Traduzir

Rádio Graciosa


29 outubro 2017

Resumo Semanal 23 a 27 Outubro 2017


Clubes da Graciosa ameaçam suspender atividade desportiva caso não seja resolvido problema da arbitragem

Numa carta aberta, dirigida ao presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, Mocidade Praiense, Graciosa Futebol Club, Desportivo Luzense, Sporting de Guadalupe e Sport Club Marítimo, reivindicam uma posição da associação sobre a situação da arbitragem, nos jogos das competições locais, organizados pela AFAH na Graciosa.
A AFAH em resposta marcou uma reunião para o dia 1 de novembro, na Graciosa, com todos os clubes da Graciosa para tentar resolver a questão. Estarão presentes o Presidente da AFAH e o Presidente do Conselho de Arbitragem.






Workshop de Patchwork foi um sucesso

Esta ação de formação contou com a colaboração da formadora Salomé Vieira, que esteve na ilha a ministrar o curso, na Biblioteca Pública de Santa Cruz da Graciosa, a 12 formandas.
Retalhos loucos, patchwork, embutidos e aplique foram as técnicas ensinadas nesta formação, que resultaram em trabalhos diversos de grande beleza.
Nos artigos para o lar, foram executados centros de mesa, quadros, almofadões, abafadores entre outros. Há ainda outro tipo de artigos, como as decorações de Natal, malas e carteiras, tudo executado em tecido.






Aumento de 40,5% no pescado capturado em setembro

Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, Setembro foi o melhor mês do ano de 2017 para o setor piscatório graciosense, com 11.265 quilos de peixe, um aumento de 40,5% face aos 8.014 quilos do mesmo mês de 2016.
Em termos homólogos acumulados de janeiro a Setembro, Graciosa, a par de São Miguel, foram as ilhas que pioraram os valores da captura de peixe.
Nos primeiros nove meses deste ano, entraram na Lota da Graciosa 79.090 quilos de pescado, quando em igual período de 2016 tinham sido 100.165 quilos, o que se traduz numa diminuição de cerca de 21 toneladas de peixe.






Rede Museológica dos Recursos Patrimoniais da Ilha Graciosa em trabalho desde 2010

Desde o ano de 2010, que de forma estruturada, encontra-se em funcionamento a Rede Museológica dos Recursos Patrimoniais da Ilha Graciosa, o primeiro caso de estudo académico apresentado na Universidade dos Açores sobre esta temática, sendo também pioneiro nos Açores na implementação e trabalho com o Património, a História, a Museologia, os recursos patrimoniais e o desenvolvimento local de uma comunidade ou ilha. 
Os objectivos desta Rede são de continuar a identificar, preservar, divulgar e apoiar os espaços museológicos e os recursos patrimoniais graciosenses; continuar a concretizar roteiros temáticos e circuitos turísticos pela ilha; e potenciar e coordenar algumas actividades entre os parceiros, explorando e apoiando a vertente turística e cultural.
Presentemente, a Rede integra ou apresenta o Museu da Vida Rural, a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa (ACDRG), a Ecoteca da ACDRG, o Museu da Graciosa-Núcleo, o Moinho de Vento, o Barracão dos Botes de Santa Cruz, o Ilhéu da Baleia, o Porto Afonso,  o Complexo de água do Tanque, a Caldeirinha, a Serra Branca, a Caldeira, a Furna do Enxofre, as Termas do Carapacho, a Fábrica das Queijadas,  restauração, entre outros. Em termos de recursos patrimoniais e parceiros, a Rede está em permanente actualização.
                                                                                                                                        






Exercício “AÇOR 2017” desenvolveu-se em resposta a um sismo 6,5 na escala de Richter na Ilha Graciosa

O Exercício, da responsabilidade do Comando Operacional dos Açores, envolveu, para além dos três Ramos das Forças Armadas, o Serviço Regional de protecção Civil e Bombeiros dos Açores.
O objetivo foi o treino operacional conjunto dos comandos, forças e meios sedeados na Região Autónoma dos Açores, em resposta a uma situação de crise, no apoio a ações de proteção civil, servindo para treinar a articulação e interoperabilidade das forças e meios atribuídos.
O cenário do exercício foi baseado na resposta a um sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter, que ocorreu na Ilha Graciosa, provocando elevado número de vítimas e danos materiais.
O general Amândio Miranda, Comandante Operacional dos Açores, disse que um sismo é apenas uma das muitas ocorrências, em que as forças armadas podem auxiliar a proteção civil.
Como se trata de ilhas, o importante deste tipo de exercícios para as forças armadas é testar a capacidade de comando e controlo, mas também a projeção para o terreno, ou seja fazer chegar os meios, a onde eles são necessários.
Amândio Miranda garante que os açorianos “tem as forças armadas sempre do lado deles”.







Vereação PSD alerta para derrame de água na Canada do Poço que nunca foi resolvido

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu esta Quinta-feira, na junta de Freguesia da Luz.
No encontro presidido pela vice-presidente Maria Conceição Cordeiro, o vereador António Reis relembrou o derrame de água á entrada da Canada do Poço, que continua por resolver apesar de estar a decorrer a empreitada da rede de águas. A vice-presidente esclareceu que apesar da autarquia ter insistido para que a obra se inicia-se nos reservatórios de água, não foi possível ocorrer por ser necessário material especializado, que só agora chegou à ilha. Conceição Cordeiro informou que o próprio município tentou resolver o problema, mas sem sucesso.
O vereador do PSD, disse ainda que foi abordado pelo autarca de Guadalupe sobre o não pagamento do acordo, para manutenção do Campo de Guadalupe, tem Conceição Cordeiro afirmado que o assunto será imediatamente resolvido.





Twitter Facebook Favorites More