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Rádio Graciosa


23 abril 2015

Graciosenses deram contributos para o Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores, com o horizonte 2020

O governo está a pedir aos açorianos para participarem na elaboração do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores, com o horizonte 2020, como sendo o trabalho “mais abrangente” até agora realizado nos Açores para este setor.

 A construção de um destino turístico assenta em dois vetores principais, a estruturação, qualificação e valorização da oferta e a promoção.
O documento em preparação resultará num conjunto de planos de ação para implementação imediata, estando previstas algumas medidas como o desenvolvimento de produtos âncora por ilhas e as medidas que visam a sua qualificação e valorização, assim como o desenvolvimento de uma estratégia de cultura para o Turismo, transversal a toda a sociedade, potenciadora do desenvolvimento permanente do bem receber.
João Bettencourt, Director Regional do Turismo, presidiu ao final da tarde de Quarta-feira, à sessão de recolha de contributos na Graciosa, a 4ª realizada no arquipélago.
O plano está a ser elaborado desde 2014 tem como objectivo definir uma estratégia eficaz de desenvolvimento de turismo na região.
Todos os contributos devem ficar espelhados na versão final do plano estratégico, que será entregue em final de Maio e é um documento aberto, estando garantida a monitorização das medidas, para se perceber se está-se a caminhar num bom caminho.

Numa plateia composta por autarcas, empresários, operadores turísticos e autoridades locais ouviram-se os contributos de que o turismo na Graciosa nunca poderá ser de massas e as acessibilidades são o maior entrave à entrada e saída da Graciosa. Maus horários, preços e aeronaves pequenas foram os principais problemas abordados na área dos transportes.
A falta de uma Marina, entraves e burocracia exagerada quando as autarquias querem fazer investimentos, falta de compreensão entre governo regional e empresários da ilha, bem como uma grande falha na promoção da Graciosa, que raramente aparece nas campanhas regionais, foram outros problemas elencados e que urge corrigir para o turismo crescer na Graciosa.
A Graciosa é propicia a um destino virado para a natureza, em especial a riqueza do nosso mar, beleza da paisagem com recantos especiais, espécies de aves únicas no Mundo, eventos culturais, gastronomia, termalismo,  etc. tendo ficado ainda definido que é preciso também organizar a oferta cá dentro, com encontros entre todos os intervenientes.
Mais contributos podem ainda ser enviados para ipdt@ipdt, até à segunda semana de Maio.





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