Traduzir

Rádio Graciosa


01 março 2013

Resumo Semanal de 25 de Fevereiro a 1 de Março de 2013


Revisão da lei eleitoral para diminuição dos deputados não passou na ALRAA

O PSD e o PPM Açores apresentaram na Assembleia Legislativa dos Açores uma proposta de Revisão da Lei eleitoral, que tinha como intuito a diminuição dos deputados.
A proposta social-democrata, foi rejeitada em plenário pela maioria socialista, pelo BE e pelo PCP, apontava "uma efectiva diminuição do número de deputados, a garantia da diversidade partidária no plenário regional, melhorar o actual sistema eleitoral ao nível da proporcionalidade, bem como reforçar a realidade ilha, afinal o conceito fundador do regime autonómico".
Só os partidos proponentes PPM e PSD é que concordam com a revisão da lei eleitoral para diminuição dos deputados.
Segundo o PPM na próxima legislatura vamos eleger 64 deputados em vez dos actuais 57.



Associação Amigos dos Animais diz que “nenhuma tradição que se alicerce na crueldade e sofrimento …é aceitável”

A Associação dos Amigos dos Animais da Ilha Graciosa emitiu um comunicado em que se manifesta contra a pretensão de considerar a Tauromaquia Património Cultural e Imaterial do Município de Santa Cruz da Graciosa.
Segundo o comunicado “nenhuma tradição que se alicerce na crueldade e sofrimento de seres sencientes, como o são todos os animais, porque sentem e sofrem como nós, é aceitável, quer do ponto de vista cultural, quer do ponto de vista ético e moral.” O comunicado assinado pela presidente da associação Marlene Dâmaso refere ainda que “urge que os nossos políticos se consciencializem de que qualquer incentivo à crueldade contra os animais é também um incentivo à criminalidade contra as pessoas”, pois “os touros são animais muito pacíficos que passam a maior parte da sua vida nos pastos; são sujeitos a uma situação de extrema brutalidade que não só lhes inflige muito sofrimento, mas também os obriga a comportarem-se de uma forma muito diferente da habitual, o que lhes dá a falsa reputação de “bravos”.


Tauromaquia na Graciosa é Património Cultural e Imaterial
A assembleia municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu segunda-feira a fim de discutir e aprovar vários pontos em discussão.
Relativamente à proposta do Presidente da Assembleia Municipal e dos líderes das bancadas, do PS e do PSD, que pretendiam elevar a Tauromaquia a Património Cultural e Imaterial do Concelho de Santa Cruz da Graciosa, foi aprovada por unanimidade e por aclamação, de algum público aficionado presente na Sala.



Governo assegura que consumidores podem confiar nos produtos à base de carne fabricados nos Açores

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, assegura que todos os produtos processados na Região a partir de carne de bovino ou de bovinos e suínos criados na Região, nomeadamente hambúrgueres, almôndegas, carne moída e nuggets, não incorrem no risco de incorporar carne de cavalo.
Os produtos de carne processados nos Açores pelas empresas de transformação regionais existentes oferecem aos consumidores locais e nacionais a garantia absoluta de que não incorporam na sua composição qualquer tipo de carne que não seja a que está identificada no rótulo.



Produtos dos Açores partilham uma edição PORTUGAL GENIAL especialmente concebida para a Bolsa de Turismo de Lisboa 2013

Sobre a Graciosa, mais concretamente sobre o Hotel Graciosa e as Termas do Carapacho a edição Portugal Genial descreve estes serviços hoteleiros como “ “produtos” que só se podem apreciar no local” e por isso promovem uma “oferta de 2 dias de descanso e aquaterapia na ilha mais Graciosa do mundo para onde se viaja no conforto da SATA, que generosamente se associa ao trabalho de promoção conjunta destas empreendedoras empresas”.
De salientar, que este é o primeiro conjunto de produtos dos Açores que integram o cabaz de ofertas PORTUGAL GENIAL. É, igualmente, o primeiro resultado objectivo do Programa PRIMEA, uma iniciativa da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, que visa a requalificação da imagem das empresas açorianas.


