Traduzir

Rádio Graciosa


14 junho 2013

Resumo Semanal 10 a 14 de Junho de 2013


Luís Cabral avançou que vai ser aberto concurso para mais um médico

Decorreu na Biblioteca Municipal, uma sessão de esclarecimento sobre a Proposta de Reestruturação do Serviço Regional de Saúde, por iniciativa do Conselho de Ilha.

No final da reunião, Luis Cabral, Secretário Regional da Saúde, salientou que é importante reunir em todas as ilhas e explicar a toda a população a questão da reestrutura do Serviço Regional de Saúde, frisando que na Graciosa não haverá alterações de fundo.

Segundo disse, o que está proposto é a continuação do que já está efectivamente a ser feito, existindo alguns aspectos pontuais a corrigir, tais como, a dotação de mais um médico, a questão da integração da Unidade de Saúde com a farmácia, e de que modo pode ser melhorado.

Luis Cabral espera agora que seja passada a palavra de que este documento está á discussão, e que todos dêem o seu contributo.





VII Encontro de Saúde Oral dos Açores decorreu no passado fim-de-semana, em Santa Cruz da Graciosa.

Tratou-se de uma reunião bienal onde se debateu e discutiu a saúde oral, nas mais variadas vertentes, este ano com destaque para o cancro da boca.

Esta reunião contou com os doutores mais prestigiados da área da saúde oral, vindos de Lisboa, Porto e Coimbra, nomeadamente Ana Luísa Costa, António Mano Azul, António Toscano, Magali Guerreiro, Mário Jorge Silva, Sandra Gavinha e Sónia Mendes.

Participaram ainda as dentistas Clélia Louro e Ana Isabel Évora, da Ilha Graciosa.

 




Graciosa Best Food Awards com mais de 900 refeições servidas

O Núcleo Empresarial de Santa Cruz da Graciosa apresentou, ao final da tarde de Sexta-feira, os prémios do Festival Graciosa Best Food Awards 2013.

Os prémios, da responsabilidade do Júri, foram o de melhor prato de carne para o Snack-Bar Jale, melhor prato de peixe ao JJ Marisqueira, Snack-Bar e melhor entrada, melhor prato saudável e melhor sobremesa ao Aroma do Graciosa Hotel.

O prémio de melhor restaurante foi atribuído ao JJ Snack-Bar, Marisqueira, prémio este que é a dado consoante a votação do público.

No Graciosa Best Food Awards 2013, que decorreu de 8 de Março a 7 de Abril, contou este ano com mais de 900 refeições servidas, distribuídas pelos 4 restaurantes aderentes.






João Cunha apresenta primeiras medidas eleitorais

João Cunha, candidato do PSD à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, apresentou ao início da tarde desta Terça-feira, as primeiras acções que pretende implementar se vencer as eleições autárquicas.

João Cunha diz-se “um candidato que vem para falar claro, com verdade, que não vai fazer “jogos de esconder” com aquilo que se propõe executar.

Não sou, nem serei, daqueles que actuam contra a vontade do povo, nem nas suas costas.”

O candidato social-democrata pretende dar mais vida ao Centro de Santa Cruz da Graciosa, procedendo a alterações de fundo ao trânsito, nomeadamente a reabertura, num sentido, da Rua D. Afonso Henriques, com estacionamento permitido do lado do paul.

As esplanadas que estão centradas na praça serão retiradas, bem como os toldos.

O coreto existente no centro da Praça Fontes Pereira de Melo será preservado na sua íntegra, no entanto passará por obras de conservação, beneficiação e adaptação para que possa voltar a ter as funções de bar e à sua volta funcionar uma esplanada.

O arranjo dos pauis foi ainda considerado por João Cunha, como uma das suas prioridades, ao ser eleito presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.





Um Poder Local forte será sempre bom para os Açores, diz o PSD Açores

As Jornadas parlamentares do PSD na Graciosa terminaram quinta-feira, com uma conferência de imprensa no Graciosa Hotel.

