
O Coro de S. Mateus foi fundado em Janeiro de 1989, a partir da junção de dois
Coros Litúrgicos (S. Mateus e Fonte do Mato), com a finalidade de dinamizar e
divulgar a Música Coral Polifónica.
Organizou e participou em várias ações de formação, ministradas por diversos profissionais da música, entre os quais se destacam: Dra. Luísa Alcobia Leal, Dr. Domingos Peixoto, Dr.ª Renata Rentowsca, Profª Laryssa Savchenko e presentemente pela professora de Canto da Escola de Música da Graciosa - Olena Zhuravs’ka.
O seu repertório é constituído por temas de Música Litúrgica, Sacra, Folclore Regional, Nacional, Espirituais Negros, temas de Natal e Coros de Óperas.
Participou nas Cantatas de Natal promovidas pela Direção Regional da Cultura, participa na Audição Coral promovida pela Academia Musical da Ilha Graciosa e mantém com regularidade o seu trabalho de índole litúrgica na paróquia de São Mateus.

Para além destas actividades, organiza vários concertos
onde actua “à capela” ou com acompanhamento instrumental.A seu convite passaram pela ilha Graciosa o Coro de Lisboa da Rádio Renascença, em 1993; Orfeão da Praia da Vitória em 1996 e Grupo Coral da Horta em 1997 – tendo sido realizados concertos em conjunto.
Deslocou-se em 1994 à ilha do Pico; em 1996 à Ilha Terceira, para participar no IX Encontro de Coros daquela ilha; em 1998 e 1999 à ilha de São Jorge, no último caso para participar nas comemorações dos 500 anos da Vila de Velas; em 2000 participou nas comemorações do 17º aniversário do Grupo Coral da Horta na ilha do Faial; em 2002 realizou um concerto na Cidade de Peniche, integrado nas comemorações do 25º aniversário do Coral Stella Maris daquela cidade do continente português; em 2003 visitou a cidade de Vila Franca de Xira, onde atuou, a convite do Coro Notas Soltas; em 2005 visitou a cidade de Gouveia a convite do Coro local. Em 4 de Abril de 2008 deslocou-se à cidade da Praia da Vitória para participar no 15º aniversário do Orfeão local, realizado no Auditório do Ramo Grande. Nesta mesma data participou na Eucaristia Dominical na Sé Catedral de Angra do Heroísmo.
Em 1999 gravou com mais 8 coros açorianos um CD intitulado “Os melhores Coros amadores da Região dos Açores”.
O coro de São Mateus tem como Maestro José Gabriel Martins, que é também presidente da direcção. É organista do coro Fábio Mendes.
O Coro de São Mateus é uma associação sem fins lucrativos,
cuja sede é a Igreja de Santo António em São Mateus e desde a sua fundação tem levado
o nome da Graciosa mais longe.

quinta-feira, junho 13, 2013
Rádio Graciosa