Traduzir

Rádio Graciosa


01 junho 2012

RESUMO SEMANAL 28 MAIO A 1 JUNHO 2012

- Três Graciosenses foram Condecorados segunda-feira na Vila da Povoação
Nas Comemorações do Dia dos Açores, foram agraciados com insígnias autonómicas três Graciosenses, foram eles:

ÁLVARO GRACO DA CUNHA GREGÓRIO, Com a Insígnia Mérito Profissional.
Nasceu, em Santa Cruz da Graciosa, a 08 de Setembro de 1936.
Após os estudos liceais feitos em Angra do Heroísmo foi para Coimbra onde se licenciou em Medicina.
Iniciou a carreira profissional na Ilha Graciosa onde exerceu durante sete anos.
Trabalhou aí quase sempre sozinho em condições de isolamento muito difíceis e que hoje seriam impensáveis.
Depois foi para a Ilha Terceira, onde trabalha há 35 anos. Especializou-se em Medicina Interna e em Imunoalergologia tendo exercido sempre no Hospital de Angra do Heroísmo, tendo sido Diretor do Serviço de Medicina e Presidente do Conselho de Administração do referido hospital.
Presentemente está a aposentado mas ainda trabalha no Centro de Oncologia dos Açores e faz voluntariado em algumas Instituições.

JOSÉ CONDE (A TÍTULO PÓSTUMO) Com a Insígnia Mérito Profissional.
Nascido nos Estados Unidos da América, a 16 de Julho de 1920, o Professor Doutor José Conde, completou a Instrução Primária na Ilha Graciosa e prosseguiu estudos em Angra do Heroísmo e em Lisboa, cidade que o acolheu para se formar em Medicina e Cirurgia, na Universidade de Lisboa.
O Prof. José Conde destacou-se na área da Medicina, quer no exercício da mesma quer ao nível do seu ensino, tendo ainda concluído, em 1947, o curso de ciências pedagógicas na Universidade de Coimbra e, depois, o de cirurgião plástico. Mais tarde, dentro do Instituto Português de Oncologia ocupou muitos cargos de prestígio.
José Conde foi um homem ligado a grandes causas e grandes feitos, quer profissionais quer pessoais, valorizando sempre o saber para melhor poder corresponder às necessidades da população.
Em reconhecimento, em 1986, o município de Santa Cruz da Graciosa atribuiu o nome deste Professor de Oncologia à rua onde viveu. Também Lisboa homenageou da mesma forma este vulto da nossa sociedade. Em 1989 foi condecorado pelo Senhor Presidente da República, com o colar do grau de oficial da ordem militar de Santiago e Espada.

GUI HEBER BETTENCOURT LOURO (a título póstumo), com a insígnia de mérito e dedicação.
Nasceu a 13 de Fevereiro de 1936, na ilha Graciosa, e faleceu a 16 de Março de 1982. Foi a voz dos graciosenses, no dia 11 de Julho de 1981, quando a “Ilha Branca” passou, para além do mar, a estar ligada aos Açores e ao mundo também pelo transporte aéreo, com a inauguração do seu aeroporto.
Fez um discurso interrompido por silêncios, em que fartas lágrimas escorriam pelo seu rosto. A emoção tomou conta de muitos dos presentes, que, naquele momento, também sentiram um aperto no peito. Foi a intervenção, de corpo e alma, de um homem que representava o seu povo num momento histórico em que se rompia definitivamente com um isolamento de séculos.
Fundador do então Partido Popular Democrático, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa nas primeiras eleições para o poder municipal livres, foi reeleito e exerceu o cargo até ao dia da sua morte.
O sismo de 1980 foi outro acontecimento que viveu enquanto exercia cargo público e nessas funções impulsionou a constituição da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa, da qual foi sócio fundador.
Foi, ainda, durante um mês, deputado na Assembleia Regional dos Açores.


