Traduzir

Rádio Graciosa


11 março 2021

Deputados do PS pedem esclarecimentos sobre irregularidades na composição do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Graciosa

Na sequência do requerimento entregue, esta quarta-feira, no Parlamento Açoriano, os deputados do PS/Açores eleitos pela Ilha Graciosa, pedem esclarecimentos sobre irregularidades na composição do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Graciosa e recordam que “a 22 de Janeiro de 2021 a Presidente do Conselho de Administração e a Vogal Administrativa da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa (USIG) pediram a cessação da comissão de serviços, mantendo-se em funções até a nova equipa entrar ao serviço”.

A 26 de Fevereiro, “foi nomeada, por despacho do Senhor Secretário Regional da Saúde e Desporto, uma Vogal do Conselho de Administração, produzindo efeitos a partir do dia 3 de Março de 2021”, no entanto, os deputados alertam, que “não há, até à presente data, evidências da sua entrada ao serviço”.

José Ávila refere, ainda, que neste momento a USIG tem em funções uma Presidente e três Vogais, “o que configura não só uma situação anómala, como também ilegal”, que viola o disposto no artigo n.º 9 do Decreto Regulamentar Regional n.º 2/2011/A, de 28 de Janeiro (Orgânica e quadro de pessoal da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa).

Assim, através de requerimento, os deputados graciosenses do PS/Açores pretendem saber “o que justifica esta situação irregular e ilegal? Quais as razões para o Governo ter atuado desta forma? Quem é o responsável pela situação? E para quando se prevê a retificação desta situação?”


Twitter Facebook Favorites More