Traduzir

Rádio Graciosa


10 julho 2021

Resumo Semanal de 5 a 9 de Julho de 2021

Conselho de Administração da USIG completo com entrada de Adolfo Vasconcelos


O Secretário Regional da Saúde e Desporto assinou o despacho que nomeia o terceiro e último elemento do novo Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa.

Adolfo Vasconcelos foi nomeado Vogal Executivo, por um período de 3 anos.

De recordar que em Março entraram em funções Laura Clarimundo, como presidente do Conselho de Administração e Marta Quadros como vogal.

Paulo Vasconcelos manteve-se como enfermeiro vogal.






Proibida caça ao coelho bravo na Graciosa


De um modo geral, o esforço de caça manter-se-á em praticamente todas as ilhas para as diferentes espécies cinegéticas, à exceção do coelho-bravo, para o qual os efeitos da doença hemorrágica viral (DHV2) continuam a marcar a atualidade da cinegética regional. 

Neste âmbito, enquadram-se os casos das ilhas Graciosa e Flores, onde a caça a esta espécie não será permitida nesta época venatória por não se observarem níveis de abundância que não permitam que esta espécie possa ser caçada de forma sustentável.





Governo solicita à SATA reforço de 50 voos para responder à procura da “Tarifa Açores”


O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia solicitou à SATA o reforço da operação com mais 50 voos para as diversas ligações entre as ilhas da Região, dando assim resposta ao acentuado crescimento da procura de viagens interilhas no âmbito da “Tarifa Açores”,.

Entre 1 de junho e dia 30 do mesmo mês, foram mais de 54 mil as reservas efetuadas na “Tarifa Açores”, que permite a cidadãos com residência fiscal nos Açores viajar de forma aérea entre quaisquer duas ilhas da região a um preço de até 60 euros para ida e volta.






Pescado capturado entre Janeiro e Abril rendeu mais de 400 mil euros


Os pescadores da Graciosa descarregaram em lota um total de 39.724 Kg de pescado, nos primeiros 4 meses de 2021.

Os dados do Serviço Regional de Estatística revelam que desde o goraz continua a ser a espécie mais capturada com 15.149 kg e 258.522 euros de valor em lota. O peixão, a lula e veja são as outras espécies que mais foram capturadas pelos pescadores Graciosenses.

O pescado descarregado na lota da Graciosa entre Janeiro e Abril de 2021 rendeu cerca de 432.591 euros.






Rui Jorge Pereira é o novo presidente do Sport Club Marítimo


A eleição ocorreu depois de várias tentativas para encontrar novos corpos sociais para 2021-2022.

Rui Jorge Pereira já tinha feito parte de outras direções do clube azul e branco de Santa Cruz, mas esta é a primeira vez que assume a direção.






Vice-presidente da Câmara Municipal está em isolamento profilático


Diversos autarcas dos Açores estão em isolamento profilático, porque foram considerados contactos de alto risco de um caso positivo, na sequência de um evento que juntou os autarcas na ilha Graciosa, numa iniciativa para apoiar e promover o projeto de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura. 

Noticia o Açoriano oriental que na sequência deste evento ficaram em isolamento autarcas da ilha de São Miguel, São Jorge e Graciosa, que vão ter de cumprir um período de isolamento de 14 dias, enquanto o caso positivo, se não tiver sintomas, vai ficar em isolamento durante 10 dias”.

Refere o jornal que “todos os autarcas já foram testados e apresentaram resultados negativos, após terem contactado com uma pessoa presente no evento que foi diagnosticada com a infeção do vírus SARS-CoV-2”.






Deputados socialistas da Graciosa denunciam falhas da Portos dos Açores no transporte de mercadorias


Os deputados denunciam uma situação ocorrida na noite de dia 5 de Julho, em que “os trabalhadores da Portos dos Açores, no porto da Praia da Vitória, saíram de serviço deixando a bordo do navio da Transinsular 30 contentores que deveriam ser transportados para outras ilhas, pela GS Lines, dois dos quais se destinavam à Graciosa”.

Os deputados denunciam que “esta falha vai fazer com que estes dois contentores só cheguem à Graciosa daqui a 15 dias e os outros com, pelo menos, uma semana de atraso às ilhas de destino, o que provoca sérios constrangimentos”.

José Ávila e Manuel Ramos alertam que, “mesmo que as empresas de cabotagem insular façam um esforço para garantir a regularidade do abastecimento às ilhas, de pouco servirá se a Portos dos Açores proceder de modo a provocar mais demoras para imputar mais custos”.  

José Ávila e Manuel Ramos entregaram já um requerimento no Parlamento Açoriano para obter mais esclarecimentos da parte do Governo Regional.






Graciosa voltou a ficar sem casos Covid ativos


A Ilha Graciosa voltou a ficar livre de casos ativos de Covid 19, revelam os dados da Autoridade Regional de Saúde, de 7 de Julho.






Eventos públicos autorizados e casamentos com teste obrigatório nos Açores


A partir das 00:00 de sábado passou a ser possível a realização de eventos públicos em todos os concelhos, mas a lotação máxima depende do nível de risco.

Quanto aos eventos privados que impliquem maior concentração de pessoas, como casamentos ou outras festas religiosas, também passam a poder realizar-se em todos os concelhos, independentemente do nível de risco, mas os participantes terão de realizar testes de despiste do SARS-CoV-2.



Twitter Facebook Favorites More