Traduzir

Rádio Graciosa


30 março 2012

Resumo Semanal 26 a 30 de Março 2012

- Incentivo ao Arrendamento de Prédios para Residência Permanente já abriu
O serviço de incentivos ao arrendamento de prédios ou de fracções autónomas para residência permanente já está aberto e decorrerá até ao próximo dia 30 de Abril.
O incentivo é concedido sob a forma de subvenção mensal, não reembolsável, aos agregados familiares que reúnam as condições de acesso, pelo período de um ano, podendo ser renovado por igual período, até ao máximo de quatro renovações consecutivas.
Este programa de apoio destina-se exclusivamente a cidadãos com residência permanente na Região Autónoma dos Açores há pelo menos três anos e que não sejam devedores ao fisco e à segurança social ou sendo-o as suas dívidas se encontrem cobertas por um qualquer plano de regularização aceite pelas entidades credoras.
As situações em que os candidatos sejam titulares de contrato de arrendamento celebrado ao abrigo do Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU), constante do título I da Lei nº 6/2006, de 27 de Fevereiro, ou do regime transitório previsto no seu título do capítulo I, e cuja renda não ultrapasse o valor da renda máxima admitida na zona onde se localiza a habitação.
Pode consultar mais informações no site http://www.azores.gov.pt/ ou ir junto da Secretaria Regional da Habitação na Graciosa na Rua da Boavista nº 13.


- Vimiais não entra no Rally da Graciosa devido à segurança
Pedro Costa, Presidente da Agraprome, explicou na passada sexta-feira a razão de o troço dos Vimiais não constarem este ano do Rally da Graciosa 2012.
Pedro Costa disse que as razões de excluir o troço dos Vimiais, um dos mais espectaculares do Rally Graciosense, prendia-se com o facto de a Organização pôr a segurança dos pilotos e do público em geral em primeiro lugar.

- Marítimo vai em força disputar a subida à Série Açores
Rui Cordeiro técnico do Marítimo Sport Clube afirmou ontem no final do encontro frente ao Graciosa, jogo esse que acabou com a vitoria do clube azul e branco por uma bola a zero, que a sua equipa irá disputar o apuramento de subida à série Açores com a máxima força, apelando aos seus jogadores o máximo de empenho e trabalho. Questionado com o facto de ter ido à Terceira visualizar o jogo do Barreiro, possível campeão Terceirense, Rui Cordeiro disse que se trata de uma excelente equipa mas que o Marítimo tudo fará para conquistar os três pontos, em todos os jogos.
O Marítimo disputará o acesso à série Açores frente ao Barreiro da Terceira e contra o Marítimo Velense de São Jorge. A primeira jornada será na Terceira seguindo-se dois jogos em casa, Marítimo Velense e Barreiro, terminado o apuramento de campeão em São Jorge.

- Apoios à contratação de desempregados e estágios prolongados
Entrou em vigor o diploma que cria o INTEGRA, programa para integração de activos, que visa promover a criação de novos postos de trabalho na Região através da atribuição de um apoio financeiro às entidades empregadoras.
De acordo com o documento publicado ontem em Jornal Oficial, o Governo Regional vai atribuir 350 euros mensais por cada trabalhador contratado que esteja desempregado há menos de 12 meses e 400 euros por cada posto de trabalho ocupado por alguém desempregado há mais de um ano.
Podem candidatar-se a este programa empresas que contratem pessoas inscritas nas Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores, pelo prazo mínimo de um ano, com contrato de trabalho com ou sem termo certo.
Este apoio é assegurado pelo orçamento do Fundo Regional de Emprego.
Estágios prolongados

Os estágios L e T vão ser prolongados em mais nove meses, ficando as entidades promotoras dispensadas do pagamento da comparticipação de 25% estabelecida anteriormente na lei, segundo resolução do Conselho do Governo publicada ontem em Jornal Oficial.
De acordo com o documento, estão abrangidos por este prolongamento do prazo, os estágios nas ilhas de S. Miguel e Terceira iniciados entre Outubro de 2011 e Janeiro de 2012 e os iniciados nas restantes ilhas entre Outubro de 2010 e Janeiro de 2011, que terminem de Agosto a Novembro deste ano.
Ainda para os estágios feitos em Santa Maria, Pico, Faial, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo, iniciados em Outubro de 2011 e Janeiro de 2012, mantêm a possibilidade de prorrogação por mais doze meses, igualmente com a dispensa do pagamento da comparticipação de 25% por parte das entidades promotoras.
Além da dispensa do pagamento da comparticipação, nas fases de candidatura abrangidas pela presente prorrogação fica suspenso o artigo que obrigava as empresas que pretendiam alargar o contrato de estágio a serem obrigadas a contratarem, pelo menos 50% do número global de estagiários inicialmente recrutados.


