A terceira edição do Açores Bio “Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores” continua a promover ações de valorização da produção biológica.
Na Graciosa, o Serviço de Desenvolvimento Agrário, com a colaboração da Associação de Agricultores da Graciosa e da Trybio– Associação de Produtores e consumidores de Agricultura Biológica, promoveu um “Dia Aberto”, com visita ao campo de ensaio do Serviço de Desenvolvimento Agrário, para apresentação de variedade de luzerna instaladas em Modo de Produção Biológico.
Decorreu ainda uma sessão de aconselhamento técnico com Avelino Ormonde na preparação, demonstração e aplicação de chá de composto biológico em luzerna, pastagem biodiversa e hortícolas.
Avelino Ormonde explicou em entrevista à Rádio Graciosa, que o chá de composto é uma forma simples e barata de se produzir.Deixou
ainda um alerta ao povo da Graciosa, que como Reserva da Biosfera
aproveite muito mais os resíduos vegetais, como por exemplo o sargaço
que o mar deixa na nossa costa, para que através de uma parceria se
pudesse criar um composto, que ficasse disponível para todos os
produtores e agricultores.
Avelino Ormonde garante que é possível produzir sem uso de fertilizantes, o processo demora tempo, mas é uma grande mais valia para todos.
O Açores Bio é uma organização da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, através dos Serviços de Desenvolvimento Agrário e com a colaboração de parceiros locais e/ou regionais em cada uma das ilhas que visa dar continuidade às iniciativas de sensibilização, divulgação e capacitação para o modo de produção biológico, que vêm sendo promovidas desde a primeira edição, com a apresentação e promoção dos produtores e produtos biológicos dos Açores.
O Fórum irá percorrer novamente todo o arquipélago.


quinta-feira, julho 27, 2023
Rádio Graciosa

