A Capitania do Porto de Angra do Heroísmo e a Capitania do Porto da Praia da Vitória alertam para o agravamento do estado do mar.
A agitação marítima de oeste poderá atingir as Ilhas Graciosa e Terceira com altura significativa superior a 6,0 metros na manhã desta Quarta-feira, dia 10 de Fevereiro, podendo ainda vir a registar-se valores superiores a 7,0 metros ao final do dia.
As condições de agravamento do estado do mar deverão manter-se ao longo dos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro.
A comunidade marítima é aconselhada a adotar medidas de precaução e de proteção, evitando as áreas de maior exposição à ondulação, verificando e reforçando a amarração, ou preferencialmente varando em lugar seguro as suas embarcações.
A população em geral não deve frequentar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima. Quando na proximidade da orla marítima, deverá manter-se uma atitude de permanente vigilância e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
Aconselha-se a monitorização dos boletins meteorológicos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), informou que após a passagem de um sistema frontal, prevê-se um aumento da agitação marítima e da intensidade do vento em especial nos Grupos Ocidental e Central.
Para o Grupo Central foi emitido Aviso AMARELO referente a Agitação Marítima com Ondas do quadrante oeste, até às 15H00 de hoje.
O aviso passa depois a LARANJA entre as 15H00 de hoje e as 12H00 de quinta-feira, 11 de Fevereiro.
O aviso passa depois a AMARELO entre as 12H00 de quinta-feira, 11 de Fevereiro, e as 12H00 de sexta-feira, 12 de Fevereiro.


quarta-feira, fevereiro 10, 2021
Rádio Graciosa
