Traduzir

Rádio Graciosa


07 abril 2012

Resumo Semanal 2 a 6 de Abril de 2012

Furna do Enxofre não abre no Verão devido aos elevados níveis de dióxido de carbono
Pedro Raposo esclareceu a razão de a Secretaria Regional do Ambiente ser muito rígida quanto à furna do Enxofre.
Para Pedro Raposo este é um assunto muito sensível visto que os níveis de dióxido de carbono são por vezes muito elevados na época de Verão.
Pedro Raposo explicou que no Verão devido ao muito calor o ar no interior da caldeira não é refrigerado, o que leva a Secretaria Regional do Ambiente a não facilitar no que à visita da Caldeira diz respeito.
Pedro Raposo disse ainda que se fosse pela Universidade dos Açores as medidas tomadas em relação à Furna seriam muito mais severas e que os níveis já chegaram a ser tão elevados até mesmo no Centro de Visita, com as funcionárias do sentirem-se mal e por isso chegou também a ser encerrado.

Termas do Carapacho são de relevante interesse económico e de promoção de um Turismo de Saúde e Bem-estar
Ao longo do fim-de-semana passado realizou-se na Graciosa o colóquio “Termalismo na Ilha Graciosa: Valências Terapêuticas e Oportunidade de Desenvolvimento” bem como o Curso “Geofarmácia e Coméstica”.
Ao longo de 3 dias, vários formadores e investigadores, partilharam ideias e discutiram soluções para o Termalismo nos Açores, mais propriamente na Graciosa. Neste colóquio foram apresentadas acções e estudos que o INOVA tem vindo a realizar em parceria com diversas entidades, instituições e empresas, com particular realce para os trabalhos visando o desenvolvimento de formulações e aplicações dermocosméticas de lamas e pedra pomes. No que diz respeito ao curso foi desenvolvido componentes teóricas e sessões práticas especialmente dedicadas à Geofarmácia e Cosmética.
Para o Diretor de Apoio ao Investimento e Competividade, Arnaldo Machado, que veio substituir Vasco Cordeiro, no encerramento desta actividade, este tipo de actividades é de relevante interesse económico e de promoção de um Turismo de Saúde e Bem-estar. O Secretário enalteceu assim a aposta do Governo em parceria com o INOVA.


Secretaria do Ambiente quer abrir o Ilhéu à população
O Dr. Pedro Raposo, da Secretaria Regional do Ambiente da Graciosa, aquando da sua entrevista aqui na Rádio Graciosa, afirmou que a sua secretaria tem como objetivo abrir cada vez mais o Ilhéu à população. Para Pedro Raposo o Parque Natural tem feito um óptimo trabalho neste campo, um trabalho de Instrução e Ordenamento do local e por isso este trabalho é para continuar.
Pedro Raposo afirmou ainda que o objetivo desta iniciativa, de abrir o Ilhéu da Praia à população, é para tentar desmistificar aquela ideia que o Parque Natural fechou o Ilhéu aos Graciosenses e aos turistas que nos visitam.

Aumento de desembarque dos passageiros em Fevereiro
Em Fevereiro de 2012 o número total de passageiros desembarcados foi de 1321, o que significa um aumento de mais 100 passageiros face a igual período do mesmo ano.
Em Janeiro de 2012 o número total de passageiros desembarcados foi de 1263, verificando-se uma diminuição de quase 200 passageiros, em relação a Janeiro de 2011.


