Traduzir

Rádio Graciosa


02 agosto 2019

Resumo Semanal de 29 de Julho a 2 de Agosto de 2019

Dormidas com aumento de 28,7% entre Janeiro e Maio

De acordo com o Serviço Regional de Estatística, a Graciosa registou nesse período um total de 6.279 dormidas, enquanto em igual período de 2018 tinham sido 4.878 dormidas.
Os estabelecimentos de hotelaria tradicional Graciosense, turismo em espaço rural e alojamento local da Graciosa registaram 1.358 dormidas em Maio deste ano, correspondendo a uma variação homóloga positiva de 11%. A taxa de ocupação foi de 24,9% (+2,4%) e a estada média de 2,57 noite (+5,8%).
Nos primeiros 5 meses deste ano, os proveitos totais foram de 206.670 euros, tendo os proveitos por aposento sido 191.336 euros, valores que correspondem a variações homólogas positivas de 26,6% e 31,2%, respetivamente.





Passaram 57 anos do acidente da Lancha Carapacho SG101B

Na última Quinta-feira, dia 25 de Julho passaram 57 anos do naufrágio da lancha baleeira CARAPACHO-SG101B.
Trata-se de um dos marcos da história da baleação na Graciosa, quando a tarde daquela dia ficou para sempre marcada pelo acidente da lancha, que depois de ser abalroada por uma baleia/cachalote, afundou-se para sempre. Ressalve-se que, não foi registada perda de vidas humanas.
A lancha pertencia ao armador Cristóvão da Mota Soares, foi construída em 1946, pelo Mestre Manuel Joaquim de Melo, em Santo Amaro do Pico e inicialmente chamava-se MARTA ADRIANA.





Junta de Guadalupe inaugura o Jardim Tomás Picanço na Sexta-feira

Trata-se de um projeto no valor de 74 mil euros, que foi adjudicado à empresa Graciosense Xico Construções.
A obra consta de coreto, sanitários, camarins e jardim, com objetivo de dinamizar o centro da freguesia. O nome do jardim, pretende homenagear Tomás Cunha Picanço, por tudo o que fez pela freguesia de Guadalupe.




Autarca de São Mateus alerta para necessidade de limpeza e regularização do Quitadouro Velho

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu pela última vez em Julho, na Junta de Freguesia de São Mateus, no passado dia 18.
O autarca de São Mateus realçou a importância da realização destes eventos de carácter público.
Manuel José Ramos aproveitou o encontro para solicitar trabalhos de limpeza e regularização do Quitadouro Velho, considerando que é muito uilizado por turistas. O autarca considerou ainda urgente a regularização de pavimentos secundários, como por exemplo no Caminho Velho dos Fenais, na curva a seguir à Senhora da Guia.
A vice-presidente da Câmara reconheceu essa necessidade e informou que apesar dos trabalhos de limpeza do Quitadouro velho já terem sido iniciados, foram interrompidos devido à necessidade de recolocar mão de obra no apoio às festas tradicionais, consideradas uma prioridade do município, nesta altura do ano.
O autarca de São Mateus sugeriu que os trabalhos fossem adjudicados a uma empresa, proposta que foi bem acolhida pela vice-presidente. O vereador António Reis sugeriu que se pusesse sinalização, a alertar para o estado da estrada, até esta estar regularizada.




Câmara Municipal aprovou apoios a festas e manutenção de sedes de coletividades

No encontro camarário, foi deliberado apoiar o Mocidade Praiense, na aquisição das faixas de campeão para os infantis, referente à época 2018/2019.
Às Fábricas Paroquias de Guadalupe e Luz, foram aprovados apoios às festas tradicionais, nomeadamente 600 euros para as festas de Vitória e de Santo António da Folga.
O executivo camarário aprovou ainda, por unanimidade, conceder apoios de 2.500 euros ao Clube de Central e Recreativo de Guadalupe, Sport Club Marítimo e à Sociedade Filarmónica União Praiense, para trabalhos de manutenção das suas sedes.
Para o Coro de São Mateus, foi aprovado apoio de 1.250 euros, para obras de manutenção na Ermida de Santo António.
A prova de natação de águas abertas da Graciosa, organizada pela Agraprome, recebeu um apoio de 200 euros.




Estão em votação 16 propostas de ilha e 62 de âmbito regional para a Graciosa no OP Açores 2019

A Graciosa está incluída em 16 propostas de âmbito de ilha e em 62 de âmbito regional.
Até 30 de Setembro, vote de forma fácil e sem custos nas ideias que quer pôr em prática e contribua ativamente para o desenvolvimento da nossa Região
Votar é fácil, basta o cidadão escolher a forma mais cómoda para o seu contributo.
Cada cidadão tem direito a 2 votos - Âmbito ilha e Âmbito Regional.




