Traduzir

Rádio Graciosa


03 junho 2011

Resumo Semanal de 30 de Maio a 3 de Junho de 2011.

4430 eleitores vão Domingo às urnas.

As Eleições Legislativas Nacionais decorrem neste domingo, dia 5 de Junho, e os seus resultados vão ditar a constituição de nova Assembleia da República e Governo do País.
O concelho de Santa Cruz da Graciosa, tem neste momento, 4430 eleitores inscritos, dos quais, 1642 são de Santa Cruz, 1230 da Freguesia de Guadalupe, 795 eleitores da freguesia de São Mateus e 763 da Freguesia da Luz.
Os graciosenses, bem como todos os açorianos em geral, vão contribuir para eleger cinco deputados à Assembleia da República.
Nas últimas eleições realizadas, tem-se sempre verificado na nossa ilha, uma grande percentagem de abstenção, tal como acontece nas restantes ilhas e Continente, veremos o que irá acontecer nestas eleições.
A Rádio Graciosa recorda ainda, que é um dever cívico votar.
O governo que sairá eleito em consequência deste acto eleitoral será o XIX Governo Constitucional de Portugal.


Conselho de Ilha quer Marina na Barra e requalificação da zona envolvente.
Na reunião existiam dois pontos de trabalho, o primeiro a emissão de parecer sobre o decreto-lei que estrutura o “Parque Marinho dos Açores” e preparação da reunião com o Governo Regional, aquando da visita estatutária, prevista para 16 e 17 de Junho de 2011.
No primeiro ponto o Conselho de Ilha deliberou concordar de forma genérica com o decreto que vai estruturar o Parque Marinho dos Açores.
Sobre a visita do Governo Regional, o Conselho de ilha elencou investimentos urgentes para o nosso concelho.
Na área da Secretaria da Economia destaca-se a construção da Marina da Barra e requalificação da zona envolvente, estrutura já existente noutras ilhas e que muita falta tem feito na ilha Graciosa.
Segundo nos disse Carlos Brum, presidente do Conselho de Ilha, trata-se de dar à ilha investimentos que promovam o seu desenvolvimento sustentável.
Ainda na responsabilidade da Economia, o Conselho de Ilha propõe apresentação do Projecto do Roll On- Roll Off para o Porto Comercial, mudança para novo local do Parque de Exportação de Gado, e outro assunto muito importante, os horários da Sata para a ilha Graciosa. Este último assunto é de muita relevância segundo os conselheiros, pois tem-se verificado que os grupos de turistas que vem a esta ilha, perdem um dia de férias, ao ficarem retidos no aeroporto da Terceira, por perderem por 20 minutos os voos com a ilha Graciosa. Ainda nesta área, os preços das passagens e da bagagem são ainda motivo de preocupação a expor ao Governo Regional.
Na área da saúde, o Conselho de Ilha pretende acordo com o Governo que possibilite a vinda de reumatologistas à ilha Graciosa.
No Trabalho e Solidariedade Social, os conselheiros acham urgente a construção da Creche, Jardim-de-infância e Centro de Actividades Ocupacionais em Santa Cruz e a instalação dos serviços desta secretaria no novo edifício.
A Agricultura, a área em que mais medidas são pedidas pelo Conselho de Ilha, nomeadamente reabilitação das Canadas do Bairro, Guardas e Piscoleiros, execução da segunda fase de Barreiro-Vales e aprovação do Projecto de Remodelação da Adega com inicio de obra.
Ainda na Agricultura, é urgente a construção do matadouro, destacando-se ainda a colocação de novo tanque de abastecimento de água à lavoura em São Mateus, cujos terrenos a autarquia já adquiriu, bem como apoio às organizações de produtores com colocação na ilha de mais 1 veterinário e 2 engenheiros agrícolas.
Na educação e formação, o Conselho de Ilha acha importante a realização de um projecto funcional para a Escola Básica de São Mateus, tal é o seu estado de degradação.
Na área da Ciência e Tecnologia, o secretário José Contente vai ouvir do Conselho de Ilha reivindicações para repavimentação de Porto Afonso-Limeira, acesso ao novo Centro de Saúde, construção de cais de lazer na rede viária regional, arranjo do caminho da Igreja no Guadalupe e ainda nesta freguesia construção de parque infantil em colaboração com a junta local.
Ainda na área do ambiente e do mar serão solicitadas 2 acções, nomeadamente reabilitação da Muralha de São Mateus, Execução de protecção e ampliação do areal.
Nas pescas, é necessária a qualificação do cais de Santa Cruz, danificado pelo mau tempo, requalificação do Porto Afonso e protecção do Porto de Pescas de forma a reduzir a agitação no porto.
Segundo Carlos Brum, não se tratam de obras megalómanas, mas sim que contribuem para o desenvolvimento da nossa economia, tendo um cuidado especial para o turismo.


