Traduzir

Rádio Graciosa


06 janeiro 2018

Mestre Simão encalhou na manhã deste Sábado na Madalena do Pico ( Atualização)

 O navio Mestre Simão encalhou na manhã deste Sábado na Madalena, Ilha do Pico.
Os passageiros foram todos salvos, incluindo a tripulação, com recurso às balsas salva vidas. A bordo estavam pessoas de várias idades, incluindo crianças.
A RTP Açores adiantou que “de acordo com fontes locais, o navio foi empurrado por uma vaga para as rochas quando manobrava na Madalena”. 

Na manhã de hoje, o navio “Mestre Simão”, que transportava 61 passageiros e 9 tripulantes na viagem entre a Horta, ilha do Faial, e a Madalena, ilha do Pico, encalhou na zona da Madalena, quando se preparava para atracar neste porto, confirmou o Governo dos Açores.

De imediato foram desencadeados os procedimentos previstos para esta situação, suscitando a intervenção da Autoridade Marítima, nomeadamente da Capitania do Porto da Horta, e da empresa Portos dos Açores.
Foram evacuados os 61 passageiros que viajavam na embarcação, aos quais foi prestado apoio médico por prevenção na zona do Porto da Madalena.
Para além da comoção provocada pelo acontecimento, não há outras situações médicas a registar.
A Secretária Regional, Ana Cunha, segue ainda hoje para a ilha do Pico para visitar o local.

A Marinha, em comunicado informou que "durante as próximas horas, e possivelmente durante os próximos dias, serão desenvolvidas as ações necessárias para se verificar o estado de segurança da embarcação, colocação de barreiras de contenção para controlar potenciais situações de derrame de combustível e para se efetuar o desencalhe e reboque da embarcação "Mestre Simão", cuja responsabilidade recairá agora no armador, a Atlanticoline.
As operações estão a ser coordenadas no local pela Autoridade Marítima através do Capitão do Porto da Horta, apoiadas pelos recursos logísticos e materiais da Marinha na região, em especial através da projeção de pessoal e material a bordo do navio patrulha oceânico "Viana do Castelo."


Imagens: José Pereira e Vasco Pernes (Facebook) e António Faria (Youtube)

Twitter Facebook Favorites More