- BE defende criação de emprego e apoio à produção local

A criação de emprego e formação para os jovens, a criação de incentivos orientados para o cultivo de produtos locais de reconhecido valor, e a rentabilização das condições naturais – apoiadas pelo galardão de Reserva da Biosfera pela Unesco – são as três principais linhas do modelo económico que o Bloco de Esquerda propõe para o desenvolvimento da ilha Graciosa.
Numa conferência de imprensa realizada no final da visita à ilha Graciosa, a líder do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia Legislativa dos Açores, Zuraida Soares, apontou o desemprego jovem como um dos principais problemas que impedem o desenvolvimento desta ilha.
Para a dinamização da economia e criação de emprego, nesta ilha que é uma das mais pequenas dos Açores, os deputados do Bloco de Esquerda defendem a criação de incentivos orientados especificamente para o cultivo de produtos locais – no caso da Graciosa, o alho, a meloa, e mesmo a fruta em geral. Este apoio seria materializado através da disponibilização de apoios técnicos, no terreno, que sejam verdadeiramente consequentes, e garantindo o escoamento de produtos para o mercado local e inter-ilhas através do estabelecimento de um plano com metas de produção concretas.
Zuraida Soares diz ser inadmissível que os graciosenses consumam leite da Terceira, ovos de Espanha e fruta de todos os pontos do planeta.
“A rentabilização das magníficas condições naturais da ilha Graciosa, que lhe valeu o galardão da Unesco de Reserva Natural da Biosfera, não se compadecem com o injustificável atraso na entrada em funcionamento do Centro de Processamento de Resíduos, e muito menos com a incerteza relativamente ao futuro das duas lixeiras a céu aberto existentes nesta ilha”, denunciou a deputada Zuraida Soares.
Neste momento existem duas lixeiras a céu aberto, e não existe nenhum aterro sanitário – apesar de estar previsto e prometido no Plano Estratégico para Gestão de Resíduos para os Açores.


- Canil Municipal é um barracão de extermínio de animais

A líder da bancada do BE salientou ainda o trabalho desenvolvido pela associação de protecção de animais da Graciosa, e considerou que a autarquia de Santa Cruz da Graciosa deveria ter um canil digno. “O que nós ontem vimos foi o que se pode chamar um barracão de extermínio de animais”, lamentou Zuraida Soares.
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda referiu ainda que terá uma atenção especial para com a lavoura e pesca graciosenses, pois são os principais motores da nossa pequena economia.
Este trabalhão será efectuado de duas formas, segundo disse Zuraida Soares, a primeira a através de perguntas feitas ao Governo, pois entendem que há assuntos e perguntas que necessitam resposta e depois iniciativas legislativas que deverão apresentar a curto prazo.



- Bodos celebrados nesta ilha com 7560 Rosquilhas distribuídas

As Festas do Espírito Santo são as festividades mais importantes dos Açores.
Tal como em todo o arquipélago, na Ilha Graciosa esta festa é repleta de alegria e cor, sendo o símbolo de devoção dos habitantes. Celebra-se o culto do Imperador, a decoração do Império e o bodo.
Nesta ilha realizaram-se os tradicionais bodos de Espírito Santo, tendo sido distribuídas 7560 rosquilhas e 171 potes de vinho pela população e irmãos de cada Irmandade, que contribuem desde 10 a 15 euros.
De salientar que este ano houve uma diminuição de 260 irmãos e por consequente uma diminuição de 1230 rosquilhas confecionadas face a 2011.
O vinho, a massa doce e o arroz doce também fazem parte da ementa destes dias, em que o prato principal é Sopa do Espírito Santo, com o respectivo cozido.
No nosso concelho realizaram-se 4 bodos, nomeadamente Fonte do Mato, Luz, Guadalupe e Ribeirinha. Este ano não houve os bodos de Vitória e Fontes, este último já é o segundo ano que não se realiza.
O bodo da Ribeirinha é sempre o que tem mais irmãos e como tal, o que confecciona mais rosquilhas.



- Centro de Resíduos só abre aquando a Visita Estatutária do Governo

O Centro de Processamento de Resíduos do concelho de Santa Cruz da Graciosa está pronto a abrir, estando a empresa que ganhou o concurso para exploração do Centro a ultimar os últimos detalhes, nomeadamente formação de pessoal e experimentação das novas máquinas.
Esta obra que foi adjudicada no início de Abril, só irá abrir aquando da Visita estatutária do Governo, que deverá ocorrer 20 e 21 de Junho, não sendo ainda oficial.
De salientar apenas que o atraso na abertura do Centro de Processamento de Resíduos tem sido alvo de críticas dos vários partidos da oposição. 
Tal como o Centro de Resíduos, também, a nova Unidade de Saúde de Santa Cruz da Graciosa deverá abrir na mesma altura, com a agravante de esta obra ainda não estar, depois da inauguração, a 100% para receber a população Graciosense devido aos sucessivos atrasos.



