O Governo Regional vai implementar medidas restritivas no período de Carnaval, em todas as ilhas dos Açores,
O objetivo é conter a propagação da Covid-19, evitando e proibindo quaisquer ajuntamentos de pessoas na semana de Carnaval.
A partir das 20:00 do dia 12 de fevereiro de 2021, determinam-se as seguintes medidas:
- Encerramento de todo o comércio não essencial;
- Encerramento de todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares, com exceção do funcionamento em take away e do serviço de entrega ao domicílio;
- Proibição de todas as festividades associadas ao Carnaval;
- Proibição de circulação na via pública entre as 20:00 e as 05:00, exceto para as deslocações previstas em Decreto Regulamentar Regional a publicar.
Segundo o Secretário Regional da Saúde, “são medidas objetivamente restritivas, mas são as necessárias para evitar aglomerados e comportamentos de risco. E são seguramente as medidas necessárias e adequadas para termos um grande Carnaval em 2022”.
Clélio Meneses justificou a decisão com o facto de terem tido conhecimento de “organizações informais” em várias ilhas para esse período de habitual festejo do Carnaval. O secretário afirma que “isto não é propício ao tempo que vivemos. Vivemos um tempo de grande risco, em que tem de haver uma grande contenção, porque qualquer distração, qualquer descuido pode levar a que aquilo que está a ser o bom resultado do comportamento da generalidade dos açorianos fique prejudicado”.


sexta-feira, fevereiro 05, 2021
Rádio Graciosa
