Traduzir

Rádio Graciosa


27 julho 2019

Resumo Semanal de 22 a 26 de Julho de 2019

Festas de Santo Cristo dos Milagres 2019 decorrem de 8 a 13 de Agosto

Espera-se a habitual enchente de gente, para assistir às festas religiosas e profanas, ao Festival Ilha Branca e à Feira Taurina da Graciosa.



Freguesia de Santa Cruz da Graciosa foi vencedora do concurso de limpeza pública “Eco Freguesia, Freguesia Limpa 2018

A informação foi avançada pela própria autarquia, referindo que embora este concurso seja referente ao ano 2018, o prémio é entregue no corrente ano de 2019, reconhecimento que tem como principal objetivo a limpeza, remoção e encaminhamento para destino adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos e a orla costeira.
Em nota pública, a autarquia apela “à população para contribuir cada vez mais com as entidades e não abandone o lixo em qualquer lugar, faça uma separação adequada e entrega nos devidos contentores”.




Associação de Pescadores Graciosenses participou no Festival Caldo de Peixe 2019

A Associação de Pescadores Graciosenses marcou presença no Festival Caldo de Peixe, a principal festa da freguesia de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande.
Trata-se de um Festival gastronómico onde os participantes podem provar vários caldos de peixe confeccionados com receitas ancestrais e outros pratos inovadores.







IV Campeonato de Botes Baleeiros foi ganho por botes de Faial de Pico, com bote Serra Branca a conseguir o 3º lugar em remo masculino

O Clube Naval da Ilha Graciosa foi o anfitrião do IV Campeonato Regional de Botes Baleeiros, evento em que participaram cerca de 200 pessoas.
Este evento decorreu a partir do porto da Barra, durante o fim-de-semana e foi disputado por botes de todas as ilhas dos Açores, à excepção do Corvo.
Em Vela, o bote “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, ficou em 1º lugar, em segundo o “Capelinhos”, da Junta de Freguesia do Capelo. O 3º lugar foi para o Pico, com o bote “Maria Armanda”, do Clube Náutico das Lajes. O bote São João, do Clube Naval da Ilha Graciosa ficou em 9º lugar, comandado pelo oficial Oldemiro Cunha.
Em Remo Feminino, a equipa do “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira, sagrou-se Campeã. Em 2º ficou o “São Pedro”, do Clube Náutico Aliança Calhetense, Ilha do Pico. No 3º lugar ficou outro bote do Pico, o “Santo Cristo”, da Junta de Freguesia de São João. O bote Graciosense Serra Branca, com a oficial Mónica Neves, ficou no 6º e último lugar da geral.
Em Remo Masculino, o “Maria Celeste” ficou em 1º lugar e o “Maria Armanda” em 2º, ambos do Clube Náutico das Lajes do Pico. Em terceiro ficou o bote “Serra Branca”, do Clube Naval da Ilha Graciosa. É oficial deste bote Luis Alvernaz.





Junta de Guadalupe aguarda melhoria do mar para reconstruir passadiço dos Poceirões da Vitória

A Junta de Freguesia de Guadalupe informou que à semelhança do ano passado, o mar voltou a destruir o passadiço nos Poçeirões da Vitória.
Segundo informação da autarquia, devido as condições do mar, não foi possível recolher a madeira e alerta, a quem escolher esta zona para tomar banho, para o máximo cuidado com o mar e com os restos da madeira que lá se encontram.
A autarquia informou que vai esperar a melhoria das condições do mar, para repor novamente o passadiço, naquela piscina natural.




Esquadra da Intervenção e Fiscalização Policial e a Brigada de Fiscalização de Armas e Explosivos em fiscalização Graciosa

Entre os dias 19 e 21 de Julho, decorreram ações de fiscalização, na Ilha Graciosa, nas áreas de segurança privada, explosivos e estabelecimentos.
Segundo informação da Divisão Policial de Angra do Heroísmo, “essas acções, algumas em conjunto com a Inspeção Regional de Trabalho, incidiram sobre 16 estabelecimentos de diversa índole e sobre duas empresas de segurança privada” em operação na Graciosa.
Estas ações resultaram em 1 Auto de notícia por Crime de Burla Qualificada/Falsificação de documentos, relativa à venda de artigos de pirotecnia, com apreensão de 12 documentos (faturas) referentes à prática do ilícito.
Foram ainda levantados 7 autos de contraordenação por infrações ao disposto na Lei 34/2013 (Segurança Privada), tendo sido apreendidas 54 câmaras de videovigilância, 6 gravadores e respetivos discos rígidos, bem como 3 monitores.
Foram ainda levantados 2 autos de contraordenação por infrações relativas a estabelecimentos de restauração e bebidas.