- Parque Natural da Graciosa associou-se aos Jogos Desportivos Escolares

Este ano os Jogos Desportivos Escolares deram ênfase às questões ambientais e da natureza. Assinalando-se, pelo desporto escolar, a possibilidade e o dever de utilizar, respeitosamente, os espaços naturais dos Açores, em prol da educação, da saúde e do bem-estar, promovendo o conhecimento desses locais, utilizando nomeadamente os trilhos pedestres que por vezes não estão nas melhores condições, como é o caso do situado no “pé de ladeira” que tem paredes caídas, barrando a passagem aos seus utilizadores.
Assim sendo na manhã do dia 24, foi promovida uma caminhada, na qual participaram os intervenientes nos Jogos Desportivos Escolares, que teve o seu início na Furna da Maria Encantada, onde foi possível contemplar o Monumento Natural da Caldeira da Graciosa. Após uma breve exposição interpretativa seguiu-se pelo trilho de acesso ao interior da Caldeira, que antigamente era usado nas célebres burricadas que desciam a encosta, levando os visitantes à Caldeira e à Furna do Enxofre. A caminhada teve o seu término na Furna do Enxofre onde os participantes puderam contemplar a beleza e singularidade que esta cavidade vulcânica, ex-libris da Graciosa, apresenta.



- Centro de Saúde pronto para abrir

A Nova Unidade de Saúde de Santa Cruz da Graciosa está pronta a abrir, segundo fonte Oficial da Secretaria Regional de Saúde.
A Rádio Graciosa contactou a Secretaria Regional de Saúde, a fim de saber mais e melhores pormenores, sobre a abertura da Nova Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, e conseguiu apurar que esta irá abrir, ao que tudo indica, aquando da visita do Governo, tal como o Centro de Processamento de Resíduos.
Sabe a Rádio Graciosa que a chave da obra já foi entregue à Administração do Centro de Saúde e este já está a ultimar os devidos procedimentos para que a Unidade de Saúde abra o mais breve possível.
Relativamente à mudança esta será feita faseada, não estando ainda nada decidido, mas sabe a Rádio Graciosa que o Novo Centro de Saúde contará com uma nova cama para pequenas cirurgias, contará com lavandaria totalmente equipada e nova bem como uma cozinha totalmente equipada, de novo, pelo que a aquisição de novos equipamentos será feita apenas se o equipamento no actual centro de saúde estiver desactualizado.
Resta saber, apenas, se depois da inauguração da Unidade de Saúde quanto tempo mais os Graciosenses vão esperar pela abertura oficial à população.



- Bloco de Esquerda quer Curso Profissionais de Excelência nesta ilha

O Deputado Regional do Bloco de Esquerda, Jose Cascalho, na visita do Grupo Parlamentar do BE, afirmou que é fundamental haver por parte do Governo Regional uma estrutura montada para que a vocação dos alunos sejam atendidas e seguidas.
José Cascalho, defendeu, não só na Graciosa, mas como em todo o Grupo Central Cursos Profissionais, que se aproximem das expectativas dos alunos e de toda a comunidade.
O deputado de esquerda afirmou em conferência de imprensa que para que haja sucesso a nível do ensino profissional é preciso que haja organização, coordenação para que as vocações sejam atendidas, o que, e segundo José Cascalho, neste momento não existe.
José Cascalho falava em conferência de imprensa em Santa Cruz da Graciosa aquando da visita do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda.


- Câmara Municipal está a montar Quiosques de apoio na Praça

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa mandou montar na Praça Fontes Pereira de Melo Quiosques de Apoio idênticos aos antigos em madeira, que eram de péssima qualidade e arcaicos, acrescentamos nós.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Maria da Conceição Cordeiro, explicou à Rádio Graciosa que estas estruturas que estão a ser montadas na Praça Fontes Pereira de Melo servirão de apoio para a venda de produtos artesanais locais, apenas no Verão.
Conceição Cordeiro afirmou que estas estruturas, quiosques, apenas estarão na Praça Fontes Pereira de Melo na altura de Verão e que após essa época serão retiradas da Praça.
Conceição Cordeiro disse ainda que estas estruturas estão inseridas no Projecto de requalificação da Praça e serão uma óptima ajuda para os artesãos da nossa Ilha.



