Traduzir

Rádio Graciosa


03 maio 2022

Deputados municipais mostram preocupação com obras, canadas habitadas, edifícios escolares, investimentos municipais e dão sugestões ao Executivo Camarário

Na reunião da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, de 28 de Abril, os deputados municipais aproveitaram o habitual período antes da ordem dia, para fazer perguntas ao executivo camarário e alertar para algumas situações que necessitam atenção.

Daniel Silva, da coligação Somos Todos Graciosa, deixou repto para melhoramento do parque da feteira e perguntou sobre o ponto de carregamento e utilização de bicicletas eléctricas. O Presidente da Câmara explicou que o Parque da Ferreira estava em abandono, o que exigiu mais trabalho, mas necessário para retomar a celebrações do 25 de Abril. Confirmou que o Parque vai ser delimitado e mais área será limpa. O processo das bicicletas está parado, devido a obra no estacionamento em frente à câmara municipal. O ponto de carregamento vai ficar numa ponta do parque, onde não ocorre estacionamento de viaturas.

 

Paulo Cunha, do PS, pediu um ponto de situação sobre o campo de treinos de Santa Cruz, bandeiras azuis, protocolos com juntas de freguesia e quis saber se o executivo já achou vantagem de ter terminado com reuniões camarárias rotativas. O deputado Municipal alertou para canadas com necessidade de intervenção no piso, nomeadamente na Barra.

Na resposta, o Presidente da Câmara Municipal informou que a obra no campo de Guadalupe arranca este mês e quanto ao novo campo de Santa Cruz, o projeto que estava elaborado não é para fazer, pois a obra vai ter que ser diferente do que estava previsto. O autarca deixou a garantia que “será a construção de um sintético”.

Sobre a Bandeira Azul, disse que tudo está agora dependente da contratação de nadadores salvadores, com o município preparado para contratar 7 profissionais.

O aumento dos protocolos já confirmado levará à reformulação de protocolos e quanto às reuniões camarárias nas juntas, António Reis explicou que estas não tiveram a utilidade que foi desejada na altura e deixou novamente o compromisso de voltar à rotatividade, caso a população assim o deseje.

O autarca deu ainda resposta positiva quanto ao pedido de apoio para a regularização do piso de canadas da Barra.

 

Ricardo Ramalho do PS recordou que pediu cópias de projetos das obras que decorrem no município e que ainda não recebeu da mesa da Assembleia. O deputado municipal perguntou o que vai ser feito com a verba para o campo sintético, sobre a instalação do Conselho Municipal de Juventude, para quando o início da obras de aguas Almas-Tanque, que projetos vão ser apresentados a fundos comunitários e se há interesse para  instalação no parque empresarial. O deputado socialista elogiou a poda de salgueiros na Pesqueira e perguntou sobre o projeto já existente para embelezamento do parque da Pesqueira e sobre possibilidade de plantio de árvores, que foram retiradas na praça.

O Presidente da Câmara informou que após tomada de posse, deram conta de raízes deixadas pelas árvores cortadas e no âmbito na intervenção na calçada optaram por deixar caixas de  betão, para precaver o plantio de árvores.

Na Pesqueira, o projeto de embelezamento é bem visto pelo executivo e poderá ser executado em próximos orçamentos.

O autarca informou que tem havido procura para investimento no parque industrial e que estão a preparar alterações ao seu regulamento.

Quanto à obra da rede de águas Tanque – Almas, o processo está nos últimos trâmites com o Tribunal de Contas, para que obra possa se iniciar.

António Reis garantiu que o Conselho de Juventude não está esquecido e sobre o empréstimo para o sintético, há 100 mil euros separados, mais o empréstimo deve 850 mil euros feito à banca.

 

Lizete Albuquerque, da bancada PS, elogiou a organização do município na receção ao turismo de cruzeiros, com boa ideia na mostra dos produtos e artesãos da Graciosa. Pediu arranjo da estrada que dá acesso ao Tanque das Fontes e perguntou sobre os avanços para a Rota da Água.

O presidente da Câmara informou que, em parceria com delegação de ilha da Secretaria, Regional do Empreendedorismo e Competitividade, tem sido feita a receção aos turistas de cruzeiros e que os produtores locais, artesãos e empresas têm estado presentes com os seus produtos.

Quanto à zona das Fontes, das 7 nascentes e do reservatório, António Reis informou que essa água pode ainda vir a ser aproveitada e a Direção Regional dos Turismo está a analisar a Rota da Água, com avaliação a cargo de técnicos e a Graciosa passará a contar com mais 2 trilhos com este tema.

 

George Ortins, da bancada PS, elogiou aumento do apoio às juntas de freguesia, pediu ideias para apoio aos jovens casais em conseguir moradia e perguntou sobre decisões sobre o aldeamento do Carapacho.

O Presidente da Câmara explicou que tem um plano para a estratégia local de habitação que está para aprovação e que inclui um eixo para ajudar a fixação de pessoas na Graciosa.

O aldeamento do Carapacho será alvo de um projeto que envolva as infraestruturas próximas, para criar zona de excelência no Carapacho, isto num projeto feito em parceria com o governo regional.

George Ortins ainda voltou a pedir a palavra para pedir apoio para que o estacionamento no centro da freguesia seja revisto, tendo o Presidente da Câmara dito que vai fazer visita à freguesia.

Sobre apoios à Filarmónica da Luz, há 2 pedidos feitos e a câmara vai dar o apoio possível.

Quanto à contratação de nadadores salvadores, os primeiros serão para a piscina municipal e a seguir as zonas de bandeira azul, tendo a câmara deixado a intenção de distribuir nadadores pelas outras zonas balneares.

 

Cláudia Medina, da coligação Somos Todos Graciosa, pediu informação sobre a antiga escola do Guadalupe, onde funciona ATL e escuteiros, mas que se encontra muito degradada.

Na resposta, António Reis informou que vão fazer intervenção na escola de Guadalupe e que querem chegar à escola antiga, ainda este ano.

 

Marco Nuno Silva, da coligação Somos Todos Graciosa, perguntou sobre os avanços para as obras no Campo de Jogos de Guadalupe e no Caminho da Esperança Velha.

Sobre a substituição de sintético no Campo de Guadalupe, a obra arranca em Maio com a chegada da empresa e materiais e em Junho já deverá estar a decorrer.

António Reis informou que visitaram a Esperança Velha com técnicos, para fazer vários orçamentos para analisarem. O autarca confirmou que o seu compromisso é para cumprir, esperando este ano dar algum passo importante.

Twitter Facebook Favorites More