O governo está a pedir aos açorianos para
participarem na elaboração do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo
dos Açores, com o horizonte 2020, como sendo o trabalho “mais abrangente” até
agora realizado nos Açores para este setor.
A
construção de um destino turístico assenta em dois vetores principais, a
estruturação, qualificação e valorização da oferta e a promoção.
O documento em preparação resultará num
conjunto de planos de ação para implementação imediata, estando previstas
algumas medidas como o desenvolvimento de produtos âncora por ilhas e as
medidas que visam a sua qualificação e valorização, assim como o
desenvolvimento de uma estratégia de cultura para o Turismo, transversal a toda
a sociedade, potenciadora do desenvolvimento permanente do bem receber.
João Bettencourt, Director Regional do
Turismo, presidiu ao final da tarde de Quarta-feira, à sessão de recolha de
contributos na Graciosa, a 4ª realizada no arquipélago.
O plano está a ser elaborado desde 2014 tem
como objectivo definir uma estratégia eficaz de desenvolvimento de turismo na
região.
Todos os contributos devem ficar espelhados
na versão final do plano estratégico, que será entregue em final de Maio e é um
documento aberto, estando garantida a monitorização das medidas, para se
perceber se está-se a caminhar num bom caminho.
Numa plateia composta por autarcas,
empresários, operadores turísticos e autoridades locais ouviram-se os
contributos de que o turismo na Graciosa nunca poderá ser de massas e as
acessibilidades são o maior entrave à entrada e saída da Graciosa. Maus
horários, preços e aeronaves pequenas foram os principais problemas abordados
na área dos transportes.
A falta de uma Marina, entraves e burocracia
exagerada quando as autarquias querem fazer investimentos, falta de compreensão
entre governo regional e empresários da ilha, bem como uma grande falha na
promoção da Graciosa, que raramente aparece nas campanhas regionais, foram
outros problemas elencados e que urge corrigir para o turismo crescer na
Graciosa.
A Graciosa é propicia a um destino virado
para a natureza, em especial a riqueza do nosso mar, beleza da paisagem com
recantos especiais, espécies de aves únicas no Mundo, eventos culturais,
gastronomia, termalismo, etc. tendo
ficado ainda definido que é preciso também organizar a oferta cá dentro, com
encontros entre todos os intervenientes.
Mais contributos podem ainda ser enviados
para ipdt@ipdt, até à segunda semana de Maio.