O Presidente do Governo dos Açores defendeu que,
apesar dos indicadores positivos registados no turismo, é necessário que as
entidades públicas e privadas garantam uma postura de exigência e de
inconformismo determinante para assegurar a sustentabilidade deste setor.
“Essa exigência e esse inconformismo são a chave para
o sucesso e para a sustentabilidade deste setor”, frisou Vasco Cordeiro, que
falava na apresentação do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos
Açores, elaborado pelo IPDT – Instituto de Turismo.
De acordo com Vasco Cordeiro, a partir de agora, há
trabalho que terá de ser desenvolvido pelas entidades públicas, a começar pelo
Governo dos Açores, mas também pelas entidades privadas, no sentido de seguir
estas linhas orientadoras.
Vasco Cordeiro deixou, ainda, um alerta, não só do
muito trabalho a fazer do ponto de vista da qualificação de produtos e de
serviços, mas também de que a sustentabilidade ambiental, económica e social do
Turismo dos Açores é responsabilidade de todos.
“Este Plano valerá aquilo que todos nós quisermos e
fizermos para que ele valha. Não é pelo facto de termos um documento minucioso
e aprofundado que o Turismo dos Açores terá amanhã melhores ou piores
indicadores. Terá sim melhores indicadores se todos nós assumirmos esta
estratégia e agirmos em conformidade”, afirmou Vasco Cordeiro.
O Plano Estratégico
e de Marketing do Turismo dos Açores tem como objetivo central a definição de
um conjunto de estratégias com vista ao alcance de três grandes resultados,
nomeadamente a qualificação e desenvolvimento sustentável do Turismo, a
preservação do meio ambiente e o desenvolvimento do Turismo como ferramenta de
dinamização da economia regional em todas as ilhas.