Traduzir

Rádio Graciosa


14 setembro 2012

Resumo semanal 10 a 14 de Setembro de 2012


 

Graciosa representada na Associação de Técnicos da Administração Local com 3 pessoas

 
A Câmara Municipal reunida em reunião ordinária na quinta-feira 6 de Setembro, deliberou autorizar a deslocação à Lagoa, Algarve, do presidente do executivo Municipal de Santa Cruz da Graciosa e de dois funcionários para a participação no XXXII Colóquio Nacional da ATAM.

Nesta reunião foi ainda deliberado apoiar com a impressão de fotografias o Workshop de Fotografia que vai ser organizado pelo Hotel Graciosa.

 


 

Clube Naval da Ilha Graciosa com óptimos resultados na III Regata de Botes Baleeiros


O Clube Naval da Ilha Graciosa alcançou no último domingo excelentes prestações na III Regata de Botes Baleeiros, que se realizou na Ilha Graciosa.

A equipa da Graciosa conseguiu terminar a competição em 2º lugar na prova de Botes Baleeiros a remos femininos, um 3º lugar com o Bote Serra Branca em remos masculinos e um 7º lugar com o Bote São João na prova de Botes Baleeiros à vela. De salientar que em todas as provas os vencedores foram botes do Clube Naval da Ilha do Pico. 

Resultados óptimos que deixaram Valter Melo, presidente do Clube Naval da Ilha Graciosa “ muito satisfeito”.

Valter Melo disse também que a prova correu muito bem, no que à organização diz respeito, “ além dos resultados positivos que alcançamos, pensamos que tudo correu pela positiva e a prova é este jantar convívio”.

Os principais elogios à organização e à Graciosa vieram do Pico, pela voz da presidente do Clube Naval da Ilha do Pico, Cristina Garcia, que afirmou que a prova correu muito bem e que a recepção foi óptima.

A presidente do Clube Naval da Ilha do Pico deixou uma recomendação à organização. Cristina Garcia sugeriu que a Graciosa altere a data da sua regata para Julho, de modo a que consiga participar no campeonato do triângulo, e por consequente que se consiga interligar as ilhas todas do grupo central.

 


 

Unidade de Saúde num ato de gestão, deliberou que a água a ser fornecida aos seus utentes passasse a ser da torneira


A Rádio Graciosa teve conhecimento que a Unidade de Saúde da Ilha Graciosa fornece aos seus utentes água corrente, ou seja a chamada água da torneira da rede pública.

Conhecida esta situação pedimos esclarecimentos ao Conselho de Administração que nos respondeu que “num ato de gestão, deliberou que a água a ser fornecida aos seus utentes passasse a ser da torneira, como aliás acontece em diversas unidades de saúde, hospitais e outros departamentos públicos, contudo acresce que a água fornecida por esta unidade de saúde, por decisão do Conselho de Administração e para ter maior garantia e qualidade, é tratada (filtrada) antes de ser consumida”.

A Administração desta Unidade de Saúde esclarece ainda que a “filtragem garante que a água fica mais limpa, clara e reduz o cloro e calcário e absorve metais como o chumbo e o cobre, bem como melhora o seu sabor”.

No esclarecimento é referido ainda que “o Conselho de Administração avaliou os resultados das análises tornadas públicas pela Câmara Municipal (publicadas e divulgadas até no site da Rádio Graciosa) que comprovam que a água é própria para consumo humano” e que também “foi contactada a Câmara Municipal acerca da qualidade desta água, que garantiu ter a qualidade necessária para ser consumida” e citamos.

Sobre o facto de os utentes terem que comprar água para levar aos seus familiares internados na Unidade de Saúde diz o mesmo esclarecimento tratar-se de “uma decisão a que têm direito”, embora garanta que “nunca lhes foi recomendado, que o Conselho de Administração tenha conhecimento, que trouxessem água de casa, ou a fossem comprar ao bar da Unidade de Saúde, ou a qualquer outro local”.

A terminar o esclarecimento o Conselho de Administração diz não entender qual a polémica à volta deste assunto, “até porque a saúde dos seus utentes está em primeiro lugar e nunca iria por em causa a sua saúde.”


Recordamos que as análises às águas do Concelho de Santa Cruz da Graciosa embora indiquem que a água tem os valores mínimos exigidos para consumo público possui um elevado índice de salubridade, o que levou o Centro de Saúde há alguns anos, quando era dirigido pelo médico Ferreira da Silva alertar a população para os perigos de se consumir água da torneira devido ao sal que contém.

Sobre esta matéria a Rádio Graciosa contactou os deputados eleitos pela ilha Graciosa para comentar este assunto.