Santa Casa apresenta Relatórios 2011
De destacar neste relatório o apoio que esta instituição presta à comunidade nas suas várias valências, tais como o Lar de Idosos com 51 Utentes, e que se encontra Renovado, o Serviço de Apoio Domiciliário onde a Santa Casa Apoia todos os dias com 55 refeições bem como serviço de higienização a 15 pessoas. Esta instituição centenária, que é a mais importante da ilha, apoia ainda 76 crianças, 38 na creche dos 3 meses aos 3 anos, e 38 no jardim infância, prestando ainda apoio a 3 jovens, um deles maior de idade e trabalhador, no Centro de Acolhimento Temporário de Crianças e Jovens, bem como no Centro de Actividade Operacionais, designado CAO, onde presta auxílio a 6 Jovens. De salientar apenas que a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa tem ainda sob a sua alçada o ATL´S, Ludoteca, Centro de Convívio, Centros de Informática e Lavandaria Comunitária, sendo uma das principais empregadoras da Ilha movimentando em 2011 cerca de 4 milhões e meio de Euros.
De destacar ainda o Relatório, no que diz respeito às Obras, Foram iniciados Trabalhos da 2º Fase, no Lar de Idosos, onde haverá remodelações de instalações eléctricas, telecomunicações, segurança contra incêndios e construção de garagem, faltando apenas os equipamentos de produção de águas quentes sanitárias e aquecimento central para que as obras de remodelação do lar estejam concluídas. Relativamente à construção do edifício para creche, Jardim de infância e Centro de Actividade Ocupacionais, onde foi lançada a primeira pedra a 17 de Novembro, destaca-se no relatório de 2011 o não começo das obra devido a trabalhos de reforço do solo de fundação.
Já é conhecido o Programa das Festas deste ano
Já é conhecido o Programa das Festas da ilha Graciosa 2012. Assim e tendo em conta o calendário fornecido pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, as festas de este ano começam, como é habitual, em Maio e estendem-se até Setembro. Em Maio haverá 4 Festas, onde destacamos o Bodos de Espírito Santo, em todas as freguesias, no dia 27, bem como a Nossa Srª. Da Vitória a 29 do mesmo Mês. Em Junho haverá festas em todas as freguesias do concelho de Santa Cruz da Graciosa de 3 a 29 do mesmo mês, Julho mês com 7 festas, destacamos a de São Mateus no dia 15, em Agosto são as festas da Concelhia no dia 12, bem como as de Guadalupe no dia 5 e em Setembro haverá festa na Luz no dia 2 do mesmo Mês.
Como é habitual, Festa não faltará para animar a Ilha neste Verão.
Mão à Obra Limpar Portugal decorreu no passado dia 30 de Março
No âmbito do Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores – PRESAA, o Parque Natural da Graciosa/Ecoteca da Graciosa organizou em conjunto com a Eco-Escola EBS de Santa Cruz da Graciosa uma acção de limpeza. Intitulada Mãos à Obra! Limpar Portugal 2012, que por razões logísticas realizou-se no passado dia 30 de Março, último dia de aulas.
Esta actividade é realizada praticamente todos os anos lectivos e tem a colaboração de várias entidades da ilha, nomeadamente: Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Serviço de Desenvolvimento Agrário, SRCTE, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Serviço Florestal, Polícia Marítima, Polícia de Segurança Pública, ACDRG, Rádio Graciosa, Empresa de Transportes Coletivos e Serviço de Ambiente.
Para além das entidades acima referidas anteriormente teve a participação de todos os alunos do 2.º e 3.º ciclo da EBS e respectivos professores, perfazendo um total superior a 300 participantes. As zonas de intervenção foram 14 incluindo zonas de floresta, orla costeira e marítima e trilhos pedestres.

“A Graciosa não precisa de Palavras”
Para o empresário, que comentava a troca de palavras entre o PSD e o PS sobre a visita da Dra. Berta Cabral, estes jogos de palavras em nada beneficiam os empresários e a população. Carlos Brum afirmou que enquanto empresário tem que ouvir todas as forças politicas e que muitas vezes os projectos são bons e aliciantes mas que, por vezes, não passam de projectos o que faz com que os empresários fiquem desanimados.
Carlos Brum concluiu ainda que a Graciosa precisa de mais acção e de menos palavras.

Twitter Facebook Favorites More