Traduzir

Rádio Graciosa


03 novembro 2017

Resumo Semanal de 30 de Outubro a 3 de Novembro de 2017


Assembleias das 4 freguesias da Graciosa já estão todas em funções

Os eleitos das Assembleias das 4 Freguesias do Concelho de Santa Cruz da Graciosa, já tomaram todos posse para o mandato 2017/2021.
Depois da instalação da Assembleia de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa, na semana passada seguiram-se as Assembleias de Freguesia de Guadalupe, São Mateus e Luz.
Na passada segunda-feira, na Junta de Freguesia de Guadalupe tomaram posse o presidente Marco Nuno Silva, a secretária Sandra Picanço e o tesoureiro Rafael Bettencourt.
Norberto Bettencourt foi eleito por maioria presidente da assembleia de freguesia de Guadalupe, Tatiana Silva a 1ª secretária e Maria Goreti Bettencourt a 2ª secretaria.
Na última Quarta-feira, foram instalados os novos membros na tomada de posse para a Junta de Freguesia de São Mateus.
Na Assembleia de Freguesia, tomaram posse Manuel José da Silva Ramos, como Presidente de Junta,  Lucy Silva como tesoureira e  Manuel Maria Sousa como secretário.
Para a Mesa da Assembleia de Freguesia foram escolhidos Paulo José Vasconcelos, como presidente, Jorge Miguel Sousa, como primeiro secretário, e Eduarda Maria da Luz, como segunda secretária, com cinco votos a favor e dois brancos.
Na passada quinta-feira, George Ortins assumiu a Presidência da Junta da Luz, tendo sido escolhido como secretário Manuel Baltazar Picanço, com cinco votos a favor e quatro contra, e como tesoureiro André Simas, com sete votos a favor, substituindo Maria de Jesus Silva, após ter perdido com três votos a favor e quatro contra.
A Mesa de Assembleia, ficou composta por Maria de Jesus Sousa, como presidente, Márcia Silva, como primeira secretária, e Belchior Bettencourt, como segundo secretário.





Novo relvado do Estádio Municipal custou 45 mil euros e investimento vai continuar

Os trabalhos envolveram uma limpeza total, seguiu-se a fase de sementeira e tratamento com fertilizantes, através de uma empresa especializada, trabalho que custou 45 mil euros ao município.
Conceição Cordeiro, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, revelou que segue-se agora contrato para a manutenção do relvado, tendo a Câmara Municipal adquirido equipamentos adequados ao corte e tratamento do tapete de relva.
O investimento no Complexo Desportivo vai continuar, seguindo-se o arranjo do Campo de Treinos, para que o relvado principal não sofra desgaste.
O campo será de relva natural, devido ao fato de não haver fundos comunitários para criação de novos relvados sintéticos.





Avelar Santos pugna pela inclusão da Graciosa na “Linha Lilás” da Atlanticoline”

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa participou, na passada Quinta-feira, numa reunião da Comissão Permanente de Economia, na delegação da ALRAA em Ponta Delgada, com o intuito de se pronunciar sobre o Projeto de Resolução n.º 36/XI do PSD, que “recomenda ao Governo Regional que desenvolva as medidas necessárias à inclusão da Graciosa na “Linha Lilás” da Atlanticoline”.
No encontro, Manuel Avelar Santos reiterou a sua opinião de que a Graciosa deverá ser incluída na referida linha, à experiência, por um período de pelo menos um ano, para que posteriormente se possa efetuar uma análise e tirar conclusões quanto à efetiva pertinência e utilidade desta inclusão para a nossa ilha.
Trata-se de um assunto importante para o desenvolvimento turístico e económico da Graciosa, com todos os setores económicos e organismos públicos Graciosenses, a entenderem que a Graciosa deve fazer parte desta linha.






Horário de Inverno da Sata mantém 12 escalas mas em horários diferentes

Os horários para o "Inverno IATA" da SATA, transportadora aérea regional, entraram em vigor no domingo, 29 de Outubro e vão vigorar até 24 de Março de 2018.
A Graciosa vai continuar a receber 12 escalas semanais, pelo terceiro inverno consecutivo, mas há mudanças nos horários dos voos.
Assim ao Domingo a chegada dá-se às 16:05, na Segunda-feira há voo às 10:15 e 16:00, na Terça-feira às 12:00 e 15:35, na Quarta-feira às 10:05 e 14:55, na Quinta-feira pelas 09:55 e 15:35, na Sexta-feira há chegadas às 09:55 e 14:55 e aos Sábados às 12:20.