- Buracos nas vias de Santa Cruz são escandalosos
Há ruas, no centro de Santa Cruz, com buracos escandalosos que ainda não foram devidamente corrigidos, não se sabe se por desconhecimento se por desleixo em vias que não se encontram em obras. Falamos nomeadamente das valas nas ruas do Marítimo, e Mercado, nos buracos na Almeida Garrett e Rua da Boavista isto só para citar algumas. Estas irregularidades causam prejuízos às viaturas que nelas circulam e consequentes perdas nos bolsos dos seus proprietários.
Esperamos que depois deste alerta o assunto seja tratado com a devida urgência que merecem os contribuintes que pagam os seus impostos.



- PSD exige que se acabe com a destruição da Praça de Santa Cruz

O Partido Social Democrata, em comunicado, enviado para a nossa redacção exige que se acabe com a destruição da Praça, e pede ao Partido Socialista que de uma vez por todas ganhem juízo, em relação à requalificação da praça.
O PSD Graciosa afirma que “Os Graciosenses vão assistindo com mágoa e desânimo à descaracterização que está a ser feita com as obras na Praça da nossa Vila de Santa Cruz.” Dizendo ainda que o primeiro atentado à Praça Fontes Pereira de Melo foram as “esplanadas inúteis e esteticamente incorrectas para o centro classificado da Vila, gastando com essa inutilidade mais de 200 mil euros.
O PSD diz que o que se está a passar “é demasiado grave, e assistimos a um verdadeiro atentado ao centro classificado da Vila de Santa Cruz da Graciosa.”
Reafirmando que, “Com o avançar daquela obra inútil que irá custar mais de 2 milhões de euros aumenta a revolta dos Graciosenses. E essa revolta é ainda maior perante o engano que está a ser executado, já que à medida que vão aparecendo estruturas na Praça, vamos percebendo que nada disto tem a ver com o projecto apresentado aos Graciosenses.”
Pedem os Sociais Democrata que o Executivo Socialista mostre de uma vez por todas o projecto que segundo o PSD tem escondido aos Graciosenses, desafiando mesmo “o Sr. Presidente da Câmara e vereadores do PS Graciosa a serem frontais e verdadeiros.”
Para além da requalificação das Obras da Praça o Partido Social Democrata critica, também, “que está a acontecer com o areal da Praia. Com a época balnear a ter o seu início oficial hoje, o cenário na Praia da Graciosa é o retrato do estado a que o PS deixou chegar a Graciosa. São já muitos anos à espera que cumpram as promessas de recuperação do areal da Praia e das obras que mantenham a areia naquele local. Depois de muitas promessas e da apresentação pública de projectos para retenção da areia, o que assistimos é o eterno adiamento da reparação de mais um local emblemático destruído pela teimosia política do PS.”
Este foi um comunicado enviado pelo PSD Graciosa à Rádio, que termina dizendo que “ é triste a ilha estar a perder os seus mais bonitos locais, destruídos pela incompetência de que nos governa.”



- Areal de São Mateus em estado lastimável

O Areal de São Mateus encontra-se numa situação lastimável.
É visível a qualquer pessoa que aquele local, única praia do concelho, que outrora era um dos ex libris da Ilha, há muito tempo que não é limpa, o sargaço acumulado no local é enorme.
Surpreendentemente, ou não, hoje começa oficialmente a época balnear em Portugal e a única praia da Graciosa não pode, ainda, ser usada, apesar do tempo que se faz sentir.
Depois de ter tirado à Ilha uma das praias mais bonitas dos Açores, o areal de São Mateus merecia, no mínimo, outro tratamento para bem de toda a população, muito por causa dos odores que o sargaço larga, e do incomodo.
Os contribuintes esperam que a junta de freguesia, ou o município, resolvam a situação o mais breve possível.
Quanto às outras zonas balneares, carapacho, calheta e piscina, ainda não se veem as habituais obras, como sejam, limpeza de limos, pintura, duches etc. para que se encontrem em condições de receber os banhistas.

Twitter Facebook Favorites More