Traduzir

Rádio Graciosa


06 outubro 2018

Resumo Semanal de 1 a 5 de Outubro de 2018

Incêndio em moradia nas Fontes apenas causou danos materiais

Os Bombeiros da Graciosa foram chamados, na tarde de 29 de Setembro, para um incêndio, numa moradia na localidade das Fontes.
O incêndio provocou apenas danos na habitação, com destruição de eletrodomésticos, móveis e uma parte do telhado. Os residentes na moradia não sofreram qualquer ferimento.
Segundo informação que recolhemos junto de Carlos Melo, Comandante dos Bombeiros da Graciosa, a origem do fogo terá estado numa máquina de secar roupa.
A moradia é propriedade da Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa e é utilizada para habitação social.
A autarquia já lamentou o sucedido e afirmou que espera “muito em breve reabilitar a habilitação para o regresso do agregado ao seu lar.”




Centro de Processamento de Resíduos da Graciosa com melhor gestão e eficiência

Os deputados do Partido Socialista residentes na Graciosa, acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Manuel Avelar, visitaram o Centro de Processamento de Resíduos da ilha, onde puderam constatar significativas melhorias na gestão daquela infraestrutura.
No final da visita, Ricardo Ramalho frisou que, desde a última visita dos deputados socialistas, “a reestruturação levada a cabo aumentou significativamente tanto na organização, como na saída destes resíduos, tendo ainda havido um reforço na mão-de-obra”, reforçando que “os trabalhadores daquele espaço têm feito um trabalho impecável, difícil mas que está a ter bons resultados”.




Alexandre Gaudêncio foi eleito presidente do PSD/Açores

Alexandre Gaudêncio foi eleito presidente do PSD/Açores, com 60,9 por cento dos votos, enquanto que Pedro Nascimento Cabral obteve 37,5 por cento.
Na Eleição do Presidente do PSD/Açores, decorrida na Graciosa, os resultados foram de Pedro Nascimento Cabral – 45 votos, Alexandre Gaudêncio – 28votos e Brancos – 1.




Nova Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa entrou em funções

Recorde-se que a 18 de Setembro ultimo, o Presidente do Governo dos Açores tornou pública, a nomeação de Cláudia Raquel Silva, para nova presidente do Conselhos de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa.
Os restantes membros do novo conselho de administração são Paulo Vasconcelos, enfermeiro, que transita da administração anterior e Arabela Melo, assistente técnica, no departamento de pessoal da unidade de saúde.




Câmara Municipal aprovou apoios

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa realizou a última reunião de Setembro, no passado dia 27, na Junta de Freguesia de Guadalupe.
No período antes da ordem do dia, o vereador António Reis perguntou pelo ponto de situação da obra na rede de águas Grotas II. A vice-presidente Conceição Cordeiro, que presidiu ao encontro, esclareceu que já foi feita a entrega provisória da empreitada, tendo a autarquia informado o empreiteiro da necessidade de pequenas correções, que já estão a ser realizadas.
Na ordem de trabalhos, foi aprovado por unanimidade, apoio de 100 euros, ao Motoclub Ilha Graciosa, para a realização da terceira etapa do VI Prova Todo o Terreno. Neste ponto o vereador António Reis chamou atenção de que no final do anterior mandato foi concedido um apoio muito superior a um evento semelhante.
Por unanimidade, foi também aprovada a participação do município no XV Jantar Convívio Graciosense, com a oferta de vários produtos típicos, esferográficas, entre outros produtos do município.
À Junta de Núcleo da Graciosa, do Corpo Nacional de Escutas, o executivo aprovou um apoio de 264 euros, para despesas com o Conselho Regional de Representantes, que se realizou na Graciosa nos últimos dois dias do mês de Setembro.
Também foi aprovado o patrocínio ao espetáculo de magia e ilusionismo de Ruben Oliveira, que se vai realizar Quinta-feira na Graciosa, com a cedência de estadia, publicidade e disponibilidade do Centro Cultural.




Autarca de Guadalupe alerta para necessidades da freguesia

Em relação à obra de águas Grotas II, Marco Nuno Silva alertou para tubos soltos, que se encontram no Caminho do Poço Velho e quis saber se houve intervenção na Canada do Moinho. Conceição Cordeiro esclareceu que iria alertar a empresa para a limpeza dos materiais na estrada e explicou que a colocação de piso betuminoso, na canada, não está contemplada no projeto.
O autarca de Guadalupe pediu ainda apoio na aquisição de tinta, para pintura do cemitério de Guadalupe, apoio para o qual terá uma resposta, depois de feito o ofício, conforme sugeriu Conceição Cordeiro.




Graciosa recebeu Conselho Regional da Junta dos Açores do Corpo Nacional de Escutas

O conselho, presidido por Adelaide Telles, fez uma avaliação das atividades de cada núcleo da região nomeadamente o Rover açoriano atividade para a IV secção que decorreu na ilha das Flores e Corvo. Foram ainda apresentadas contas e delineadas prioridades de ação para o escutismo católico açoriano no próximo ano.




Morreu Manuel Bettencourt Ramos graciosense ligado às comunicações

O Graciosense Manuel Bettencourt Ramos faleceu no início desta semana, na sua casa em São Miguel, onde vivia já há alguns anos.
Tinha 82 anos e morreu de doença súbita, poucas semanas depois de ter estado na Graciosa, de visita à sua terra.
Manuel Ramos era um homem muito ligado às comunicações e foi através desse gosto que aceitou ser o responsável técnico da Rádio Graciosa nos primeiros anos da existência da estação de rádio. Também foi pioneiro nas experiências televisivas e primeiro responsável pela construção e manutenção do retransmissor da RTP Açores na Graciosa.
A Rádio Graciosa endereça as condolências à família.


Twitter Facebook Favorites More