Acção de sensibilização sobre a recolha selectiva.


A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa está a realizar uma campanha de sensibilização sobre a recolha selectiva de lixo.
A sessão que está a ser feita porta-a-porta por duas técnicas do Município, tem como objectivo explicar aos munícipes, como será feito o processo da separação de lixo e decorrerá até ao final do mês de Junho.
Quando terminar esta fase de sensibilização começará a distribuição dos recipientes necessários à separação do lixo doméstico.


Pescadores capturaram cerca de 35 toneladas de peixe em quatro meses.

Os pescadores da Graciosa capturaram e entregaram em lota 34 mil e 816 quilos de peixe nos primeiros quatro meses deste ano.
Os dados do Serviço Regional de estatística revelam que em Abril foram pescadas 10 toneladas de peixe o mês deste ano com melhor pescaria.
Em comparação com os mesmos meses do ano passado, verifica-se um aumento em sete toneladas,
pois no mesmo período do ano passado, tinham sido capturadas apenas 27 toneladas de pescado.
Um indicador positivo para o sector piscatório da ilha Graciosa.


Comissão do Festival Ilha Branca lança concurso de DJs.

A Comissão do Festival Ilha Branca está a preparar um concurso de DJs.
O concurso, a decorrer durante o mês de Junho, terá como prémio para o DJ vencedor, o direito de actuar no Festival Ilha Branca, a decorrer durante as Festas concelhias, no próximo mês de Agosto.
Para participar, basta ter mais de 18 anos, e entregar demo à comissão, que irá seleccionar os quatro melhores Djs, que depois vão a uma final a realizar nos dias 10 e 11 do próximo mês.


Furna do Enxofre esteve encerrada por motivo de obras.

O Serviço de Ambiente da ilha Graciosa, enviou-nos um esclarecimento, sobre a notícia que esta Rádio emitiu na passada Segunda-feira, intitulada “Furna do Enxofre não está aberta aos turistas”.
No seguimento desta noticia, Pedro Raposo do Serviço de Ambiente da Ilha Graciosa, esclareceu, que “desde a inauguração do Centro de Visitantes da Furna do Enxofre, (CVFE) a 5 de Abril de 2010, o mesmo só esteve encerrado em horário de funcionamento, na manhã de 30 de Abril de 2010, devidos a trabalho exterior no âmbito da convenção OSPAR, e mais recentemente, na passada quinta-feira à tarde e sexta-feira de manhã, por motivo de obras no interior da Torre de acesso à Furna do Enxofre, designadamente a sua lavagem, restauro e pintura.”
Segundo o esclarecimento enviado à nossa redacção “outros encerramentos verificados em 2010 deveram-se unicamente às elevadas concentrações de CO2 que se verificam ordinariamente durante o período estival”.
Na interrupção verificada a semana passada, aquele serviço informa que “estava patenteado num aviso colocado na parte de cima da furna, designadamente antes das escadas de acesso ao CVFE.”
Apresentámos os esclarecimentos que o serviço de ambiente entendeu fazer, e que aqui ficam registados.
No entanto, não obsta que os turistas que lá se deslocaram, tivessem achado muito estranho, que não estivesse ninguém no edifício do CVFE, para de algum modo prestarem esclarecimento aos mesmos, atendendo a que não decorriam quaisquer obras no referido edifício.
Quanto ao aviso das obras, é evidente que ninguém sabia, pois se tal acontecesse não teriam gasto dinheiro no Taxi, para voltarem sem nada ver. A terminar, lembramos que já foram investidos mais de 725.000,00€ nesta beleza natural, em que se destacam a construção do CVFE, substituição da instalação eléctrica e do sistema de iluminação do interior da torre e furna e remodelação em curso dos acessos exteriores.