Segundo Cláudio Lopes, deputado do PSD Açores, o Poder Local é indispensável para o progresso e desenvolvimentos dos Açores.

Segundo disse, “de facto, as câmaras municipais e as juntas de freguesia são indispensáveis: são elas que estão mais próximas e que melhor compreendem as necessidades das açorianas e dos açorianos. São elas que melhor podem ajudar os mais frágeis e aqueles que se encontram mais necessitados.

É o que dita a experiência da última década e meia. Note-se apenas no seguinte elemento: dos mais de 1.500 milhões de euros que o governo regional dispôs no actual quadro comunitário de apoio pouco mais de dez por cento foram destinados às autarquias da nossa Região”.

Cláudio almeida, frisou ainda nas suas declarações que “o PSD/Açores considera, por isso, que o próximo Quadro Comunitário de Apoio não pode voltar a ser uma oportunidade desperdiçada para as autarquias”.





Cortes nos apoios aos Agricultores Açorianos deixam de existir

A emenda de que Patrão Neves é co-autora, que pretendia "excluir os agricultores das regiões ultra-periféricas de um eventual corte de cerca de 5% nas ajudas directas" foi aprovada esta quarta-feira, em Estrasburgo, no âmbito da votação do relatório sobre a disciplina financeira da Política Agrícola Comum. Segundo a Eurodeputada, estes foram resultados “muito positivos para os Agricultores dos Açores, como Região Ultra-Periférica e do país, uma vez que não só se conseguiu isentar os agricultores das RUP da redução prevista de cerca de 5%, bem como se conseguiu manter o limite de 5000 euros a partir do qual será aplicada a referida taxa a outros territórios europeus, salvaguardando desta forma a situação de cerca de 87% dos Agricultores Portugueses”.





Situação das Termas do Carapacho constitui uma “verdadeira vergonha”

O presidente do PSD/Açores afirmou que a situação em que se encontram as Termas do Carapacho, na ilha Graciosa, constitui uma “verdadeira vergonha” para a Região, pelo que “é necessário encontrar os responsáveis pela irresponsabilidade e pelos erros grosseiros que ali foram cometidos”.

Duarte Freitas, em declarações à comunicação social, no final de uma visita às Termas do Carapacho, disse não compreender “como é que é possível anunciar agora que se vai fazer um concurso para reabilitação das Termas do Carapacho quando ainda há menos de três anos, elas foram alvo de um investimento de três milhões de euros, precisamente para a sua reabilitação”.

Durante a visita ao local, o presidente do PSD/Açores foi surpreendido com o grau de degradação que as Termas atingiram em tão curto espaço de tempo, sendo que neste momento os tratamentos estão interrompidos uma vez que o edifício está aberto, mas sem abastecimento de água.

Duarte Freitas confirmou, igualmente, os erros grosseiros que foram cometidos não só na construção das próprias termas como nos equipamentos adquiridos, que não são os adequados e que se encontram praticamente destruídos.



 

PS Açores luta todos os dias para evitar medidas maliciosas do PSD

O Secretariado do Partido Socialista da Graciosa tornou público, quinta-feira, ao final da tarde, um comunicado.

Segundo diz o comunicado, o Secretariado do PS Graciosa, “regista com agrado a escolha desta ilha para a realização das jornadas parlamentares do PSD-Açores por ser esta uma maneira prática para aquele partido e seu recém-eleito presidente perceberem o quanto esta ilha evoluiu nos últimos anos. Esta visão deve enxovalhar o PSD e os seus dirigentes pela incapacidade de modernizar as estruturas económicas nesta ilha demonstrada quando estiveram no poder.

Os grandes temas para transmitir aos órgãos de comunicação social nesta oportunidade mediática foram as Termas do Carapacho e a estratégia autárquica para as eleições de Setembro próximo, a que se juntou também, uns dias antes, as declarações do candidato do PSD à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa”.

Sobre as Termas do Carapacho, o Secretariado do PS Graciosa diz que “o presidente do PSD-Açores despejou uma data de acusações impróprias de um líder de um partido que sempre prometeu muito e que pouco fez.