Secretária da Solidariedade Social visitou projeto Quinta Mágica

O projeto ‘Quinta Mágica’ foi o vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo dos Açores na área da Inclusão Social, na ilha Graciosa e destina-se a pessoas com dificuldade de inserção no mercado de trabalho.
O projeto, que durará até Dezembro deste ano, está a ser frequentado por 12 formandos, maioritariamente mulheres e visa a formação e treino de competências pessoais e sociais e práticas agrícolas tradicionais.
Andreia Cardoso referiu que a iniciativa tem “gerado interesse na comunidade graciosense” e “muito revelador do interesse gerado pela iniciativa e adesão da comunidade graciosense, uma vez que já surgiram novos parceiros depois de iniciado o projeto”.
A Secretária Regional teve oportunidade de acompanhar a vertente prática do projeto que teve início a semana passada, ministrada pela Bioazórica – Cooperativa de Produtos Biológicos, CRL e de conhecer alguns dos produtos cultivados, assim como a sua utilização na prática, nomeadamente na alimentação.





Ilhéu da Praia continua a ser importante colónia de garajaus

O Censo de Garajaus 2019 indica a presença de 7.240 aves nidificantes nos Açores, anunciou o Diretor Regional dos Assuntos do Mar.
Segundo Filipe Porteiro, estimaram-se 2886 casais de garajau-comum (Sterna hirundo), distribuídos por 128 colónias em todo o arquipélago, 733 casais de garajau-rosado (Sterna dougallii), distribuídos por 23 colónias em todas as ilhas exceto em São Jorge e São Miguel, e um par de garajau-de-dorso-preto (Onychoprion anaethetus) a nidificar no Ilhéu da Praia, na Graciosa.




Entregues moradias T3 no Loteamento das Dores

Na sua deslocação à ilha Graciosa, a Secretária Regional da Solidariedade Social presidiu à entrega de duas habitações, a dois agregados familiares Graciosenses, a quem foram atribuídas as respetivas moradias através do concurso para arrendamento com opção de compra.
As moradias T3, recentemente construídas pelas Região, localizam-se no loteamento das Dores, em Santa Cruz e correspondem a um valor de construção superior a 227 mil euros.
Os beneficiários a quem foram entregues estas duas habitações passarão a ter acesso a uma habitação permanente, suportando uma renda mensal acessível, até ao dia em que optarem pela aquisição do imóvel.




Junta de Freguesia de Santa Cruz denuncia depósitos ilegais de resíduos

Com a divulgação de fotos de um depósito ilegal de resíduos, numa zona em Santa Cruz, a autarquia avança que o mínimo a ser feito é “depois disto só mesmo identificar quem deposita lixos e entulhos nos acessos públicos e aplicar coimas” .
A autarquia lembra ainda que uma “Freguesia limpa, freguesia bela, também depende de todos!!!”




Transito em Santa Cruz deve ser repensado mas mantendo estacionamento na Praça, alerta Carlos Brum

Aproveitando o espaço de comentário e opinião, Carlos Brum afirmou que quando o estacionamento foi proibido na Rua D. Afonso Henriques, assistiu-se a uma perda de vivências e de movimento na Praça Fontes Pereira de Melo. Alertou por isso que, uma vez que as obras estejam concluídas, existem situações que devem ser repensadas, sem esquecer que Santa Cruz é para ser desfrutada não só por quem nos visita, mas também por quem cá vive.
O representante dos empresários alerta que a Praça voltou a ter mais vida e pessoas, desde que foi levantada a proibição de estacionamento.
A situação é benéfica não só para comerciantes do centro, mas para todos em geral, conforme concluiu Carlos Brum.
O Presidente do Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa alertou ainda que todo o trânsito em Santa Cruz necessita ser repensado e deu como exemplo, o Degredo, em que o trânsito deveria ter um só sentido. Carlos Brum afirmou ainda que a Comissão de Trânsito deve ser mais ativa e se for preciso pedir pareceres e estudos, para melhorar a circulação automóvel em Santa Cruz da Graciosa.