Novo caso de delinquência juvenil desta vez no Carapacho.
O Parque de Campismo do Carapacho foi vandalizado no passado fim-de-semana.
Segundo o autarca António Silveira, “um Grupo de jovens e adolescentes, decidiram e muito bem, passar um fim-de-semana acampados no Parque de Campismo do Carapacho. Se fosse para se divertirem, confraternizarem e conviverem, seria uma excelente ideia, mas acontece que não se pouparam a esforços, para destruir o que foi construído com dinheiro de todos nós.”
Os jovens destruíram parte das telhas do Parque inferior, instalações sanitárias, onde partiram e vandalizaram autoclismos, etc…
Para além disso, na desmontagem das tendas ficaram espias penduradas nas árvores, e pelo chão ficaram espalhadas garrafas vazias de bebidas alcoólicas e outras.
A Junta da Luz, alerta os pais e encarregados de educação, para que estejam ainda mais atentos aos filhos, para que actos desta natureza não voltem a acontecer. Caso contrário “ irão ter de tomar medidas que estão ao seu alcance e explicitas na Lei, e em última instância interditar ao Parque, estas pessoas que vão dispostas a destruir o que é de todos nós,” conclui o referido comunicado.



Por cá a época balnear só começa a 9 de Junho.

A época balnear começou oficialmente em todo o país nodia 1 de Junho, no entanto, no concelho de Santa Cruz da Graciosa, a época só terá início a 9 de Junho, conforme nos confirmou Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal.
A novidade este ano, vai para as bandeiras azuis nas zonas da Calheta e areal de São Mateus, que serão hasteadas um pouco mais tarde de modo a que a marinha esteja presente neste acto.
Nas zonas balneares quer da Calheta e Praia, irão trabalhar 4 nadadores salvadores, tal como exigem os parâmetros do galardão da bandeira azul.
O facto de não haver mais nadadores salvadores na ilha, impossibilitou que candidatassem o Carapacho a bandeira azul.
Na Piscina Municipal decorrem ainda as obras de darão maior higiene a salubridade àquela água, obras que Avelar Santos espera que estejam prontas a 9 de Junho.
A preparação desta época balnear vai custar à autarquia mais de 60 mil euros, dos quais a maior parte, cerca de 50 mil euros, vão ser investidos nas obras da Piscina Municipal e os restantes 10 mil para manter as condições exigidas para se ter as duas bandeiras azuis na ilha.
Um investimento que segundo o autarca não deixa de ser considerável para a nossa autarquia, e por isso mesmo, não garante que a Câmara possa continuar de futuro a ter este tipo de despesas, para a manutenção das bandeiras azuis.


Treinador Profissional de Cães ensina às crianças o respeito pelos animais.

André Matos, treinador profissional de cães, está na ilha Graciosa, não só para conhecer a ilha, mas também para dar a conhecer o seu livro “Aprende com a Maria Inês a tratares do teu cão” e ainda despertar as crianças e jovens da ilha para os cuidados que devemos ter com estes animais.
Ainda em criança, foi mordido por um cão que pertencia à sua família, facto que despertou o seu interesse, e o levou anos mais tarde, já na força aérea, a enveredar pelos cursos de treinador e tratador de cães, tendo prosseguido mesmo, para as vertentes de curso de busca e salvamento de pessoas soterradas, entre outros.
Hoje em dia, é treinador profissional de cães a tempo inteiro, e encontrou na escrita, a forma de transmitir todos os ensinamentos que adquiriu, nos anos de estudo e convivência com os cães.
“Aprende com a Maria Inês a tratares do teu cão”, é o seu segundo livro sobre esta temática que é apresentado junto das crianças da escola da ilha.
Uma obra de valor pedagógico e didáctico reconhecido, que será reeditada em outras línguas, noutros países da Europa.
As crianças ao serem mais sensíveis com os animais, serão também ao longo da sua vida, pessoas mais conscientes e preocupadas, não só com os outros, com os animais, mas também com o Mundo que nos rodeia.

Muita animação e actividades educativas marcaram Dia da Criança na praça.


As comemorações do Dia Mundial da Criança, no concelho de Santa Cruz da Graciosa, resultaram este ano, de um esforço conjunto entre a Câmara Municipal, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e a Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde.
Janey Gregório, presidente da Comissão de Protecção de Menores e Crianças em Risco de Santa Cruz da Graciosa fez um balanço muito positivo das actividades realizadas na Praça Fontes Pereira de Melo, pois crianças de todas as escolas da Graciosa puderam participar das diversas actividades.
Este ano o tema foi o Festival das Sopas, em que todos os restaurantes da Graciosa ofereceram uma sopa, assim como a turma do curso de cozinha da Escola Secundária.
Neste evento houve gelados oferecidos pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e também fruta e agua, contributo das juntas de freguesia.
A Equipa de Saúde Escolar, marcou presença com a realização de um rastreio, para a avaliação do estado de saúde geral das crianças presentes.
A presidente da Comissão de Protecção de Menores e Crianças em Risco de Santa Cruz da Graciosa afirma que a celebração desta data vai continuar a ser um grande evento anual da comissão.

Twitter Facebook Favorites More