Traduzir

Rádio Graciosa


14 abril 2020

Avião da SATA trouxe equipamentos de proteção individual para segurança de profissionais e utentes do Serviço Regional de Saúde

A Secretária Regional da Saúde revelou que o avião da Azores Airlines, proveniente da China, que aterrou ontem em Ponta Delgada trouxe “equipamento de proteção individual, máscaras cirúrgicas, luvas, óculos descartáveis e batas, para garantir a segurança de profissionais e utentes”, no âmbito do combate à pandemia de COVID-19.
Teresa Machado Luciano anunciou ainda que está previsto um “novo voo, num avião fretado, no próximo fim-de-semana, com mais máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção respiratória filtrantes FFP2 e FFP3, luvas não esterilizadas e zaragatoas”.
O avião da Azores Airlines transportou 270.500 máscaras cirúrgicas, 700 mil luvas, 33.500 óculos descartáveis e 20.300 batas, no âmbito do combate à pandemia.
A titular da pasta da Saúde afirmou que estes equipamentos de proteção individual vão ser “distribuídos por hospitais, unidades de saúde de ilha, associações humanitárias de bombeiros e instituições particulares de solidariedade social, a par de outros trabalhadores da Administração Regional”.
O voo operado pela Azores Airlines, que partiu de Ponta Delgada no passado sábado, foi “a solução mais célere e segura de garantir a entrega em tempo útil de equipamento de proteção individual para os profissionais que combatem a pandemia no terreno e, desta forma, de toda a população”, salientou a Secretária Regional.
“O Governo fez um esforço muito significativo de investimento, no valor de 9,3 milhões de euros, com caráter de urgência”, frisou, assegurando que o Executivo continua "a monitorizar diariamente os stocks” nos Açores.
Teresa Machado Luciano afirmou que existe gestão partilhada e solidariedade entre unidades de saúde, pelo que “se faltar material em alguma unidade de saúde, rapidamente outra cede o equipamento necessário, a fim de garantir que profissionais e utentes das nove ilhas estão seguros”.
Teresa Machado Luciano sublinhou que, perante uma possível evolução para a fase de mitigação da pandemia, “continuamos em contacto com fornecedores nacionais e internacionais para o caso de serem necessárias mais encomendas”.
                                                                                                                      
Fonte: GaCS/SRS


Pages 381234 »
Twitter Facebook Favorites More