Traduzir

Rádio Graciosa


15 setembro 2011

Graciosa perdeu cerca de 50% da sua população.

A reactivação do fenómeno da emigração nos Açores, originada pela crise económica, poderá resultar no despovoamento das ilhas com menor número de habitantes e menos desenvolvidas, já atingidas por elevados índices de envelhecimento
Gilberta Rocha, investigadora da Universidade dos Açores, numa intervenção na 16.ª Conferência Internacional Metropólis, o maior fórum mundial sobre migrações que decorre em Ponta Delgada, acrescentou que estudos recentes indicam que apenas as ilhas de S. Miguel e da Terceira revelaram crescimentos e equilíbrios demográficos nas últimas décadas.
Em sentido contrário, ilhas como S. Jorge, Graciosa, Flores e Corvo registaram perdas da população da ordem dos 50 por cento. Segundo esta especialista as ilhas em questão estão particularmente vulneráveis a um eventual retorno da emigração.
No debate esteve também em destaque a especial ligação das ilhas aos fenómenos migratórios, considerando os conferencistas que as regiões insulares tanto podem funcionar como regiões de acolhimento de diáspora, de escala de emigrantes com outros destinos ou de emigração.

Twitter Facebook Favorites More