Traduzir

Rádio Graciosa


07 setembro 2012

Notável desta semana é Juvenal Correia Teles


Juvenal Correia Teles nasceu a 14 de Fevereiro de 1923 em Santa Cruz da Graciosa.
Aquele que mais tarde viria a ser conhecido por “Juvenal da Farmácia”, tinha apenas 15 anos a 4ª classe quando começou a trabalhar na Farmácia Santos Costa onde Juvenal Teles trabalhava como ajudante de farmácia.
Naquela altura os medicamentos mais não eram do que elementos químicos que combinados na dose certa ajudariam os doentes.
Os seus conhecimentos chegaram a tal ponto que chegava mesmo a recomendar tratamentos, mas quando via que não estava à altura para resolver a situação, era o primeiro a reencaminhar o doente para o médico, na altura o Dr. Gregório o único a trabalhar na ilha e entre eles havia uma relação de confiança que dava segurança aos doentes.
Juvenal Teles aprendeu tudo o que sabia à sua custa e também dos muitos conhecimentos adquiridos com mais de 40 anos naquela profissão, em que sempre se empenhou e dedicou. Apenas interrompeu a actividade para cumprir Serviço Militar, função em que recebeu um louvor.
À medida que os anos foram passando adquiriu competências e estatuto, que começaram pelo fazer domicílios para dar injeções e tratar as feridas dos acamados, tendo como meio de transporte a bicicleta. Mais tarde passou a fazer isso de mota (uma BSA) e depois de carro.
Na farmácia era solicitado, com muita frequência para situações urgentes, muitas vezes durante a noite ou no Inverno sacrificando-se assim, pois o seu descanso ou actividades eram interrompidas para atender estas chamadas.
Juvenal Teles deixou mais tarde a farmácia a vai trabalhar em 1982 para a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, onde trabalhou até à sua morte, exercendo funções de carácter administrativo.
Ainda na Câmara Municipal foi vereador por volta de 1973 e director da Adega da Ilha Graciosa.
Juvenal Teles foi também delegado do Instituto de Apoio Comercial à Agricultura, Pecuária e Silvicultura,
Para além destas atividades, o senhor Juvenal era um grande produtor de vinho de cheiro. Produzia o seu vinho e também vendia para fora da ilha, mas vendia também de outros produtores. Distribuía pipas por eles e depois recolhia-as cheias de vinho de cheiro para exportar por barco.
Juvenal Teles, que faleceu a 18 de Janeiro de 1996, ficou conhecido pela sua generosidade, partilha e sacrifício pelos outros, um Graciosense de valores e capacidades notáveis a quem a Rádio Graciosa presta homenagem.
 

 

Twitter Facebook Favorites More