- É preciso apostar nos Jovens
António Reis disse no espaço de Comentário da Rádio Graciosa, da passada segunda-feira, que é preciso apostar mais nos jovens.
Para o ex. líder da JSD Graciosa, é preciso dar lugar aos mais jovens, para que possa haver um rejuvescimento, a nível de ideias, de postura e de mentalidades. Para António Reis, essa mudança faz-se com gente nova com diferentes formações e maneiras diferentes de ver o mundo. O ex. Presidente da Juventude Social Democrata, Graciosa, disse ainda que é preciso que as pessoas não se agarrem ao poder durante muito tempo e que deveria haver tempo limite para o exercer de cargos a nível políticos.
António Reis fez ainda um apelo aos jovens para que estes se mobilizem e que se unam, sem medo, de forma ordeira e capaz, para que todos juntos possam dar ideias e estratégias para ultrapassarem as dificuldades.

- Diversificação Agrícola pode criar mais postos de Trabalho
A Candidata pelo PSD ao Governo Regional, Berta Cabral, esteve reunida com os agricultores graciosenses a fim apresentar a estratégia do Partido Social Democrata para o principal sector da nossa região, o sector agrícola.
Berta Cabral afirmou que cada vez mais a região tem que caminhar para a diversificação agrícola, salientando o facto de essa diversificação poder criar muitos postos de trabalho.
A líder dos Sociais Democratas falou ainda do programa que o Partido quer implementar neste sector agrícola.
Berta Cabral disse que o PSD quer criar Bancos de Terra para arrendar e pôr à disposição de jovens agricultores que queiram iniciar a sua carreira de empresários. Para que isso aconteça, Berta Cabral, quer permitir aos jovens empresários apoios e incentivos, “de modo a facilitar a vida” a quem inicie a carreira neste sector, reafirmando a necessidade de o Governo pagar durante dois anos o salário aos jovens empresários empreendedores.
Berta Cabral afirmou ainda que os agricultores da Graciosa “estão muito de acordo com a estratégia apresentada pelo PSD” para o sector da agro-pecuária.



- Construção do Matadouro é bandeira do PSD
A líder do PSD, Berta Cabral, falou ainda da Construção do Matadouro, dizendo e reafirmando, que esta é uma obra indispensável para a Ilha Graciosa, e que essa será uma bandeira por parte do PSD, a Construção do Matadouro. 
Berta Cabral falava à margem da reunião que manteve com os agricultores graciosenses.

- Conselho de Ilha dá nega à Reforma Autárquica
O Conselho de Ilha, à semelhança da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, deu nega à Reforma à Reforma da Administração Local.
Para os Conselheiros esta reforma em nada beneficiará a Ilha Branca. Para Carlos Brum, presidente do Conselho de Ilha, esta reforma não deve ser igual por todos. Para o Conselheiro, a Graciosa tens razões histórico-sociais e culturais, bem como outros exemplos noutras localidades, para que esta roeforma não seja aplicada aqui na Ilha, e por isso, o parecer, unânime, dos Conselheiros, dar nega à Reforma autárquica, porque segundo estes a Ilha Graciosa em nada beneficiará com este reforma, pelo contrário.
Carlos Brum disse ainda que o Conselho disse ainda que a Graciosa está muito bem dividida, com quatro freguesias e uma autarquia.


- Queijadas são exemplo para os Açores
Berta Cabral encerrou a sua visita pela ilha Graciosa onde reuniu com a Associações de Agricultores, Jovens Agricultores e visitou algumas empresas graciosenses.
A líder do PSD/Açores disse, em jeito de balanço, que as queijadas da Graciosa são um exemplo para todos os produtos dos Açores, um modelo de excelência e de rentabilização. Berta Cabral disse ainda que a mensagem principal é que cada ilha tem que valorizar e optimizar todos os recursos e potencialidades que tem, porque, e segundo Berta Cabral, só com o somatório das nove ilhas, daquilo que se produzir em cada uma delas, os Açores conseguirão ter uma Economia mais forte para diminuir as importações, aumentar as exportações e criar mais postos de Trabalho.
A Candidata à presidência do Governo Regional dos Açores afirmou ainda que o segredo para os Açores passa por um modelo de desenvolvimento, alicerçado no Turismo, no aproveitamento do Termalismo e num novo modelo de transportes.
Berta Cabral declarou que um Governo do PSD criará as condições necessárias para que sejam desenvolvidas todas as oportunidades de negócio.

