Traduzir

Rádio Graciosa


14 julho 2021

Trabalho da Equipa Técnica da Estação ARM da Graciosa reconhecido internacionalmente

A ARM-ASN reconheceu o trabalho da Equipa Técnica da Estação ARM da Graciosa.

O Professor Eduardo Brito de Azevedo, da Universidade dos Açores e responsável técnico pela estação ARM da Graciosa explicou que o programa internacional de investigação do clima no Atlântico tem desenvolvido um bom trabalho.

Para além do trabalho realizado na Graciosa os técnicos Tércio Silva, Bruno Cunha e Carlos Sousa têm feito missões um pouco por todo o Mundo, trabalho e empenho que foi agora reconhecido pela ARM, de entre as várias equipas e centenas de pessoas que trabalham espalhados por vários locais do planeta.

A estação da ilha Graciosa, de estudo do clima no Atlântico Norte, pertence ao projeto ARM, liderado pelos Estados Unidos e é gerida localmente pelo departamento de climatologia da Universidade dos Açores, através da Fundação Gaspar Frutuoso.

A estação, situada nas imediações do aeroporto da Graciosa, recolhe diariamente dados sobre nuvens, aerosol e precipitação, que são tratados e distribuídos por todo o mundo.

O laboratório da Eastern North Atlantic, na ilha Graciosa, está equipado com a mais recente tecnologia de monitorização climática e parametrização física da camada limite planetária marinha, com que são feitos os mais atualizados estudos sobre o comportamento dos mecanismos de geração das nuvens no Atlântico em resposta à alteração da composição do aerossol atmosférico, bem como a sua interferência no balanço energético do planeta.

Twitter Facebook Favorites More