Traduzir

Rádio Graciosa


24 novembro 2018

Resumo Semanal de 19 a 23 de Novembro de 2018

Dormidas baixaram 16,1 % em Setembro

Na Região Autónoma dos Açores, no mês de Setembro, os estabelecimentos hoteleiros registaram 207,4 mil dormidas, representando um acréscimo homólogo de 0,5%.
Em termos de variações homólogas acumuladas, de Janeiro a Setembro, as ilhas que apresentaram variações homólogas positivas foram as ilhas do Corvo, do Pico e da Terceira, com variações respetivamente de, 17,3%, 4,4% e 0,9%. As ilhas do Faial, de São Miguel, das Flores, de Santa Maria, da Graciosa e de São Jorge, apresentaram variações negativas respetivamente de, 0,2%, 0,5%, 0,7%, 0,8%, 2,4% e 8,1%.
Analisando os dados do Serviço Regional de Estatística, a hotelaria graciosense registou 1.400 dormidas, em Setembro, uma redução de 16,1%, em relação às 1.668 dormidas do mesmo mês de 2017.
A taxa de ocupação foi de 25,9%, uma redução de 5,9% e a estada média de 2,28 noites, uma redução de 7,3%.
Os dados do SREA revelam ainda que em Setembro, os proveitos totais foram de 472.892 euros, correspondendo a uma variação homóloga de -11,5%.




Aumento de 12% na quota de goraz para o biénio 2019 e 2020

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou que os Açores vão aumentar em 12% a quota de goraz para o biénio 2019 e 2020, o que se traduz em mais 69 toneladas.
Segundo o Secretário Regional, o aumento de quota para esta espécie “é fruto da gestão racional deste recurso pela Região, e que é suportada por dados científicos”, acrescentando que o aumento de 12% “superou as expetativas, dado que a Região havia reivindicado um aumento da ordem dos 10%”.




Semana dos Resíduos com 10 acções na Graciosa

Para assinalar a "Semana Europeia da Prevenção de Resíduos", o município de Santa Cruz da Graciosa montou um ponto de recolha de resíduos perigosos junto ao coreto da Praça Fontes Pereira de Melo. O objetivo é que todos contribuam para “uma Graciosa mais LIMPA e mais SEGURA!”
Pelas escolas da Graciosa e ATLs vão passar as iniciativas, “Graciosa, a Baleia Vaidosa” e “Resíduos- Que Destino?”.
No fim semana os escuteiros de Guadalupe e Luz desenvolvem a ação “Não leve Resíduos para Casa” e várias entidades públicas unem-se para ações de sensibilização um pouco por toda a ilha, tendo como temas os óleos usados, resíduos perigosos e micropilhões.
Durante esta semana, as ações serão desenvolvidas de acordo com a temática “Prevenção de Resíduos Perigosos - É tempo de desintoxicar!”, com o objetivo de implementar ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos, visando a alteração dos comportamentos dos cidadãos europeus relativamente aos seus padrões e hábitos de consumo.




Câmara Municipal celebrou São Martinho com idosos

O evento comemorativo do Dia de São Martinho, juntou os utentes dos Lares de Idosos e dos Centros de Convívio da nossa ilha.
Segundo nota do Município, “foi uma tarde muito animada, no Multiusos da Graciosa, em que não faltaram as castanhas, algum vinho, muito dedo de conversa e, naturalmente, boa música.”




Junta de Freguesia da Luz faz manutenção no parque de retém da Fajã

São várias as infra-estruturas, ligadas à agricultura, que estão a cargo das juntas de freguesia, como é o caso dos parques de retém de gado.




Parque Natural vai promover “Presépio na Gruta”

A 20 de Dezembro, pelas 14h30, haverá a inauguração de um presépio elaborado pelo Parque Natural, com materiais reutilizáveis e elementos naturais.
O presépio estará patente até 6 de Janeiro na Furna da Maria Encantada, um dos vários tubos de lava associados ao Vulcão da Caldeira, a fim de promover a geodiversidade da ilha.





