Traduzir

Rádio Graciosa


15 setembro 2011

BE quer nova Lei das Finanças Regionais que distinga as duas regiões autónomas.

O BE/Açores vai desencadear o processo para a elaboração de uma nova Lei das Finanças Regionais, que permita uma “distinção clara e inequívoca” das duas regiões autónomas, para que os Açores não sejam prejudicados pelos “desmandos, desvarios” da Madeira.

“Da mesma forma que há dois estatutos político-administrativos diferentes, também pode haver duas leis das finanças regionais”, afirmou Zuraida Soares, coordenadora regional do BE/Açores, frisando que os Açores “não podem ser penalizados pelos desvarios e incumprimentos de Alberto João Jardim”.

“É o futuro da autonomia que está em causa”, frisou Zuraida Soares, defendendo que “os Açores não podem continuar a ser penalizados pelo descalabro e pelo facilitismo das contas de Alberto João Jardim”.

Zuraida Soares disse “recear que a autonomia venha a ser considerada um mal menor e uma simples formalidade, uma das gorduras do Estado”.

A líder regional do BE/Açores manifestou “preocupação” pelas declarações do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, que “indiciam que está em causa o cumprimento integral da Lei de Finanças Regionais”.

Zuraida Soares, que falava numa conferência de imprensa em Ponta Delgada, anunciou ainda que o BE vai provocar na próxima sessão plenária do parlamento regional, que começa a 27 de setembro, uma interpelação ao Governo Regional para “clarificar, de uma vez por todas, a situação financeira da Região”.

Fonte: Lusa/AO online

Twitter Facebook Favorites More