Exposições, Teatro, Leitura Partilhada e Concertos na agenda cultural de Novembro

Na agenda cultural de Novembro, o Museu da Graciosa apresenta como peça do mês uma máquina de costura.
Trata-se de uma peça em madeira, aço e plástico, datada da 1ª metade do séc. XX, usada na confeção de vestuário. A máquina pertencia a Maria Fernandes Espínola, da Luz.
No penúltimo mês do ano, o Museu da Graciosa tem patente ainda a coleção do 2º semestre, com uma mostra de algumas das peças da coleção de olaria do Museu, bem como a mostra fotográfica dedicada à Festa do Divino, com referências às tradições do Espírito Santo na Graciosa.
A 4 de Novembro, pelas 21H30, na Casa do Povo da Praia, o clube de leitura ”Sementes de leitura” do grupo de teatro “A Semente”, promove o prazer da leitura partilhada, tendo como convidada a actriz Eleonora Duarte.
A 12 de Novembro, pelas 21H00, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, há concerto integrado na Temporada de Música e Canto da Ilha Graciosa, uma iniciativa do Coro da Matriz de Santa Cruz da Graciosa, este evento vai contar com os concertos do coro anfitrião, o Coro da Matriz e do Coro Cant’Arte de Torres Vedras.
A 18 de Novembro, pelas 21H00, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, integrado na Temporada de Teatro da Ilha Graciosa, o TIL – Teatro Independente de Loures apresenta a “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico Garcia Lorca.
A 11 e 18 de Novembro, há palestra a visitas comentadas ao Museu da Graciosa, roteiros geoculturais pela Rede Museológica de Recursos Patrimoniais da Ilha Graciosa, nos dias 1 e 7 e o serviço educativo do Museu, em parceria com o Parque Natural, no Dia Internacional das Reservas da Biosfera, vai falar do trabalho agrícola e do ciclo do pão, nomeadamente dos cereais e da moagem, culminando a actividade com uma visita ao Moinho de Vento das Fontes.






Graciosa Futebol Clube e Mocidade Praiense comemoraram mais um aniversário

O Mocidade Praiense, clube da Freguesia de São Mateus foi criado a 1 de Novembro de 1939, com vista a promoção da prática desportiva na Freguesia de São Mateus.
O Graciosa Futebol Club, de Santa Cruz da Graciosa, foi fundado a 13 de Agosto de 1939, mas celebra tradicionalmente a 1 de Novembro, a passagem do aniversário da sua fundação.






Dia Internacional das Reservas da Biosfera assinalado com atividade sobre os cereais

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através dos Parques Naturais dos Açores, promove, a 3, 5 e 11 de novembro, a realização de diversas iniciativas no âmbito do Dia Internacional das Reservas da Biosfera.
As iniciativas terão lugar nas quatro ilhas dos Açores que estão classificadas como Reservas da Biosfera pela UNESCO, que atribui esta distinção a “laboratórios vivos" onde se desenvolvem como funções principais a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, assim como o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico, atuando ainda como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização, tendo sempre em vista a partilha de informação e de experiência adquirida.
Na sexta-feira, 3 de novembro, o Parque Natural da Graciosa, em parceria com o Museu da Graciosa, realiza, pelas 15H30, uma visita guiada a um moinho de vento, localizado nas Fontes, com um grupo organizado de crianças. O serviço educativo do Museu, vai falar do trabalho agrícola e do ciclo do pão, nomeadamente dos cereais e da moagem.




Governo abriu pesca do goraz para o monte

Devido à nova forma de gestão da quota do goraz estabelecida no início do ano, os Açores ainda têm disponível 28% da quota atribuída para 2017, assim os pescadores vão poder pescar mais goraz no final do ano, quando esta espécie atinge valores mais elevados no mercado, contribuindo para o aumento dos seus rendimentos”.
Um despacho publicado em Jornal Oficial, na Segunda-feira, permite que os pescadores açorianos possam pescar ‘para o monte’, mas cada embarcação de pesca continua a ter como limite de captura 2% da quota global atribuída aos Açores para esta espécie, o que corresponde a cerca de 10 toneladas.
O diploma entrou em vigor terça feira, 31 de outubro, e vigora até 31 de dezembro.

Twitter Facebook Favorites More