Temporada de Música e Canto da Ilha Graciosa 2018

Integrado na Temporada de Música e Canto da Ilha Graciosa 2018, decorrerá um Concerto do Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa e do Charales Chorus Minde, do Distrito de Santarém, no dia 24 de Novembro de 2018, Sábado, pelas 20h30, no Centro Cultural da Ilha Graciosa.
Este evento é uma iniciativa do Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa, com o apoio da Direção Regional da Cultura e da Câmara Municipal de Santa cruz da Graciosa.




Governo reforçou rubricas de investimento na rede viária e no turismo, mas Conselho de Ilha queria mais para a Graciosa

O Conselho de Ilha Graciosa reuniu ao final da tarde de Quarta-feira, nos Paços de Concelho, para a emissão de parecer sobre a proposta do Plano Regional Anual para 2019.
Em relação à anteproposta, analisada no passado mês de Outubro, os conselheiros constataram um reforço para a reabilitação de estradas e também para a promoção turística, com mais 50 mil euros, em cada uma das duas rubricas.
Vítor Mendes, Presidente do Conselho de Ilha Graciosa, afirma que se tratam de valores pequenos, em apenas duas, das cinco rubricas, paras as quais os conselheiros tinham alertado, que necessitavam ser reforçadas.
Apesar de não haver mais alterações, à anteproposta, Vítor Mendes, afirma que apesar de não estarem totalmente satisfeitos, verifica-se que o Governo está atento aos pareceres dos conselhos de ilha.
Recorde-se que, em Outubro, na análise à anteproposta, os conselheiros graciosenses viram como positivo o aumento do investimento em 1,3%, em comparação com 2018, mas entenderam ser preocupante a redução de verbas em algumas áreas.
É o caso do turismo, em que há redução de investimento na ordem dos 10%, as verbas para a rede viária, que os conselheiros entenderam como escassas, para o estado de degradação com que as estradas se encontram, o mesmo na área da habitação, na saúde, bem como na proteção da orla costeira.




PS Graciosa defende que a Governo mantenha maioria na Sata

O PS Graciosa emitiu um comunicado, após o anuncio de que o novo líder regional do PSD, Alexandre Gaudêncio, defendeu a privatização da SATA Internacional (Azores Airlines) em 51% e a SATA Air Açores em 49%.
Lembra o PS que “como é público, o PSD Açores apoiou, muito recentemente, a decisão do Governo dos Açores de alienar apenas 49% da SATA Internacional (Azores Airlines) e de manter a SATA Air Açores na esfera pública, sobretudo por ser uma empresa que presta um serviço insubstituível e de importância fundamental para a coesão dos Açores. “
O PS Graciosa, afirma que “estará sempre ao lado dos Açorianos, como sempre esteve, e, nesta circunstância, vamos também estar ao lado da SATA, defendendo que a Região mantenha o poder de decisão nestas duas empresas que são estratégicas para os Açores”.




Campanha SOS Cagarro 2018 com 164 salvamentos na Graciosa

Na Graciosa, foram salvas no total 164 aves, das quais 7 encontravam-se mortas.
O primeiro cagarro foi salvo a 19 de Outubro e o ultimo foi salvo a 12 de Novembro, tendo o pico da queda/ salvamento de cagarros, ocorrido a 28 de outubro, com 28 salvamentos.
O local onde foram registados mais salvamentos foi na Freguesia de São Mateus, mais concretamente no Porto Comercial.
Em relação às atividades dinamizadas, foram realizadas um total de 23 atividades, das quais 11 atividades de sensibilização SOS Cagarro, 1 operação SOS Cagarro com colaboração da Policia de Segurança Pública, 6 Brigadas noturnas SOS Cagarro, 1 atividade de anilhagem e salvamento e 4 atividades de sensibilização e salvamento.
No total, estiveram envolvidas 420 pessoas nas atividades desta Campanha na Graciosa.






Twitter Facebook Favorites More