Proposta do POSEI para 2020 revela novidades para a Graciosa

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte afirmou que a proposta do programa POSEI para o ano de 2020, que será remetida na próxima semana à Comissão Europeia e que resultou da concertação com as organizações de produtores é fundamental para continuar a desenvolver o setor agrícola, tendo introduzido novas medidas que visam a valorização das produções agrícolas e garantir a sustentabilidade da agricultura nos Açores.
O governante revelou que comparando o POSEI em 2016 com a proposta para 2020 há um crescimento da dotação orçamental para as produções hortícolas e frutícolas de 40% e de 100% na manutenção da vinha.
No caso da produção de leite, a proposta de alteração do programa POSEI para 2020 introduz alterações muito significativas, como é o caso de permitir às ilhas onde as indústrias afirmam existir excesso de produção (São Miguel, Terceira e Graciosa), os produtores poderem, de forma voluntária, reduzir o seu efetivo bovino e a respetiva produção até 20%, sem penalizações, nos prémios à vaca leiteira e aos produtores de leite.
 Por outro lado, nas ilhas do Pico, Faial e Flores, para incentivar o aumento da produção de leite, bem como ajudar a viabilizar e sustentabilizar as indústrias, João Ponte salientou que haverá um acréscimo no prémio aos produtores de leite de 2 cêntimos por litro de leite produzido a mais em relação ao ano anterior.
Ao nível da fileira da carne, onde o Governo dos Açores tem investido em novas infraestruturas, João Ponte frisou que a proposta do POSEI 2020 vai no sentido de reduzir o valor unitário do prémio ao abate, que anualmente representa um total de 14 milhões de euros, para minimizar as taxas de rateio, uma vez que os abates de bovinos têm crescido de forma muito significativa nos Açores, registando só nos últimos quatro anos um aumento de 24% no número de bovinos aprovados para consumo.
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas adiantou que além dos 70,4 milhões de euros de verbas comunitárias o orçamento do POSEI 2020 vai contar com cerca de 5 ME de verbas regionais, um envelope financeiro fundamental para continuar a desenvolver o setor agrícola nos Açores.




PSP realizou duas detenções esta semana

Na Segunda-feira, foi detido por desobediência, um indivíduo do género masculino, com 33 anos, por condução de veículo, quando se encontra a cumprir uma sanção acessória de inibição de conduzir, ou seja carta de condução apreendida.
Na terça-feira, foi detido, um indivíduo do género masculino, com 41 anos, por condução de veículo, sob a influência de álcool, com uma TAS de 1,64 g/l.  Esta informação foi revelada pelo Comando Regional dos Açores da PSP.





Dia dos Avós foi celebrado no Parque do Pinheiro

Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de Julho.
Na Graciosa, a data foi assinalada com uma sardinhada e convívio no Parque do Pinheiro, numa iniciativa da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, aberta a todos os avós.
Várias entidades públicas e mesmo comerciantes apoiam esta iniciativa, que já se realiza pelo 8º ano.
Mariza Oliveira, coordenadora do Projecto Envelhecimento Ativo, da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, afirma que é muito importante dar valor aos avós e alerta que o convívio entre netos e avós traz benefícios a ambas as partes.





Proteção Civil alerta para cuidados a ter durante uma queima

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu umn alerta sobre os cuidados a ter na realização de uma queima.
De acordo com o disposto no número 6 do artigo 35.º do Decreto Legislativo Regional n.º 34/2011/A, de 6 de dezembro, que altera e republica o Decreto Legislativo Regional n.º 37/2008/A, de 5 de agosto, a queima de sobrantes não está sujeita a licenciamento municipal, devendo, no entanto, ser precedida de comunicação obrigatória à corporação de bombeiros da respetiva área, com uma antecedência mínima de 48 horas.
Assim sendo, e se pretender realizar uma queima, deve seguir as indicações do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e lembrar-se que, por lei, é obrigatório comunicar esta atividade.



Twitter Facebook Favorites More