Traduzir

Rádio Graciosa


01 março 2021

Desporto, desratização, canadas habitadas, manutenção de edifícios municipais entre as preocupações dos deputados municipais

Na reunião da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, os deputados municipais aproveitaram o habitual período antes da ordem do dia, para pedir esclarecimentos ao executivo camarário.

Do PS, Paulo Cunha perguntou sobre a preparação da pista de motocross no Barro Vermelho, tendo o Presidente da Câmara confirmado que foi feito esse pedido por parte do Motoclub e garantiu que o assunto não está esquecido.

O deputado faliu ainda sobre a desratização, tendo sido esclarecido de que a Câmara continua a fazer um investimento considerável nesta área, esperando que a população o aplique bem. A campanha da Câmara Municipal destina-se às moradias, sendo que a parte agrícola é da responsabilidade dos Serviços Agrícolas.


Do PSD, Rui Melo perguntou sobre a previsão para inicio das obras nos sintéticos e qual o uso que será dado ao tapete a retirar do campo de Guadalupe. A vice-presidente da Câmara explicou que o campo de Guadalupe estará concluído no início da próxima época, mas já o de Santa Cruz isso não será possível, porque o investimento e a obra são maiores, logo mais trâmites e prazos mais alargados. Sobre a utilização do tapete a retirar o Guadalupe, Conceição Cordeiro disse que já há vários pedidos, que nenhuma decisão foi tomada, mas que a sua opinião pessoal é que deverá ser colocado em São Mateus, por ser a única freguesia que não dispõe de equipamentos dedicados ao futebol. 

O mesmo deputado ainda perguntou sobre o parque de estacionamento da Rua Castilho, tendo sido explicado que se trata de um parque pequeno, onde será instalado um módulo para carregamento de carros eléctricos.


Bruno Silveira, do PSD, sugeriu a aquisição de uma máquina para manutenção dos pisos sintéticos e melhoramentos junto aos balneários da Luz. Conceição Cordeiro, Vice-presidente explicou que virá uma máquina à Graciosa para esses trabalhos e que depois da verem do seu benefício equacionarão uma futura aquisição. No Municipal da Luz, já foram feitos trabalhos de manutenção do piso junto aos balneários, que estava em mau estado devido às chuvas.


Também do PSD, Marco Nuno Silva, autarca de Guadalupe, agradeceu trabalhos de eletricidade nos Poceirões e no Campo de Futebol e alertou para a situação de um ecoponto sem suporte junto ao Café Leão, bem como para o estado dos pisos das Canadas de Esperança Velha e Meio Moio. Na resposta, Avelar Santos explicou que situação do ecoponto está a ser resolvida e que em relação às canadas habitadas, deverá esperar-se por algum bom tempo para uma intervenção de manutenção, pois a continuar as chuvas, o que lá colocarem é arrastado para o Largo da Ribeirinha. Reconheceu a situação da Esperança Velha como muito má, reiterando que continua à espera de decisão do Governo quanto ao piso, para a autarquia fazer a obra de águas.


George Ortins, da bancada PS, autarca da Luz, enalteceu e a decoração do hall de entrada dos Paços de Concelho, com bandeira das 4 Freguesias da Ilha, bem como o apoio às coletividadades da ilha que não abriram para o Carnaval e chamou atenção para a degradação dos passeios junto da empresa de transportes coletivos. O presidente da Câmara explicou que os passeios serão reabilitados, mas que o parque onde a empresa funciona é um terreno privado.


Do PSD, Bruno Silveira alertou para degradação do Mercado Municipal e do Centro Cultural, com Conceição Cordeiro a explicar que já foram adquiridos novos apliques de iluminação para o Mercado Municipal e que serão feitas pinturas. Em relação ao Centro Cultural há um orçamento de 25 mil euros para pinturas e substituição de alguns alumínios.


Ainda do PSD, Daniel Silva alertou que o sistema de som da Assembleia está a fazer muita falta, não se percebendo porque está há meses sem ser substituído. João Teixeira, Presidente da Assembleia Municipal deixou o compromisso de que a situação será resolvida em breve.


Twitter Facebook Favorites More