José Ávila, do PS disse não acreditar que o órgão de gestão do Centro de Saúde tome uma decisão que prejudique a saúde dos utentes.

O deputado socialista de qualquer forma diz que o que é preciso é garantir que a saúde pública não está em causa.

João Costa, deputado do PSD Graciosa, disse não ser aceitável que se poupe num aspecto relacionado com a saúde.

O deputado social-democrata disse que se pode poupar em outras coisas que não sejam tão directamente ligadas à saúde das pessoas e deixou a pergunta se as pessoas que administram o Centro de Saúde também bebem água da torneira nas suas casas?

 


 

Balanço do trabalho parlamentar dos nossos deputados

Ainda no balanço sobre esta IX legislatura e no que toca aos nossos deputados recordamos que começou com Avelar Santos e José Ávila pelo PS, tendo Vera Bettencourt, 3ª da lista, substituído Manuel Avelar, por este ter sido eleito Presidente do Município de Santa Cruz da Graciosa. Mais tarde Vera desiste do cargo de deputada e toma o seu lugar o 7º da lista Ricardo Ramalho pelo PS. João Costa foi eleito pelo PSD.

Avelar Santos pertenceu a uma comissão, sendo substituído por Vera Bettencourt e mais tarde passou para Ricardo Ramalho. José Ávila também pertenceu a uma comissão e ocupou a mesa da presidência da ALRAA como secretário e João Costa participou em 3 comissões permanentes.

Quanto a requerimentos João Costa apresentou 70 sendo 25 relativos à Ilha Graciosa.

No que toca a intervenções de tribuna Manuel Avelar e Ricardo Ramalho apresentaram uma cada, Vera Bettencourt 2, José Ávila 3 e João Costa 11.

 

 

 

Aulas arrancam dia 17 de Setembro

Apesar do ano lectivo 2012/2013 ter começado oficialmente na passada segunda-feira, dia 10, a maioria das escolas no arquipélago e nacionais apenas começarão os trabalhos dia 17 Setembro.

A Escola Básica e Integrada de Santa Cruz da Graciosa começa os seus trabalhos, também, na próxima segunda-feira “ com tudo operacional”, tal como nos disse o Presidente do Conselho Executivo da Escola.

José Gregório, contactado pelo Rádio Graciosa, afirmou ainda que apenas faltam a colocação de dois professores, nomeadamente para as disciplinas de Filosofia e de Ciências Matemáticas do 2º Ciclo, “pelo que a escola irá abrir novamente concurso na 2ª fase”. Outro dossiê que ainda está por concluir é a colocação dos professores do Ensino Artístico, mas José Gregório afirma que ainda na próxima semana tudo ficará resolvido.

 

 

Candidatos do PS Graciosa em pré-campanha

 

Os candidatos do PS pelo círculo eleitoral da Graciosa às próximas eleições regionais foram recebidos pelo Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Graciosa.

Nesta reunião os candidatos foram informados dos novos serviços que aquela instituição já está a implementar, como o alargamento do apoio domiciliário para 6 dias por semana, a consulta de enfermagem na saúde de adultos, alargamento da consulta de controlo de colesterol e o programa “venha caminhar com um profissional de saúde”, a realizar no último sábado de cada mês. Puderam constatar também a diligência que aquela Unidade de Saúde tem feito no sentido de reforçar a deslocação do maior número de médicos de quase todas as especialidades de modo a provocar menores constrangimentos aos utentes com deslocações.

Os candidatos do PS pelo círculo eleitoral da Graciosa às próximas eleições regionais visitaram também na semana passada o Centro de Processamento e Valorização de Resíduos e a Filarmónica Recreio dos Artistas.




 

População de Casais de Painho de Monteiro aumentou de 13 para 75


A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM), através do Parque Natural da Graciosa, colaborou com o Doutor Joël Bried do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) no âmbito do estudo demográfico que o mesmo tem levado a cabo para o já famoso painho-de-Monteiro (Oceanodroma monteiroi), somente descrito em 2008, que só nidifica nos ilhéus da ilha Graciosa e que é simultaneamente a menor ave marinha dos Açores.

Se no ano de 2000 era possível contabilizar cerca 13 casais nos 151 ninhos artificiais então instalados, atualmente é possível encontrar 75 casais nos mesmos ninhos o que, somado aos restantes casais que nidificam no ilhéu da Praia e relativos exemplares imaturos, perfaz mais de metade da população mundial estimada para este recente endemismo açoriano em cerca de 1000 indivíduos.

 

 

Twitter Facebook Favorites More