Traduzir

Rádio Graciosa


27 julho 2012

Notável desta semana é Gaspar Manuel dos Santos Cordeiro




Gaspar Manuel dos Santos Cordeiro, mais conhecido por “Gasparinho”, nasceu a 4 de Setembro de 1952 em Santa Cruz da Graciosa.

Homem de qualidades e talentos sem fim, Gasparinho, distinguiu-se, sobretudo, por ter sido um grande Homem.

O Gasparinho era amado por todos, homem humilde e bondoso era de fácil tacto e estava sempre disposto a ajudar tudo e todos, estudou na Graciosa, começou a trabalhar aos 19 anos, na Farmácia. A 17 de Abril de 1973 o dever militar chama-o e Gasparinho parte para continuar a estudar. Regressa um ano depois à sua Ilha Graciosa onde volta para a Farmácia local onde trabalhou 40 anos.

Era um homem de “H” grande, sempre com uma palavra amiga. Quem por qualquer razão se deslocava à Farmácia, o Gasparinho tinha sempre uma palavra doce e amada para confortar aqueles que mais precisavam.

A música era uma das suas grandes paixões. Foi trompetista na Filarmónica Recreios dos Artistas, onde tocou com o pai, um tio e um irmão. Tocou guitarra e deu a voz no conjunto Selvagens do Rimo, banda formada numa lojinha muito pequena junto à Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa juntamente com Acácio Cabeceiras e Valdemiro Santos, sempre com a coordenação do senhor Rufino Cordeiro e outros músicos mais velhos. Depois de os "Selvagens do Ritmo" acabarem, deu a sua belíssima, e única voz, a diversos conjuntos, "White Star", Blue Star" e outros até á formação do 1º grupo eléctrico do Graciosa Futebol Clube que teve, durante alguns anos, a denominação de "Conjunto do Graciosa".


Em 1975 depois de ter voltado da Tropa Gasparinho formou os “Ritmo 2000”, que viriam a ser um sucesso galvanizando toda a Ilha, e não só. Cedo os Ritmo 2000, com a voz de Gaspar, começaram a agradar a todos e em 1976 fizeram digressões pelo Canadá e Estados Unidos, onde voltaram, aos Estados Unidos, em 1990, fizeram também digressões pelas diversas ilhas do Grupo Central Açoriano. A banda durou cerca de 33 anos com a passagem de muitos músicos pela mesma, e veio a morrer no início de 2009. Gasparinho deu a Voz ao single em vinil "Terra de Gente e Mar" com música de Acácio Cabeceiras, Letra de Maria do Céu Brito e arranjos do grupo e em 1990 gravou um CD ao vivo nos Estados Unidos.

“Nada revela tão seguramente o carácter de uma pessoa como a sua voz.” (Benjamin Disraeli)

“Tinha uma voz inconfundível, que se sobrepunha em suave melodia aos instrumentos musicais permitindo ouvir os bonitos temas que gostava de interpretar, desde fados até aos temas populares, acompanhado sempre pela sua guitarra, que tocava com desvelo. Com a sua trompete dourada dava show nos bailes tradicionais e quando se juntava ao Acácio e ao Valdemiro, em improvisos nas frequentes tertúlias, completava uma tripla de se lhe tirar o chapéu. Quem assistiu a estes momentos nunca os esquecerá. Foram noites e noites animadas por estes verdadeiros artistas”( José Ávila)

Em 2007, juntamente com Francisco Lobão, participou na homenagem a Joaquim Costa no Centro Cultural da Graciosa.
De salientar que Joaquim Costa foi seu padrinho e Gaspar Cordeiro cantou muitas músicas daquele fadista, que muito apreciava, adaptando muito habilmente à sua voz com muito sucesso.

Cantou pela última vez na Gala do Desporto Açoriano, com os KontraBanda , naquela que foi a sua última actuação.

Gaspar Manuel dos Santos Cordeiro teve também ligado ao, seu, Graciosa Futebol Clube, tanto como jogador, como presidente. Àquela casa deu tudo que tinha, em campo um líder, como adepto fervoroso, como dirigente activo, como presidente incomparável.
Gasparinho vinha a falecer a 25 de Julho de 2011, vítima de cancro.
A sua voz, na Graciosa e nos Açores será eterna. Gaspar Cordeiro mais um notável que a Rádio Graciosa presta aqui a sua devida homenagem.








Twitter Facebook Favorites More