuiu dos 4 milhões para os 2 milhões e 600 mil euros.
A Graciosa aumentou número de projetos no último quadro comunitário e a GRATER pretende que continue a existir esse aumento.
Fátima Amorim garante que a GRATER pretende continuar com a proximidade com a Graciosa, tendo para isso vindo praticamente todos os meses à nossa ilha, para prosseguir com esse trabalho.
As primeiras áreas de ideias são:
Prémio instalação empresas rurais
Criação e modernização de micro pequenas e médias empresas
Infraestruturas e serviços de base
Respostas sociais para a inclusão social
Recuperação e valorização de património
Transição para economia mais verde


quinta-feira, julho 20, 2023
Rádio Graciosa

