Traduzir

Rádio Graciosa


17 setembro 2012

Carlos César diz que o grande investimento nos bombeiros e na proteção civil foi dinheiro bem empregue


O Presidente do Governo dos Açores disse  na Ribeira Grande que os investimentos de vulto feitos na proteção civil no arquipélago e nomeadamente nos bombeiros foi dinheiro bem empregue.
Carlos César falava na cerimónia de inauguração da segunda fase das obras do novo quartel dos bombeiros da Ribeira Grande, um complexo de piscinas ao serviço dos bombeiros e aberto à comunidade.
“Construímos e beneficiámos muitos quartéis de bombeiros”, disse o chefe do executivo regional, recordando de cor os de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Madalena, Lajes do Pico, Santa Cruz das Flores, dos Altares, das Lajes das Flores, da Lomba da Maia, da Praia da Vitória, das Velas, de Santa Maria, da Graciosa, de Vila Franca do Campo, da Horta e de Angra do Heroísmo.
“É claro que tudo isso implicou muitos e muitos milhões de euros”, sublinhou Carlos César acrescentando que foi “dinheiro bem empregue que talvez alguns economicistas ou economistas, que são sempre pouco preocupados com os desafortunados, critiquem”.
No entanto, acrescentou, se esses investimentos não tivessem sido feitos, “estaríamos agora indefesos, sem os sistemas de proteção, de ajuda e de serviço que compete às autoridades, com sentido de responsabilidade, garantir, nos Açores”.
 
Reforçando esta convicção, Carlos César disse ainda: “felizmente que fizemos estes investimentos, porque temos a certeza de que eles preveniram, ao longo destes anos, muitas ocorrências, ajudaram muitas pessoas, protegeram muitos haveres e salvaram muitas vidas”.
Sobre a evolução do sistema de proteção civil no arquipélago nesse mesmo espaço temporal, que “constituiu uma área prioritária de investimento”, Carlos César disse que foi objecto de “uma profunda reforma do sistema e de uma melhoria muito grande das suas capacidades operacionais”.
 
O Presidente do Governo acrescentou que essa melhoria foi reconhecida pela Assembleia das Regiões da Europa “que distinguiu os Açores como uma região com boas práticas de gestão de calamidades”.

Twitter Facebook Favorites More