Desde cedo esta liderança do PSD-Açores tem-se colado a um registo negativista, criticando tudo e todos, de modo a disfarçar a sua manifesta falta de soluções que é o que os Açorianos e os Graciosenses mais precisam neste momento em que o seu líder nacional, Passos Coelho, não se cansa de atacar os direitos de todo um povo.

Criticar é fácil, fazer é que é difícil. Depois o líder do PSD-Açores, numa tentativa desesperada de se descolar de Passos Coelho e do seu desgoverno, afirmou que as questões sociais serão a estratégia eleitoral das próximas autárquicas”.

Segundo o que diz o comunicado, “Esta afirmação só nos dá satisfação, porque foi a Câmara dirigida pelo Partido Socialista que baixou a tarifa do consumo de água sobretudo a famílias numerosas, carenciadas e idosos, criou o subsídio de apoio à natalidade, aplicou um programa de apoio diversificado aos mais idosos e prosseguiu o desconto nos transportes públicos para idosos. É o Partido Socialista que, na Região, luta todos os dias para evitar as medidas maliciosas vindas do PSD de Passos Coelho”.

A finalizar, o Secretariado do PS Graciosa afirma que “foi pena o líder do PSD-Açores não ter ouvido as primeiras declarações do candidato do seu partido que se preocupou apenas em anunciar aquilo que iria deitar abaixo, num ato desesperado de potenciar pequenos descontentamentos. Sobre questões sociais provocadas pelo seu PSD nacional nem uma palavra”.







PSD diz que continuação do PS na Câmara da Graciosa não pode trazer nada de bom para a nossa ilha

A Comissão Politica de Ilha do PSD emitiu na madrugada desta Sexta-feira um comunicado reagindo às afirmações em comunicado do PS Graciosa, à presença do Presidente do PSD/Açores na ilha Graciosa e “à defesa que o Dr. Duarte Freitas fez da vergonhosa situação que se passa no Carapacho.”

O PSD Graciosa afirma que ainda que atacaram o candidato social democrata por incómodo “com as propostas apresentadas por João Cunha para corrigir os erros cometidos na Praça de Santa Cruz.”

Refere o PSD Graciosa que “não pode deixar de lembrar que durante mais de 60 anos, desde a construção do atual edifício das Termas, estas nunca fecharam. Foi preciso uma obra cheia de erros do PS para encerrar as Termas do Carapacho. Devia ser isto que o PS Graciosa devia considerar impróprio, e não as declarações do Presidente do PSD Açores.” E citamos.

O PSD Graciosa considera sim impróprio “terem-se gasto mais de três milhões de euros e em menos de três anos anunciar a requalificação da obra de requalificação.

Impróprio é o mal que o PS está a fazer à ilha Graciosa com obras em que se gastam recursos públicos e depois gasta-se mais dinheiro a corrigir os erros cometidos.”

Sobre as criticas a João Cunha, o PSD responde que “por outro lado o PS do actual Presidente da Câmara diz que o candidato do PSD anunciou apenas que queria deitar coisas abaixo, quando, na verdade o candidato do PSD anunciou a correcção do que o PS fez mal feito. Quem se prepara para deitar abaixo é o candidato do PS que quer demolir o coreto da praça, e quem deitou Santa Cruz e a Graciosa abaixo foi uma governação camarária sem cumprir com o que se comprometeu e prejudicando fortemente a ilha Graciosa.”

A terminar o PSD Graciosa diz que “o encerramento das Termas deita a Graciosa para baixo, tal como a não reposição do areal da praia deita a Graciosa para baixo e tal como a obra da Praça deitou o centro de Santa Cruz para baixo, a continuação do PS na Câmara da Graciosa não pode trazer nada de bom para a nossa ilha.”

Foram governos esbanjadores do PS no continente e nos Açores, que levaram Portugal ao resgate da TROIKA e pergunta se “foi por culpa de Passos Coelho que as Termas estão encerradas?”. E citamos.

Twitter Facebook Favorites More