Traduzir

Rádio Graciosa


04 abril 2012

Problema da Furna é Excesso de Arborização


Segundo a opinião Gabriel Melo um Graciosense, imigrante nos Estados Unidos, o problema da Furna é a Arborização que segundo este é a responsável pela falta de refrigeração dentro da Caldeira.


Este graciosense questiona “Porque é que a universidade dos Açores e Sr. Pedro Raposo que não são da ilha, não vêem fotografias antigas e falam com pessoas do tempo de quando não havia arborização naquela área onde as pessoas desciam a gruta sem problemas a lagoa cheia de água e nunca morreu ninguém, alguns anos para cá já morreram pessoas no verão a maior parte do tempo não se pode descer a gruta derivado aos gases!

Gabriel Melo continua dizendo que O Sr. Raposo explicou que o problema no verão é o elevado calor do ar no interior da cadeira e não é refrigerado, esta explicação não tem sentido algum porque antigamente no verão o ar era quente e não havia problemas.

Finalmente este graciosense refere que  já disse num comentário no graciosa online que a muita concentração de oxigénio libertado por aquela densa vegetação naquela área dentro daquela cratera vulcânica faz condensação e, como a condensação e mais pesada do que o ar, desce fazendo um tampão sobre as duas aberturas, evitando que os gases saiam, e só não vê quem não quer, porque queiram ou não queiram toda aquela arborização naquela área tem que ser cortada e o mais breve possível porque quanto mais anos passar a vegetação vai tornar-se mais densa acabando por fechar a furna e a lagoa ficar sem agua, e pena que tal acontece a caldeira e o nosso ex-libris da nossa ilha.

P.S. ou então as pessoas vão ter que usar garrafas de oxigénio para descer a gruta.”

Esta é a opinião de Gabriel Melo, filho, que reside nos EUA sobre a concentração de CO2 na furna do enxofre que tem prejudicado quem a quer visitar.

Twitter Facebook Favorites More