Requalificação do Caminho da Serra está quase pronta

Em Junho de 2018, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas lançou o concurso público para a empreitada de beneficiação do Caminho Florestal da Canada da Serra, na ilha Graciosa, num investimento público superior a 280 mil euros.
A obra, que está quase concluída, prevê a instalação de uma adequada rede de drenagem e a pavimentação com betão.
Este caminho, com uma extensão de 653 metros, assume uma grande importância para a atividade agrícola, tambem por facilitar a ligação entre as freguesias de Guadalupe e da Luz, bem como ao parque eólico e de comunicações da Ilha Graciosa.




Volume de pescado capturado aumentou 77% entre Janeiro e Junho

De referir que no ano passado, que foi mau para a pesca na Graciosa, no primeiro semestre tinham sido entregues em lota apenas 64 toneladas de pescado, tendo este ano sido descarregues na Lota da Graciosa, cerca de 115 toneladas de peixe, ou seja um aumento de 51 toneladas de peixe.
Os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores revelam ainda que na primeira metade de 2019, a pesca já rendeu em lota 944.252 euros, quando em igual período no ano passado o valor comercial alcançado tinha sido de 597.341 euros.
No período em referência, o goraz foi a espécie mais capturada com cerca de 45 toneladas, seguindo-se o peixão, com 17 toneladas e a veja com 8.688 quilos.
No mesmo período, foram ainda capturadas 65 toneladas de lula.





Museu da Graciosa tem agenda cultural diversificada em Agosto

A peça em destaque este mês, é uma cesta, feita em Miolo de figueira.
Na agenda cultural destaca-se a exposição “NA ROTA DAS GRANDES MANCHAS - PESCA DO ATUM NOS AÇORES”, patente de 1 de Agosto a 15 de Novembro. Esta exposição de Pepe Brix faz retrato de uma arte de pesca sustentável e as dificuldades que hoje se enfrenta no arquipélago dos Açores.
Até ao final do ano estará patente a exposição do 2º semestre, “As jarras na coleção do Museu”, numa mostra expositiva constituída por jarras de cerâmica e de vidro, de configuração diversa, de fabrico nacional, selecionadas da coleção do Museu.
No dia 22 de Agosto, será lançado o livro “Da janela, o perfume das rosas”, da autoria de Isabel Serpa e de Jorge António Cunha. Esta publicação em homenagem a Maria Teodora de Borba, resultou de uma pesquisa em documentação vária existente nos organismos públicos a que esteve associada, assim como no seu arquivo pessoal, no qual pudemos ler vasta correspondência, boletins e registos do seu empenho cívico.
No âmbito da Temporada Artística 2019, a Sociedade Filarmónica União Praiense vai atuar a 21 de Agosto, pelas 21h30, no Carapacho.





Avaria em autotanque dos bombeiros gera preocupação

Em reunião da Câmara Municipal, do dia 1 de Agosto, o Vereador António Reis voltou a abordar o assunto, alertando também para a alegada falta de manutenção das bocas-de-incêndio existentes na ilha. O presidente da Câmara Municipal, Manuel Avelar Santos, disse que vai reunir com a direção da associação para se inteirar da situação.
O auto tanque com mais de 30 anos está obsoleto, estando os bombeiros a trabalhar apenas com um mais pequeno, que será manifestamente incapaz caso haja um incêndio de maiores proporções.
A nova Secretária Regional da Saúde que esteve na Graciosa para conhecer a Associação de Bombeiros e a Unidade de Saúde da Graciosa disse que haverá uma avaliação das necessidades e dos fundos comunitários disponíveis, para elaboração do plano de 2020.
Apesar da grande carência ser um auto-tanque, a próxima viatura a ser entregue aos Bombeiros da Graciosa será uma ambulância.





Concluído Miradouro do Carapacho no Caminho Florestal da Caldeira

A obra de reabilitação daquela estrada foi inaugurada em 2012, mas o projeto global daquela zona engloba a construção de vários miradouros.
Nos últimos dias ficou concluído o Miradouro do Carapacho, uma obra executada pelos colaboradores dos Serviços Florestais da Ilha Graciosa.
Trata-se de mais um ponto de paragem obrigatório devido à belíssima vista para o mar e restantes ilhas do Grupo Central.





Pedro Cunha é o novo presidente do Sport Club Marítimo

A Assembleia-geral do Sport Clube Marítimo realizou-se na noite de Quinta-feira, 1 de Agosto, com 3 pontos na ordem de trabalhos.
Os sócios foram chamados a apreciar e votar as contas relativas à gerência de 2018/2019,que foram aprovadas por unanimidade.
No que respeita à eleição de novos órgãos sociais para o biénio 2019/2021, os sócios elegeram, por unanimidade, Pedro Leite Cunha, como Presidente da Direção do Sport Clube Marítimo.

Depois da direção presidida por Tiago Correia, continuam sócios jovens a assumir a liderança do clube azul e branco de Santa Cruz da Graciosa.

Twitter Facebook Favorites More