Traduzir

Rádio Graciosa


31 março 2018

Resumo Semanal de 26 a 30 de Março de 2018

Graciosa vai ter Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil com capacidade para 20 jovens

O Governo dos Açores vai reforçar a Rede Regional dos Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ), prevendo-se que, até ao final do primeiro semestre deste ano seja implementado o CDIJ da Graciosa, afirmou a Secretária Regional da Solidariedade Social.
Atualmente, existem 10 Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil na Região, a funcionar nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, com capacidade para acompanhar 800 jovens.
Estes Centros constituem uma resposta social criada especificamente nos Açores, que visa promover o desenvolvimento de ações socioeducativas junto de jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, em situações de risco e/ou oriundos de contextos socioeconómicos desfavorecidos e multiproblemáticos.





Chumbada proposta para ligações diárias da Linha Amarela entre ilhas do Grupo Central

O grupo parlamentar do PSD/Açores condenou o chumbo do PS à resolução dos social-democratas que recomendava ao Governo regional a revisão urgente das ligações marítimas operadas pela Atlânticoline no Grupo Central, reajustadas — com graves prejuízos para estas ilhas — na sequência do acidente com o “Mestre Simão” e da decisão do executivo de suspender a ‘Linha Lilás’.
Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Terceira, Luís Rendeiro, Mónica Seidi e César Toste; pela Graciosa, João Bruto da Costa; por São Jorge, António Pedroso; pelo Pico, Marco Costa e Jorge Jorge; e pelo Faial, Carlos Ferreira e Luís Garcia, todos subscritores da iniciativa do PSD/Açores, consideravam urgente a discussão do diploma em plenário, sem baixar à comissão de especialidade, para que, uma vez aprovado, o executivo pudesse intervir a tempo de as recomendações serem acatadas antes do início da operação.





USIG promove programa de troca de seringas

O programa visa prevenir infeções nas pessoas que utilizam drogas injetáveis e consta da distribuição gratuita de um kit.
O lema é “Diz não a uma seringa em segunda mão”.





Câmara Municipal adjudicou empreitada de requalificação de pauis, centro histórico e zonas envolventes de Santa Cruz

A obra foi adjudicada à empresa A.R. Casanova, pelo valor de 645.358.17€ mais IVA e o seu prazo de execução da obra será de um ano.
O projeto engloba os dois Pauis e arranjos dos jardins incluindo nova iluminação, Largo Vasco da Gama incluindo uma rotunda, Rua Jacinto Cândido, Rua Alexandra Herculano (Rua das Flores) Rua Serpa Pinto, Rua D. João IV e o largo Francisco Paula B. Barcelos com a requalificação do espaço onde existia a bom de gasolina.
Todo o processo será enviado para o Tribunal de Contas e a autarquia fica a aguardar o visto, para que a obra tenha inicio.





Orçamento Participativo conta já com 20 ante propostas para a Graciosa

Para a Graciosa está alocada uma verba de 31 mil euros, sendo que o limite máximo das propostas a apresentar é de 6.200 para a área da juventude e de 24.800 euros para as áreas do ambiente, turismo e inclusão social.
De momento estão já apresentadas 20 propostas para a Graciosa, sendo que a maioria (11) são na área do Turismo, seguindo-se Juventude (6), Inclusão Social (2) e Ambiente (1).
Regista-se assim uma participação bastante significativa da comunidade graciosense, com ideias bastante variadas para investimentos na ilha.






Clube de Veteranos da Graciosa em digressão aos Estados Unidos da América de 2 a 15 de Maio

A comunidade de emigrantes, em Lowell e Peabody, prepara-se para receber a equipa graciosense, com uma festa beneficente, a realizar a 5 de Maio. A comitiva graciosense será cerca de 18 pessoas, entre os quais a equipa de futebol e alguns poucos acompanhantes.
Entretanto, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa aprovou um apoio de 1.162 euros, que se destinam à compra de equipamentos.





Casa Lagar de Pedra atingiu pontuação máxima no galardão Miosótis

Localizado no Caminho dos Poços, na Ribeirinha, freguesia de Guadalupe, este novo empreendimento turístico ficou concluído no verão de 2017 e tem todas as condições para receber bem quem nos visita. De destacar o excelente trabalho de recuperação do espaço mantendo o traço da típica cozinha graciosense e o lagar, que dá o nome à casa.
A Casa “Lagar de Pedra” recebeu pontuação máxima, feito só conseguido por um outro estabelecimento de Santa Maria o que segundo a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo atesta a excelente qualidade deste empreendimento.
Marta Guerreiro afirma que as preocupações ambientais estão na origem deste galardão, cuja renovação ocorre de 2 em dois anos.





Graciosa com 4 águas balneares identificadas em 2018

No Concelho de Santa Cruz da Graciosa estão identificadas as zonas balneares de Praia de São Mateus, Piscinas do Carapacho na Luz e Barro Vermelho e Calheta, ambas na freguesia de Santa Cruz.
A Direção Regional dos Assuntos do Mar é a entidade responsável pelo processo de identificação das águas balneares no arquipélago e pela monitorização da sua qualidade.





Centro de Visitantes da Furna do Enxofre registou 6.700 visitantes em 2017

Foram registados no ano passado mais de 130 mil visitantes nos Centros Ambientais dos Açores, o que representa um aumento de 13% relativamente a 2016.
Marta Guerreiro salientou que o centro da Caldeira "acompanha esse nível de crescimento”, tendo recebido no ano passado cerca de 6.700 visitantes, o que corresponde a uma assinalável evolução positiva de cerca de 15%.






Centro de Processamento de Resíduos é alvo de monitorizações semanais

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo visitou o Centro de Processamento de Resíduos da Graciosa, onde acompanhou os trabalhos que estão em curso tendo em vista o melhoramento das condições de funcionamento desta infraestrutura.
A Secretária Regional salientou que, “neste caso em concreto, houve uma acumulação de resíduos, incluindo materiais recicláveis e refugo, durante o ano de 2016, levando a Direção Regional do Ambiente a exigir à concessionária a implementação de um plano de regularização da operação”.
A titular da pasta do Ambiente acrescentou que, no âmbito desse plano, “têm sido efetuadas monitorizações semanais por parte da Direção Regional do Ambiente, registando-se uma evolução bastante significativa na atividade e nas condições de operação deste Centro de Processamento de Resíduos”.
O Centro de Processamento de Resíduos da Graciosa, em 2016, expediu para reciclagem 322 toneladas de resíduos de embalagem, tendo, em 2017, encaminhado para as entidades gestoras um total de 701 toneladas.







Twitter Facebook Favorites More