Traduzir

Rádio Graciosa


28 março 2018

"Casa Lagar de Pedra" recebeu Galardão Miosótis- Um dos dois únicos empreendimentos açorianos a conseguir pontuação máxima


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, iniciou a entrega dos primeiros galardões ‘Miosótis’ de 2018, a empreendimentos turísticos dos Açores, no empreendimento “Lagar de Pedra”, na Graciosa.
Localizado no Caminho dos Poços, na Ribeirinha, freguesia de Guadalupe, este novo empreendimento turístico ficou concluído no verão de 2017 e tem óptimas condições, para receber bem, quem nos visita. De destacar o excelente trabalho de recuperação do espaço, mantendo o traço da típica cozinha graciosense e o lagar, que dá o nome à casa.
A Casa “Lagar de Pedra” recebeu pontuação máxima, feito só conseguido por um outro estabelecimento de Santa Maria, o que segundo a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo atesta a excelente qualidade deste empreendimento.
Em 2018, são contemplados 18 novos estabelecimentos e há 37 renovações, sendo de destacar que apenas 2 obtiveram a pontuação máxima.


Marta Guerreiro afirma que as preocupações ambientais estão na origem deste galardão, cuja reavaliação e renovação decorre de 2 em dois anos.
O objetivo do Governo é que de ano para ano haja cada vez mais aderência ao programa, caminhando para o grande objetivo de certificar o arquipélago, enquanto destino turístico sustentável.
Marta Guerreiro destacou ainda a importância do 'Miosótis', existente desde 2012, enquanto “marca ambiental credível e rigorosa, que reconhece as boas práticas dos alojamentos, ao mesmo tempo que sensibiliza, quer funcionários, quer clientes, para o uso alargado das boas práticas ambientais”.
O galardão atribui vários níveis de reconhecimento a empreendimentos turísticos regionais pelos seus bons comportamentos ambientais, implementados em diferentes valências, nomeadamente ao nível da poupança de recursos, da correta gestão dos resíduos e da valorização local, num processo totalmente gratuito, quer de inscrição, quer de renovação, uma vez que é válido por dois anos.
Nos Açores, existem já 102 estabelecimentos de alojamento, classificados com o Galardão Miosótis.











Twitter Facebook Favorites More