A GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional comemorou o seu 26º aniversário, no dia 21 de Julho.
A data estava para ser assinalada com uma sessão no Auditório do Ramo Grande, mas foi cancelada, atendendo a situação pandémica que se vive na ilha Terceira.
Fátima Amorim, Presidente do Conselho de Administração da GRATER, disse em entrevista à Rádio Graciosa que a missão desta associação é desenvolver o mundo rural e costeiro.
Ao longo destes 26 anos a associação tem crescido, tal como o número de projetos aprovados e financiados por fundos comunitários.
Quanto aos projetos para o futuro, a GRATER foca-se em criar emprego, fixar as pessoas, coesão social e territorial e património cultural e natural.
Quanto à Graciosa em concreto, a GRATER deseja que aumente o número de projetos afetos à nossa ilha. Muitos já foram implementados, mas segundo Fátima Amorim, muito ainda pode ser feito e esclarece que os projetos e áreas são explorados de acordo com a necessidade do território onde serão implementados.
A GRATER foi constituída 21 de Julho de 1995, com a missão de pôr em prática, na Terceira e na Graciosa, o LEADER II – o primeiro LEADER a chegar aos Açores.