Traduzir

Rádio Graciosa


09 agosto 2013

Vida e obra de Manuel Cunha Vasconcelos Júnior dada a conhecer aos graciosenses



Teve lugar ontem, no Multiusos de Santa Cruz da Graciosa, uma palestra sobre a vida e obra do Graciosense Dr. Manuel Cunha Vasconcelos Júnior, distinto médico que prestou serviços relevantes à medicina.
Esta palestra teve como orador o Dr. Manuel Poppe e na altura foi lançado o opúsculo “Na sua mão direita – Manuel de Vasconcelos, curador do sofrimento humano”.
Manuel de Vasconcelos nasceu a 28 de Janeiro de 1901 em São Mateus, descendente de uma família de homens do mar.
Faleceu em Novembro de 1964 em Guarda, gravemente doente. Foi médico radiologista no Hospital e Sanatório da Guarda.
Num Pavilhão Multiusos com boa lotação, Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, falou deste graciosense, que numa época difícil conseguiu estudar.
Manuel Vasconcelos Júnior, foi um Graciosense que deixou a sua ilha, para fazer um trabalho importante noutra parte do nosso pais.
Jorge Cunha, Director do Museu da Graciosa, apresentou Manuel Poppe como um escritor reconhecido nacional e internacionalmente, premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e com muitas obras publicadas, a maioria com tradução em várias línguas.
Manuel Poppe, que conheceu pessoalmente Manuel Vasconcelos, falou da vida do médico graciosense marcada pelo amor pelo outro, como forma de amar tudo.
Leopoldo Moniz, familiar mais próximo do homenageado falou do orgulho neste graciosense ilustre.
Foi sugerido ainda que o seu nome seja dado a uma rua ou lugar da Graciosa, ilha onde nasceu.






 

Twitter Facebook Favorites More