Graciosa em destaque na BTL
A Ilha Graciosa esteve mais uma vez em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
Qinta-feira, as várias Ilhas dos Açores foram apresentadas individualmente na BTL 2013.
A Ilha Graciosa foi apresentada aos vários parceiros turísticos como uma Ilha que preservou a identidade rural alicerçada no galardão de Reserva da Biosfera.
Para Rui Amin, que foi o responsável pela apresentação de cada Ilha, fazer parte da Lista Mundial de Reserva da Biosfera permite dizer que a Ilha Graciosa conseguiu encontrar um equilíbrio entre desenvolvimento e preservação.
Neste discurso a Furna do Enxofre também foi destaque, além da gastronomia e outros locais únicos da Ilha
Adão Torres, director do Hotel Graciosa, falou à Rádio Graciosa sobre a sua visita à BTL.
O director do Hotel Graciosa afirmou irá manter algumas reuniões com alguns agentes turísticos a fim de os cativar a visitar a Ilha Branca e para isso o Hotel preparou uma apresentação de alguns produtos que a Graciosa poderá fornecer.
Adão Torres falou ainda dos transportes, para o director do Hotel Graciosa a questão transportes é uma questão que envolve muitos interesses.



Destino Açores foi promovido na BTL
O Secretario Regional do Turismo, Vítor Fraga, promoveu ontem o Destino Açores.
Para o secretario Regional do Turismo o mercado nacional continua a ser o principal “cliente” dos Açores e por isso a Região irá continuar a apostar, forte, neste mercado, proporcionando a quem o Visita emoções.
O Presidente da Sata, Alfredo Meneses , apresentou na BTL o fly & cruise .
Este pacote permite chegar aos Açores por AR, avião, e desfruta-lo por mar.
Para Alfredo Meneses este pacote tem um preço muito em conta e muito competitivo e tem como objectivo exibir os Açores através dos seus dois meios de transporte principais, aéreo e marítimo.



Luis Rouxinol é Cabeça de Cartaz do Festival Taurino da Graciosa
A Comissão de Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2013 apresentou os nomes que constam do cartaz da Feira Taurina da Graciosa, que decorrerá nos dias 10 e 12 de Agosto de 2013.
A Comissão de Festas, em comunicado para a Rádio Graciosa, afirma que fez uma aposta clara na corrida à portuguesa, preservando a tradição cultural taurina do nosso pais.
Com o intuito de dar continuidade aos cartéis de qualidade incontornável, a Comissão de Festas diz ter   orgulho de apresentar  o cavaleiro Luís Rouxinol, para a Corrida de Praça a realizar-se em Agosto na Graciosa. Luis Rouxinol é um dos nomes mais significativos da tauromaquia nacional, e foi o cavaleiro que mais lides realizou em Portugal, em 2012.
O cartaz de 2013 será:
SÁBADO – 10 DE AGOSTO
CORRIDA À PORTUGUESA
CAVALEIROS:
LUÍS ROUXINOL
TIAGO PAMPLONA
JOÃO PAMPLONA
3 GRUPOS DE FORCADOS:
TERTÚLIA TAUROMÁQUICA TERCEIRENSE
APOSENTO DE TURLOCK
AMADORES DO RAMO GRANDE
TOIROS: 6 toiros de uma ganadaria do Continente (adquiridos por Valentim Santos)
SEGUNDA-FEIRA – 12 DE AGOSTO
CORRIDA À PORTUGUESA
CAVALEIROS:
LUÍS ROUXINOL
TIAGO PAMPLONA
RUI LOPES
CAVALEIRO AMADOR:
ROUXINOL JÚNIOR (filho de Luís Rouxinol, que lidará um novilho)
3 GRUPOS DE FORCADOS:
TERTÚLIA TAUROMÁQUICA TERCEIRENSE
APOSENTO DE TURLOCK
AMADORES RAMO GRANDE
TOIROS: 6 toiros e 1 novilho da ganadaria de REGO BOTELHO   


Twitter Facebook Favorites More