Traduzir

Rádio Graciosa


26 julho 2013

Resumo Semanal 22 a 26 de Julho de 2013


 

Hotelaria com ocupação de cerca de 42% em Julho


O delegado dos Açores da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) revelou que os hotéis da região estão este mês com taxas de ocupação a rondar os 85 por cento, havendo um "acréscimo significativo" de turistas estrangeiros.

O hoteleiro disse ao Jornal Açoriano Oriental que em termos comparativos com o ano passado, deverá haver um “acréscimo significativo” de turistas oriundos do mercado estrangeiro, mas “resta saber” se em número suficiente para “colmatar a falha” do mercado nacional.
Humberto Pavão explica que nesta época do ano o mercado nacional representa 40 por cento do fluxo turístico para os Açores e o estrangeiro os restantes 60 por cento.

Aqui na ilha Graciosa a taxa de ocupação ronda os 42% uma média bem abaixo da regional.

 

 

 

Viaturas atravessam inadvertidamente uma zona proibida à circulação

Com a decisão de abrir ao trânsito a rua D. Afonso Henriques, embora temporária, criou-se situações que poderão ser perigosas para as crianças que andam de bicicleta na praça.

Já por várias vezes assistimos à passagem de viaturas em período que não é permitido. Mesmo de dia presume-se que não é respeitada a velocidade de 20 km/h, conforme consta no sinal.

Assim julgamos que deve ser fiscalizada com mais acuidade por parte da PSP aquele local para que não se venha a verificar nenhum acidente grave.

Dias depois vimos a presença de polícia na zona da praça e pelo menos um motociclista foi mandado parar, por circular na rua D. Afonso Henriques indevidamente.

 

 


Bandeira Dourada hasteada no Carapacho

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa procedeu no passado dia 19 de Julho ao hasteamento da bandeira dourada na zona balnear do Carapacho.

No passado dia 3 de Julho foram hasteadas a Bandeira Dourada e Bandeira de Praia Acessível para Todos, na zona balnear da Praia.

Este galardão é atribuído pela Quercus, que este ano atribuiu qualidade de ouro a 290 praias do nosso pais.

Num total de 526 zonas balneares, a associação ambientalista distingue este ano 290, mais quatro do que no ano passado.

A avaliação da Quercus é mais limitada, baseando-se apenas na qualidade da água das praias, mas é mais exigente neste aspecto do que a Associação Bandeira Azul, que este ano distinguiu 275 praias. Esta utiliza também critérios de informação e educação ambiental, e de segurança e conforto dos utentes.

 

 

 

Agricultor Graciosense aderiu ao resgate leiteiro

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através do IAMA, procedeu à ordem de pagamento de cerca de meio milhão de euros a mais de 70 produtores que viram as suas candidaturas aprovadas ao abrigo do Resgate Leiteiro nos Açores.

Este pagamento corresponde à última prestação prevista pela Portaria n.º 97/2011, de 7 de Dezembro, e de acordo com a qual ficou determinado que o primeiro pagamento fosse efectuado a partir de 15 de Junho de 2012 e o restante a partir do mesmo mês deste ano.

O montante pago, 0,20 € por quilograma, foi atribuído aos produtores detentores de uma quota leiteira a título de entregas ou de vendas directas de leite de vaca e que se candidataram aos apoios para abandono desta actividade até 31 de Março de 2012.

Segundo a Rádio Graciosa conseguiu apurar apenas um agricultor graciosense foi contemplado neste Resgate Leiteiro.

 

 

 

Noites e Sábados de Verão no Museu da Graciosa

De 22 de Julho a 15 de Agosto de 2013, o Museu da Graciosa vai concretizar o projecto “Noites e Sábados de Verão no Museu da Graciosa”.

Ao longo de quatro semanas, o Museu abrirá as suas portas “fora de horas”, proporcionando à população em geral a oportunidade de visitarem a exposição de longa duração do Núcleo-sede, a peça do mês e as exposições temporárias que estiverem patentes ao público, às 5ª Feiras, das 21h30 às 23h00 e aos Sábados, das 15h00 às 17h00.

Ao longo de quatro semanas, o Museu proporcionando à população em geral a oportunidade de visitarem aquela instituição nas noites de Verão.

 
 

 

Candidaturas ao arrendamento jovem abrem em Agosto

 
Ao abrigo do Programa “Famílias com Futuro”, o apoio à renda pode ir até aos 70 por cento e é variável se a habitação se localiza em espaço urbano ou rural (o apoio é entre 15 a 35%).

Existem ainda majoração, que no caso dos jovens é de 12,5 por cento; no das famílias com deficientes ou em ilha da coesão é de 10 por cento e no caso das famílias monoparentais é de cinco por cento.

No próximo mês, abrem as candidaturas, que terminam em setembro.

O Programa Famílias com Futuro foi criado em 2009, com o objetivo de resolver situações de grave carência habitacional, através do arrendamento de prédios ou de frações autónomas, adquiridos ou construídos pela Região, ou mediante o subarrendamento de prédios ou de frações autónomas previamente arrendados por esta no mercado imobiliário. Visou também o incentivo ao arrendamento de prédios ou de frações autónomas para residência permanente, mediante a concessão de uma subvenção mensal aos arrendatários.

A concessão do apoio depende da verificação cumulativa de várias condições, entre elas ser considerado agregado familiar em situação de grave carência habitacional e de nenhum dos membros do agregado familiar estar a usufruir de apoios públicos habitacionais.

Num tempo de crise, são os agregados jovens os que mais recorrem, representando 57 por cento dos agregados apoiados, seguindo-se a monoparentalidade que atinge os 28 por cento. Deste total, 13 por cento são jovens.

São as situações de sobrelotação, divórcio e monoparentalidade que mais identificam os candidatos ao programa “Famílias com Futuro”.

São mais de 145 mil euros que mensalmente são cedidos aos beneficiários do programa, que já dura há cerca de quatro anos. Este valor representa um apoio mensal, por agregado familiar, de 186,50€.

Todos os anos algumas dezenas de jovens graciosenses recorrem a este apoio.

 

 


 

Desembarque de passageiros aéreos voltou a diminuir em Junho

Segundo dados do Serviço Regional de Estatística, em Junho desembarcaram no aeroporto de Santa Cruz da Graciosa 1.580 passageiros, menos 148 do que os 1728 do mesmo mês de 2012.

Desde o inicio de 2013 que mês após mês se tem verificado descida no número de desembarques, com este ano a registarem-se até ao final de Junho, menos 1239 passageiros desembarcados do que em 2012.





2ª Perícia Automóvel incorporada nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2013

A PRODIB, o Terceira Automóvel Club e o Motoclub da Ilha Graciosa vão organizar a 2ª Perícia Automóvel incorporada nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2013.
As inscrições estarão abertas do dia 1 de Agosto ao dia 7 de Agosto na Delegação de Desporto da Graciosa e o regulamento já se encontra disponível no site da FPAK.




Twitter Facebook Favorites More