O Fórum da Agropecuária Biológica - Açores Bio 21- trouxe à Graciosa especialistas de topo em produção biológica.
Os temas em destaque na passagem deste evento pela Graciosa foram Fruticultura e Viticultura Biológicas, com workshops e visitas no terreno a pomares e vinhas.
Susana Sebastião, membro da organização, em representação da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, revela que se pretende criar um fórum de discussão e dar a conhecer os produtos biológicos, capacitando os agricultores para este modo de produção, bem como diversificação.
David Lopes, da Universidade dos Açores, foi um dos oradores do evento, que deu a conhecer o plano de agricultura biológica, para além do modo de produção biológico em fruticultura.No caso da Graciosa, estão eleitas as culturas do alho e a meloa, mas este especialista entende que há potencialidades para diversificar, nomeadamente ao nível da fruticultura.
O evento, que está a percorrer todas as ilhas, tem como objetivo apresentar e divulgar os produtores e produtos biológicos dos Açores através de ações de informação, seminários, workshops, visitas técnicas, bio roteiros e showcookings.
Esta iniciativa resulta de um parceria entre Governo dos Açores, Federação Agrícola dos Açores, TryBio e BioAzorica.
Fotos: Forumbioazores