O Governo dos Açores está a proceder, desde segunda-feira, à demolição de mais de duas dezenas de moradias em ruínas edificadas na orla marítima da Avenida D. Paulo José Tavares, em Rabo de Peixe.
A iniciativa é desenvolvida pelas direcções regionais da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, da Habitação, dos Recursos Florestais e dos Assuntos do Mar, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe.
A presente demolição insere-se no plano de combate à insegurança e insalubridade da Avenida D. Paulo José Tavares, sendo que os agregados familiares anteriormente residentes naquelas moradias, agora alvo de demolição, foram realojados pelo Governo dos Açores, estando previsto, ainda, este ano, o realojamento dos últimos dez casos no empreendimento Courelas 3, os quais têm sido, e continuarão a ser, acompanhados pelos diversos serviços sociais da Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social.
Toda a zona agora intervencionada será alvo de uma acção de requalificação urbanística, dando assim continuidade ao projecto que já foi implementado na Rua de S. Sebastião, nesta mesma freguesia. No âmbito desta acção, toda a extensão da linha costeira será arborizada, estando ainda prevista a criação de um muro de vedação de acesso à falésia e a colocação de mobiliário urbano.
Fonte: JornalDiario