- PS Graciosa reage a visita de Berta Cabral.
O PS Graciosa reagiu em comunicado  à visita de Berta Cabral à Graciosa.
O Secretariado do Partido Socialista – Graciosa lamenta  “que a presença da líder do PSD – Açores na Graciosa sirva apenas para levantar equívocos”, que o PS Graciosa esclarece no comunicado.
A lcandidata do PSD Açores é criticada por só agora “se lembrar dos agricultores Graciosenses, porquanto, ainda há bem pouco tempo na Assembleia Municipal, o PSD votou contra a suspensão do Plano Diretor Municipal. Essa atitude fez inviabilizar vários projetos de investimento de agricultores Graciosenses no valor muitos milhares de euros.” E citamos.
Para o Ps Graciosa, “Este PSD da dra. Berta Cabral diz uma coisa e faz outra. É caso para dizer que “bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz”.
O assunto do Matadouro, levantado por Berta Cabral esclarece que “A Ilha Graciosa está dotada de um Matadouro, ao contrário da ideia que fez passar nas notas de imprensa que, depois, foram divulgadas na comunicação social; o Governo dos Açores fez um projeto de ampliação do atual Matadouro, para o dotar de novas capacidades e novas valências, que, se fosse executado conforme o previsto, nesta altura já estaria terminado;” situação que segundo o PS “ aquando da visita estatutária do Governo Regional à Ilha Graciosa, solicitou que se suspendesse a obra prevista no atual Matadouro e se optasse pela construção de um de raiz e fora da malha urbana” e citamos.
O PS esclarece ainda que o Governo anuiu, mas avisou que iria implicar mais demora e entretanto já foram definidos os terrenos para a construção do novo Matadouro nos terrenos do Parque Industrial, estando neste momento em fase de projeto e muito brevemente irá ser apresentado aos Graciosenses.
A terminar o PS Graciosa acusa Berta Cabral de “andar a reboque do que já está a ser feito pelo atual Governo Regional, esperando ganhar os louros que não lhe pertencem.” E citamos.

- PSD responde ao comunicado Socialista
Relembramos que o Partido Socialista tinha emitido um comunicado, que se pode ler na noticia abaixo, dizendo “que a presença da líder do PSD – Açores na Graciosa sirva apenas para levantar equívocos”. Agora, e também em comunicado, o Partido Social Democrata, pela mão do deputado João Bruto da Costa, afirma que “É evidente o incomodo causado ao Sr. Secretário Regional pelo empenho demonstrado pela Presidente do PSD Açores na resolução dos problemas da Agricultura e na sua aposta na criação de uma Região Económica nos Açores.”, Respondendo ainda ao comunicado Socialista João Bruto da Costa diz ainda que “A questão do matadouro da Graciosa causa mal-estar ao Sr. Secretário da Agricultura, o que se compreende, pois os produtores da Graciosa anseiam há largos anos por melhores condições para valorização do seu produto.
É pena que o Sr. Secretário não tenha explicado por que é que o matadouro está em projecto há já dois anos e continua em projecto até final da presente legislatura, e se, porventura, se recorda há quantos anos o prometeu às Associações Graciosenses.”
O deputado Graciosense diz ainda que os agricultores sabem que a candidata do PSD, Berta Cabral está a trabalhar para apresentar as respostas para o problema de todos. Finalizando o Partido Social Democrata, deixa apenas algumas questões ao partido Socialista “Desde que data existe oficialmente um Parque Industrial na Graciosa? Em que ano ocorreu a visita estatutária em que se definiu a construção do matadouro?
E já que fala do PDM, que está em processo de alteração há mais de um ano, para quando a sua apresentação aos Graciosenses e, já agora, quem ficou prejudicado?”
Responde assim o Partido Social Democrata ao comunicado emitido hoje pelo Partido Socialista.

- Açores têm que aproveitar a motivação dos Jovens
Berta Cabral reuniu na passada quarta-feira com alguns jovens Graciosenses a fim de se inteirar de quais os problemas e necessidades destes. A Líder do PSD/Açores, esclareceu que o feedback que retirou dessa reunião foi que os jovens estão preocupados com o futuro, devido ao aumento de desemprego que assola a região, e o país em geral, mas que ao mesmo tempo sentiu por parte dos jovens uma motivação extra para dar a volta por cima a estes tempos difíceis que os Açores atravessam.
Para Berta Cabral, os Açores tês que aproveitar esta motivação por parte dos jovens, porque, e segunda a mesma, os jovens são aqueles que mais inovam, aqueles que têm mais criatividade para pôr em prática os projectos que idealizam. A Candidata Social Democrata disse também que o projecto estratégico do PSD passa por dar oportunidades em todas as ilhas para que todas possam ser mais fortes.
Berta Cabral comentou que todas as ilhas têm que ser bastiões, para que os Açores passam também serem fortes.



- Inova quer elaborar produtos de dermo-comética
Começou ontem e realiza-se até sábado o colóquio intitulado “Termalismo na ilha Graciosa”, onde ao longo do dia de ontem realizou-se palestras com figuras de diferentes áreas a fim de discutirem novas técnicas e praticas sobre o tema.
Para o Prof. João Carlos Nunes, no INOVA, o objectivo deste projecto é realizar estudos para um melhor aproveitamento dos recursos termais no arquipélago.
O outro dos objectivos deste colóquio é demonstrar as actividades e os recursos que as Termas do Carapacho têm utilizado.
Outras das actividades que existirão ao longo do fim-de-semana será um curso de “Geofarmácia e Cosmética” que consiste na elaboração de produtos de dermo-comestica utilizando recursos geológicos dos Açores nomeadamente lamas termais e Pedra-pomes.
Para Ricardo Montes, director do Hotel Graciosa, este tipo de actividades são importantíssimas na valorização e divulgação da ilha Graciosa, bem como dos serviços prestados pelo Hotel e pelas Termas do Carapacho.
Esta actividade desenvolver-se-á até amanhã sábado, nas Termas e no Hotel Graciosa.











Twitter Facebook Favorites More