Traduzir

Rádio Graciosa


03 março 2021

Artigo de Opinião de José Ávila “Estranha transparência”

A atual governação dos Açores, por inúmeras ocasiões, tem utilizado a transparência como um dos motes para a sua ação política.

É um objetivo que merece o meu apoio e deve ser também uma questão que importará a todos os Açorianos.

Sabe-se que, na política, cada vez é mais importante comunicar aos cidadãos de forma transparente e verdadeira.

O problema é que esta vontade declarada pelo governo não está a ter a devida correspondência na prática, o que não deixa de ser uma pena.

Veja-se o caso da divulgação das decisões tomadas nos Conselhos do Governo que, habitualmente, eram dadas a conhecer em comunicado, lido logo após as reuniões e, nessa sequência, divulgadas pelos diversos órgãos de comunicação social espalhados pela região.

Agora o governo decidiu que as conclusões apenas serão divulgadas no Jornal Oficial, uma decisão realmente inédita e muito estranha.

Não sei se esse órgão de publicação e distribuição da produção legislativa dos Açores terá assim um número muito grande de leitores que justifique esta medida, mas desconfio que muito pouca gente usará aquele sítio da internet para se informar, já que, como é conhecido, há muito tempo foi descontinuada a sua distribuição física.

É, por isso, legítimo concluir que esta opção inesperada em nada contribui para a tal transparência tantas vezes apregoada, mas, pelos vistos, sem consequência prática.


Twitter Facebook Favorites More