Posteriormente foi feita uma visita ao Miradouro do Quitadouro, bem como uma monitorização costeira em viagem de barco com Vigilantes da Natureza.
A manhã terminou com a visita ao geossítio - Pontas do Carapacho e da Restinga e Ilhéu de Baixo - seguindo-se de um piquenique na "Furna da Maria Encantada", com vista para o geossítio Caldeira e Furna do Enxofre.
Os 2 avaliadores da UNESCO, Goran Radonic - do Papuk Geoparque Mundial da UNESCO, na Croácia - e Egídio Calabrese - do Pollino Geoparque Mundial da UNESCO, em Itália, estiveram nos Açores até 23 de julho para avaliar o trabalho desenvolvido pelo Geoparque Açores nos últimos dois anos, bem como o nível de excelência do seu território.
A
missão de avaliação percorreu as ilhas de São Miguel, Graciosa e
Terceira para conhecer o património natural e cultural dos Açores,
com particular destaque para o património geológico, bem como as
distintas realidades entre ilhas e suas comunidades.
O resultado da avaliação, agora realizada, será conhecido no início da primavera do próximo ano .
O território do Geoparque Açores corresponde às nove ilhas e área marinha envolvente, materializando-se em cerca de 13 000 Km2 de área – 9 ILHAS – 1 GEOPARQUE. Assenta numa rede de 121 geossítios terrestres e marinhos, dos quais 6 são de relevância internacional, que atestam a riqueza do nosso território, asseguram a representatividade das riquezas geológicas da região e têm associadas estratégias de desenvolvimento e conservação adequadas a cada um.
Fonte: Geoparque Açores


segunda-feira, julho 24, 2023
Rádio Graciosa



